Embora não seja um dos cachorros mais populares no Brasil, o Basset Hound tem diversas qualidades que procuramos em um melhor amigo de quatro patas. Muitas vezes confundido com um Dachshund, esse cãozinho de orelhas caídas é muito dócil, meigo e um grande companheiro para todas as horas. O cachorro Basset sabe exatamente como conquistar o coração de alguém.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa raça de cachorro? Reunimos as principais informações sobre a personalidade, porte físico, os cuidados com a saúde do Basset e tudo mais que você precisa saber antes de comprar ou adotar um cãozinho da raça. 

Raio-X do cachorro Basset Hound

  • Origem: França
  • Grupo: Sabujos Farejadores e Raças Assemelhadas
  • Pelagem: macia, curta e fechada
  • Cores: preto, branco e marrom (tricolor) ou limão e branco (bicolor)
  • Personalidade: dócil, afetuoso, sociável, gentil e brincalhão
  • Altura: 28 a 38 cm
  • Peso: 20 a 34 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Por trás da origem da raça de cachorro Basset

Assim como acontece com a maioria das raças de cachorro, é muito difícil definir a origem exata do Basset Hound, já que isso data de séculos atrás. Contudo, acredita-se que a raça tenha vindo da França e que esse também seria o motivo para o seu nome. “Basset” é uma palavra derivada do termo francês “bas”, que significa “baixo”. O Basset Hound é conhecido pelas perninhas curtas, o que confere a ele uma aparência mais baixa.

A raça Basset, do jeito que nós conhecemos hoje, nasceu a partir do cruzamento de várias outras raças, dentre elas o Bloodhound e o Cão de São Humberto. Logo no início, esses cães eram muito utilizados na caça de pequenos animais, como lebres e coelhos. Com o passar do tempo, essa foi uma tarefa que foi sendo deixada de lado, mas ainda hoje eles são cães que possuem um faro bastante aguçado. Ou seja, ele é um ótimo cachorro farejador!

Conheça as principais características do Basset Hound, além das orelhas caídas

Mesmo que seja mais baixa que o normal por causa das patinhas curtas, a raça Basset Hound é considerada de porte médio. Isso acontece porque eles possuem o corpo bem alongado. Por isso,  podem chegar a pesar entre 20 e 34 kg. Já a altura, por outro lado, costuma variar entre 28 e 38 cm.

O cachorro Basset Hound também possui um traço muito característico que são as suas longas orelhas caídas e um olhar meio tristonho. Além disso, outro ponto que costuma chamar atenção são as ruguinhas que esse cão apresenta pelo seu corpo, o que exige mais atenção na hora da higiene.

Com um pelo curto e macio, o Basset pode apresentar uma pelagem tricolor — Basset Hound preto, branco e marrom — ou bicolor, com as cores limão e branco. No entanto, também é comum ver outras misturas, como o fulvo e o cinza, mas que não são reconhecidas oficialmente como um padrão da raça.

Quais são os tipos de Basset?

Algumas pessoas pensam que existem diferentes tipos de Basset, mas não é verdade. O Basset “Cofap” a que muitas pessoas se referem é, na verdade, o cachorro da raça Dachshund. Ele também pode acabar levando o nome de Basset “Mini”, como se fosse uma versão menor do Basset Hound, mas é importante saber distinguir essas duas raças de cachorro salsicha.

Por mais que a semelhança das longas orelhas caídas desses cãezinhos chame muito a atenção, o cachorro Basset e o Dachshund não são da mesma raça, tampouco tem a mesma origem comprovada (embora haja especulações). Por outro lado, os tipos de Basset que realmente existem, fora os Hound, são o Basset Artois e o Basset Artesiano Normando.

Veja algumas fotos de cachorro Basset para se apaixonar!

Basset Hound com céu azul de fundo Basset Hound branco e marrom sentado na grama Basset Hound perto de flores rosas Basset Hound em parque sentado em cima de folhas secas Dois Basset Hound correndo ao ar livre Basset Hound sentado do lado de fora de casa Cachorro Basset Hound deitado na grama Basset Hound branco e limão com a língua de fora Basset Hound passeando no parque com a língua de fora Dois Basset Hound juntos

 

Basset: cachorro tem personalidade dócil e de fácil convivência

  • Convivência

Ter um Basset Hound em casa é sinônimo de amor e companheirismo! Essa é uma das raças mais fáceis de conviver, e não é à toa: o Basset se dá bem com absolutamente todo mundo — adultos, crianças, idosos e até mesmo com outros animais de estimação.

Dóceis e extremamente amorosos, esses cães também têm um outro ponto positivo: são bastante silenciosos. Dificilmente você encontrará um cão Basset Hound latindo à toa ou com uma frequência muito grande. Geralmente os latidos de cachorro só ocorrem em situações bastante específicas, como quando o animal quer alertar seu humano de alguma “ameaça”.

Mas por mais que esse lado quietinho deles seja visto como uma qualidade, às vezes isso também pode ser um problema. Como eles são tranquilos “até demais”, o Basset Hound pode ter dificuldade de expressar algum incômodo, como dores ou estresse com outros animais e crianças.

O cão Basset é mais calmo e pouco agitado, mas isso não quer dizer que eles não devam fazer exercícios físicos. Pelo contrário, a ideia é que o tutor reserve pelo menos meia hora do seu dia para passear com o cachorro. Outras formas de incentivá-lo a se exercitar é com brincadeiras diárias, como jogar a bolinha ou até mesmo com brinquedos que interativos.

  • Socialização

O Basset Hound é um cachorro com orelha grande muito amável com todos. Isso inclui crianças, estranhos e até outros bichinhos. Ele faz amizade com facilidade e tem uma personalidade naturalmente sociável. No entanto, não exclui o fato de que ele é um cachorro. Então, assim como qualquer outro cão, ele precisa passar por um processo de socialização adequado desde cedo.

O ideal é fazer isso com a raça de cachorro Basset filhote, logo depois de tomar todas as vacinas e vermífugos necessários para protegê-lo de problemas. Essa simples atitude já faz com que o cãozinho esteja mais familiarizado com novas pessoas.

  • Adestramento

Uma característica do cão Basset Hound é que, embora ele seja bem-humorado e bastante calmo, ele pode ser bem teimoso também. Não quer dizer que eles vão destruir a casa nem nada do tipo, mas aprender alguns comandos (principalmente truques) pode ser um pouco mais difícil quando se trata da raça Basset.

Cachorro precisa dos estímulos certos. Por isso, recomenda-se que os tutores aproveitem a fase do Basset filhote para iniciar o adestramento e ensinar o básico sobre obediência. Assim, você evitará alguns problemas no futuro. 

4 curiosidades sobre o cachorro raça Basset Hound

  1. Os cachorros Basset têm narinas com cerca de 20 milhões de células receptoras de cheiros. Por isso eles são tão bons farejando!
  2. Por ser um exímio farejador, a raça é conhecida como o cachorro de Sherlock Holmes.
  3. Nas telinhas, o Basset Hound é conhecido por interpretar o personagem Droopy, do desenho "Tom e Jerry".
  4. Já em filmes de cachorro, o cão Basset aparece na animação "Pets", com o personagem Pops.

Basset Hound filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Antes de ter um Basset Hound filhote, certifique-se de estabelecer um cantinho para ele dormir - existem várias opções de cama para cachorro, como tocas, iglus e almofadões. Uma dica, inclusive, é montar o enxoval de cachorro alguns dias antes de levar filhotes de Basset para casa.

Quando filhote, Basset Hound também precisa de uma alimentação apropriada para essa fase da vida. Outro ponto muito importante são as brincadeiras: invista em brinquedos, como mordedores para cachorro, que vão ajudar seu amigão a se distrair nas horas vagas e, de quebra, podem até estimular seu lado cognitivo nessa fase inicial.

Esse também é um momento ideal para dar início ao adestramento e socialização do cachorro Basset filhote. O cãozinho, porém, só poderá começar os passeios depois que já tiver recebido todas as vacinas para cachorro obrigatórias, além do vermífugo.

Filhote de Basset Hound com flor amarela na boca Basset Hound filhote em cima de manta florida Basset Hound filhote deitado em uam caminha laranja Basset Hound filhote dormindo em uma caminha estrelada Filhote de Basset Hound deitado no tapete

Principais cuidados no dia a dia do cachorro Basset

  • Banho: o cão Basset Hound deve tomar banho a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês. Nessas horas, é bom ter uma atenção especial às dobrinhas do corpo do cachorro para evitar umidade e fungos na região.
  • Escovação: a escovação dos pelos pode acontecer semanalmente, o que ajuda a evitar que os fios do animal caiam demais pela casa. 
  • Unhasnão esqueça de aparar as unhas do seu cãozinho sempre que perceber que elas estão grandes para evitar que o animal machuque a si mesmo e aos outros.
  • Dentes: a escovação dos dentes deve ser frequente - de duas a três vezes na semana - para evitar problemas bucais, como o tártaro em cachorro.
  • Babas: a raça de cachorro Basset costuma babar bastante. Por isso, recomenda-se que o tutor sempre limpe a boca do animal com um pano seco ou lenço umedecido.
  • Orelhas: as orelhas do Basset precisam de uma atenção super especial e devem ser higienizadas pelo menos uma vez na semana. O formato da orelha mais alongada e caída favorece a umidade, o que pode ocasionar infecções sérias na região.

Basset Hound: o que você precisa saber sobre a saúde desse doguinho

Em relação à saúde da raça de cachorro Basset, o tutor deve ter bastante cuidado com a obesidade canina.  O sobrepeso do animal pode desencadear vários outros problemas, principalmente na coluna e nos discos intervertebrais dos cachorros Basset.

Além disso, uma doença ocular que é bastante comum nessa raça é o glaucoma em cachorro que, se não for tratado, pode acabar deixando o animal cego. Problemas na pele do cachorro, como as dermatites, também podem ocorrer devido às dobrinhas que esse animal tem pelo corpo, o que favorece a proliferação de fungos.

Por isso, o ideal é levar o cachorro Basset regularmente ao veterinário para fazer um check-up da sua saúde geral. Também é necessário garantir que o cãozinho está com o calendário de vacinações em dia, devidamente vermifugado e livre de parasitas.

Basset Hound: preço do filhote pode chegar a 5 mil reais

Ficou com vontade de ter um Basset Hound para chamar de seu? É importante que esse processo seja feito com muito cuidado: pesquise bastante e certifique-se de que o canil de cachorro escolhido possui boas referências e, principalmente, não maltrata os animais.

Para adquirir um Basset Hound, o preço pode variar entre R$ 1.500 e R$ 5.000. O valor vai depender da linhagem do cãozinho que você escolheu e das características físicas dele. Cachorros que são descendentes de campeões e competidores tendem a ser mais caros. Além disso, sexo e idade também influenciam no valor final do pet. No caso de um Basset Hound filhote, preço é maior do que de um adulto.

Perguntas e respostas sobre o Basset Hound

 

Qual o valor de um filhote de Basset Hound?

Em questão de preço, o Basset Hound pode custar de R$ 1.500 a R$ 5.000 nos principais canis brasileiros. Os valores vão depender do canil escolhido e das características físicas e genéticas do pet. Geralmente, fêmeas custam mais caro do que os machos.

Qual é o significado de Basset? 

"Basset" vem da palavra francesa "bas", que significa "baixo". É a melhor definição pros cachorros Basset, já que eles têm perninhas curtas e são mais baixinhos. 

O que o cachorro Basset pode comer?

O Basset Hound é uma raça que tem maior predisposição à obesidade canina e, por isso, cuidar da alimentação do cachorro é fundamental para evitar esse tipo de problema e garantir uma boa qualidade de vida a ele. O mais indicado é investir em uma ração que seja de acordo com o porte e a fase de vida do pet.

Publicado originalmente em: 17/07/2020

Atualizado em: 05/03/2024