Cuidados

Barriguinha, orelhas, pescoço? Descubra os lugares que seu cachorro mais ama receber carinho!

O carinho em cachorro traz benefícios para ele e para você!
O carinho em cachorro traz benefícios para ele e para você!

Mesmo que existam raças extremamente carinhosas, como o Golden Retriever, e outras que já não curtem tanto ficar agarradas ao dono o tempo todo (Lhasa Apso, é de você mesmo que nós estamos falando!), uma coisa é certa: cachorro gosta de carinho, o que muda é a intensidade. Partindo desse princípio, fica o questionamento: você sabe qual é a melhor forma de fazer carinho no seu cachorro e o quanto isso é importante não apenas para ele, como para você também? Dá uma olhada aqui embaixo e descubra como fazer o seu amigo ainda mais feliz de uma forma super simples! 

O carinho de cachorro (e em cachorro) tem benefícios para os dois

A convivência com um pet de estimação (e isso também vale para os gatinhos) é uma das opções de terapia alternativa que mais fazem sucesso em pessoas que têm problemas psicológicos, como ansiedade e depressão. A companhia e a responsabilidade de cuidar de um bichinho dão motivação, energia e podem ajudar até nos dias mais difíceis. Os cachorros, que são animais emocionais e gostam de contato físico — tanto que ficam super felizes sempre que você chega —, também ficam felizes e satisfeitos quando são bem cuidados. Nos dois casos, o carinho tem um papel importantíssimo. 

Além de aumentar o vínculo que entre você e o seu pet, sessões de carinho, brincadeira ou, até mesmo, só ter o cachorro do seu lado por um determinado período de tempo são práticas que diminuem o estresse, ajudam a regularizar a pressão arterial e são um ótimo calmante. E os efeitos são válidos para você e para ele. Ou seja: todo mundo sai ganhando! Tomando cuidado para não fazer carinho nos momentos em que o animal pode interpretar o afago como recompensa por algo errado que ele fez, não há limites para estimular o amor de cachorro por aí!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Aqui, o filhote está deitado de barriga para cima, ou seja: está na posição internacional do carinho em cachorro
    Aqui, o filhote está deitado de barriga para cima, ou seja: está na posição internacional do carinho em cachorro

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Já que cachorro gosta de carinho, descubra quais são os melhores lugares para isso

    Assim como acontece com os humanos, cada cachorro tem uma personalidade e com o tempo e convivência você acaba descobrindo do que o seu gosta especificamente. Ainda assim, existem alguns lugares que são certeiros, em que quase todos gostam de receber um carinho. A orelha de cachorro é um clássico, mas você também vai ter sucesso se tentar na barriga, no peito, nas axilas (bem onde as patinhas começam) e nas almofadinhas das patas. Sim, a pata de cachorro é onde o animal concentra toda a tensão e o esforço das caminhadas, corridas e brincadeiras e, por isso, de vez em quando precisam de uma atenção especial. Uma massagem em cachorro acaba caindo bem por ali! 

    Como se aproximar de um cachorro desconhecido para fazer carinho

    Se você é daqueles que não conseguem resistir e gosta de fazer carinho até em cachorros que não são o seu, é bom tomar cuidado na hora de se aproximar. Primeiro, converse com o dono para saber se o animal é dócil, se dá bem com estranhos e se você pode tentar um contato. Depois disso, o ideal é que você se abaixe para ficar na altura do animal, mas mantenha uma distância, deixando que ele se aproxime se quiser. Assim você evita a sensação de intimidação que o cachorro pode ter quando você olhar para ele de cima. Antes do primeiro contato físico, ofereça o dorso da mão para o animal cheirar: nunca mostre a palma (principalmente na direção da cabeça dele) para que ele não se sinta ameaçado e tente te atacar. Depois de um momento, o carinho pode acontecer normalmente. Você só vai precisar se preparar para a investigação completa que o seu cachorro vai fazer com o focinho quando você chegar em casa!

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Próxima matéria

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    xixi

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Ver Todas >

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?
    Comportamento animal

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?

    É bem provável que você já tenha visto um cachorro na janela do carro curtindo o ventinho no rosto ou até tenha presenciado o seu doguinho fazer isso. Essa é uma situação super comum, principalmente quando os donos decidem viajar com cachorro de carro ou nas idas para o veterinário. Mas já parou para se perguntar por que esses bichinhos gostam tanto de ficar com a cabeça na janela? Será que é só por uma questão de aventura, ou existe explicação por trás do comportamento?

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?
    Comportamento animal

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?

    Quem nunca viu um cachorro correndo atrás de uma bola? A  bolinha para cachorro  é clássica e um dos brinquedos preferidos desses animais. Qualquer cãozinho quando vê uma bola se diverte bastante, principalmente aqueles mais energéticos e ativos. Porém, engana-se quem pensa que toda bolinha é igual, porque há uma infinidade de modelos que podem ser comprados. Não existe um melhor que o outro, mas sim o que é mais adequado para cada tipo de cachorro, levando em conta a idade, tamanho e nível de energia.

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)
    Comportamento animal

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)

    O adestramento de cachorro é super conhecido por aí, mas algumas pessoas não sabem que os gatos domésticos também pode ser treinados. Adestrar gato também promove muitos benefícios à rotina do pet, além de aproximá-lo do tutor e mudar comportamentos inadequados. No entanto, o processo de adestramento do gato é bem diferente do que já estamos acostumados com os cães. 

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil
    Comportamento animal

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil

    Um dos grandes desafios que vários tutores enfrentam é não saber como socializar gatos corretamente, o que pode desencadear problemas de convivência, como ciúmes e brigas. Normalmente, o período mais indicado para fazer a socialização é quando o gato ainda é um filhotinho, porque ele ainda está se adaptando ao mundo e fica mais fácil de apresentá-lo a novas experiências. 

    Ver Todas >