Embora não seja um cachorro muito popular no Brasil, o Basset Hound tem diversas qualidades que procuramos em um melhor amigo de quatro patas. Muitas vezes confundido com um Dachshund, esse cãozinho de orelhas caídas é muito dócil, meigo e um grande companheiro para todas as horas. O cachorro Basset sabe exatamente como conquistar o coração de alguém. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa raça de cachorro? Reunimos as principais informações sobre a personalidade, porte físico, os cuidados com a saúde do Basset e tudo mais que você precisa saber antes de comprar ou adotar um cãozinho da raça.
Por trás da origem da raça de cachorro Basset
Assim como acontece com a maioria das raças de cachorro, é muito difícil definir a origem exata do Basset Hound, já que isso data de séculos atrás. Contudo, acredita-se que a raça tenha vindo da França e que esse também seria o motivo para o seu nome. “Basset” é uma palavra derivada do termo francês “bas”, que significa “baixo”. O Basset Hound é conhecido pelas perninhas curtas, o que confere a ele uma aparência mais baixa.
A raça Basset, do jeito que nós conhecemos hoje, nasceu a partir do cruzamento de várias outras raças, dentre elas o Bloodhound e o Cão de São Humberto. Logo no início, esses cães eram muito utilizados na caça de pequenos animais, como lebres e coelhos. Com o passar do tempo, essa foi uma tarefa que foi sendo deixada de lado, mas ainda hoje eles são cães que possuem um faro bastante aguçado.
Basset, Cofap e Mini: entenda a diferença entre esses cachorros
É fácil confundir os diferentes tipos de Basset, mas é importante ter em mente que nem todos realmente fazem parte desse grupo de cães. O Basset “Cofap” a que muitas pessoas se referem é, na verdade, o cachorro da raça Dachshund, que não é uma variação da raça Basset Hound. O cachorro salsicha também pode acabar levando o nome de Basset “Mini”, como se fosse uma versão menor do Basset Hound, mas é importante saber distinguir essas duas raças de cachorro. Por mais que a semelhança das longas orelhas caídas desses cãezinhos chame muito a atenção, o cachorro Basset e o Dachshund não são da mesma raça, tampouco tem a mesma origem comprovada (embora haja especulações). Por outro lado, os tipos de Basset que realmente existem, fora os Hound, são o Basset Artois e o Basset Artesiano Normando.
Conheça as principais características do Basset Hound, além de suas orelhas caídas
Mesmo que seja mais baixa que o normal por causa das patinhas curtas, a raça Basset Hound é considerada de porte médio. Isso acontece porque eles possuem o corpo bem alongado. Por isso, podem chegar a pesar entre 20 e 30 kg. Já sua altura, por outro lado, costuma variar entre 28 e 40 cm.
O cachorro Basset Hound também possui um traço muito característico que são as suas longas orelhas caídas e um olhar meio tristonho. Além disso, outro ponto que costuma chamar atenção são as ruguinhas que esse cão apresenta pelo seu corpo, o que exige mais atenção na hora da higiene.
Com um pelo curto e macio, o Basset Hound pode apresentar uma pelagem tricolor com as cores preto, branco e marrom; ou bicolor, com as cores caramelo e branco ou preto e branco. No entanto, também é comum ver outras misturas, como o fulvo e o cinza, mas que não são reconhecidas oficialmente como um padrão da raça.
Basset: cachorro tem personalidade dócil e de fácil convivência
Ter um Basset Hound em casa é sinônimo de amor e companheirismo! Essa é uma das raças mais fáceis de conviver, e não é à toa: o Basset se dá bem com absolutamente todo mundo - adultos, crianças, idosos e até mesmo com outros animais de estimação. Dóceis e extremamente amorosos, esses cães também tem um outro ponto positivo: são bastante silenciosos. Dificilmente você encontrará um cão Basset Hound latindo à toa ou com uma frequência muito grande. Geralmente os latidos só ocorrem em situações bastante específicas quando o animal quer alertar seu humano de alguma coisa “estranha”.
Mas por mais que esse lado quietinho deles seja visto como uma qualidade, às vezes isso também pode ser um problema. Como eles são tranquilos “até demais”, o Basset Hound pode ter dificuldade de expressar algum incômodo, como dores ou mesmo em uma situação de estresse com outros animais e crianças.
Outra característica do cão Basset Hound é que, embora eles sejam bem-humorados e bastante calmos, eles podem ser bem teimosos. Não quer dizer que eles vão destruir a casa nem nada do tipo, mas aprender alguns comandos (principalmente truques) pode ser um pouco mais difícil quando se trata dessa raça de cachorro. Por isso, recomenda-se que os tutores aproveitem a fase do Basset filhote para iniciar o adestramento e ensinar o básico sobre obediência. Assim, você evitará alguns problemas no futuro.
Veja algumas fotos de cachorro Basset para se apaixonar!









Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.
Principais cuidados no dia a dia do cachorro Basset
• Banhos e escovações:
O recomendado é que o cão Basset Hound tome banho a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês. Sempre que for dia de banho, inclusive, é bom ter uma atenção especial às dobrinhas do corpo do cachorro para evitar umidade e fungos na região. Já a escovação pode acontecer semanalmente, o que ajuda a evitar que os pelos do animal caiam demais pela casa.
• Unha, orelhas e dentes:
As orelhas do Basset precisam de uma atenção super especial e devem ser higienizadas pelo menos uma vez na semana. O formato da orelha mais alongada e caída favorece a umidade, o que pode ocasionar infecções sérias na região. A limpeza deve ser feita com um produto específico para pets e é importante sempre secar a área corretamente depois do cachorro se molhar, seja no banho ou em brincadeiras.
Além disso, a raça de cachorro Basset costuma babar bastante. Por isso, recomenda-se que o tutor sempre limpe a boca do animal com um pano seco ou lenço umedecido. A escovação dos dentes também deve ser frequente para evitar problemas bucais, como o tártaro. Por último, mas não menos importante, não esqueça de aparar as unhas do seu cãozinho sempre que perceber que elas estão grandes para evitar que o animal machuque a si mesmo e aos outros.
• Alimentação:
O Basset Hound é uma raça que tem maior predisposição a obesidade e, por isso, cuidar da alimentação do cachorro é fundamental para evitar esse tipo de problema e garantir uma boa qualidade de vida a ele. Por isso, o mais indicado é investir em uma ração que seja de acordo com o porte e a fase de vida do cachorro - esses são fatores muito importantes na hora de escolher a melhor ração para ele. Petiscos também são bem-vindos nos momentos de descontração, desde que sejam controlados e sem excessos para que o cachorro não fique acima do peso ideal.
• Exercícios físicos e brinquedos:
Diferente de outros cachorros, o Basset é mais calmo e pouco agitado, mas isso não quer dizer que eles não devam fazer exercícios físicos. Pelo contrário, a ideia é que o tutor reserve pelo menos meia hora do seu dia para levar o cãozinho para passear. Esse tipo de estímulo, aliás, é o que também pode contribuir para prevenir a obesidade canina. Além disso, outras formas de incentivar o cachorro a se exercitar é com brincadeiras diárias, como jogar a bolinha ou até mesmo com brinquedos que interativos para os cães. No entanto, tenha sempre muita atenção à coluna do seu amigo, já que ele não pode forçar muito a região nessas brincadeiras.
Basset Hound: o que você precisa saber sobre a saúde desse doguinho
Em relação à saúde da raça de cachorro Basset, o tutor deve ter bastante cuidado com a obesidade canina. O sobrepeso do animal pode desencadear vários outros problemas, principalmente na coluna e nos discos intervertebrais desses cachorros. Além disso, uma doença nos olhos dos cães que é bastante comum nessa raça é o glaucoma que, se não for tratado, pode acabar deixando o animal cego. Problemas na pele do cachorro, como as dermatites, também podem ocorrer devido às dobrinhas que esse animal tem pelo corpo, que favorece a proliferação de fungos. Por isso, o ideal é levar o cachorro Basset regularmente ao veterinário para fazer um check-up da sua saúde geral, além de garantir que o cãozinho está com o calendário de vacinações em dia e devidamente vermifugado.
Filhote de Basset também precisa de alguns cuidados
Todo filhote precisa de cuidados bem específicos nessa fase da vida. Antes de ter um Basset Hound filhote, certifique-se de estabelecer um cantinho para ele dormir - existem várias opções de cama para cachorro, como tocas, iglus e almofadões. Além disso, lembre-se que a alimentação do filhote de cachorro tem valores nutricionais diferentes da ração para adultos, hein? Isso influencia bastante na hora de cuidar de um filhotinho. Outro ponto muito importante são as brincadeiras: invista em brinquedos, como mordedores para cachorro, que vão ajudar seu amigão a se distrair nas horas vagas e, de quebra, podem até estimular seu lado cognitivo nessa fase inicial.
Basset Hound: preço do filhote pode chegar a 5 mil reais
Ficou com vontade de ter um Basset Hound para chamar de seu, né? É importante que esse processo seja feito com muito cuidado: pesquise bastante e certifique-se de que o canil escolhido possui boas referências e, principalmente, não maltrata os animais. Sobre o Basset Hound, preço pode variar entre R$ 2000 e R$ 5000 reais; tudo vai depender da linhagem do cãozinho que você escolheu. Cachorros que são descendentes de campeões e competidores tendem a ser mais caros.
Redação: Juliana Melo
