Mesmo que existam raças extremamente carinhosas, como o Golden Retriever, e outras que já não curtem tanto ficar agarradas ao dono o tempo todo (Lhasa Apso, é de você mesmo que nós estamos falando!), uma coisa é certa: cachorro gosta de carinho, o que muda é a intensidade. Partindo desse princípio, fica o questionamento: você sabe qual é a melhor forma de fazer carinho no seu cachorro e o quanto isso é importante não apenas para ele, como para você também? Dá uma olhada aqui embaixo e descubra como fazer o seu amigo ainda mais feliz de uma forma super simples! 

O carinho de cachorro (e em cachorro) tem benefícios para os dois

A convivência com um pet de estimação (e isso também vale para os gatinhos) é uma das opções de terapia alternativa que mais fazem sucesso em pessoas que têm problemas psicológicos, como ansiedade e depressão. A companhia e a responsabilidade de cuidar de um bichinho dão motivação, energia e podem ajudar até nos dias mais difíceis. Os cachorros, que são animais emocionais e gostam de contato físico — tanto que ficam super felizes sempre que você chega —, também ficam felizes e satisfeitos quando são bem cuidados. Nos dois casos, o carinho tem um papel importantíssimo. 

Além de aumentar o vínculo que entre você e o seu pet, sessões de carinho, brincadeira ou, até mesmo, só ter o cachorro do seu lado por um determinado período de tempo são práticas que diminuem o estresse, ajudam a regularizar a pressão arterial e são um ótimo calmante. E os efeitos são válidos para você e para ele. Ou seja: todo mundo sai ganhando! Tomando cuidado para não fazer carinho nos momentos em que o animal pode interpretar o afago como recompensa por algo errado que ele fez, não há limites para estimular o amor de cachorro por aí!


Aqui, o filhote está deitado de barriga para cima, ou seja: está na posição internacional do carinho em cachorro
Aqui, o filhote está deitado de barriga para cima, ou seja: está na posição internacional do carinho em cachorro

Já que cachorro gosta de carinho, descubra quais são os melhores lugares para isso

Assim como acontece com os humanos, cada cachorro tem uma personalidade e com o tempo e convivência você acaba descobrindo do que o seu gosta especificamente. Ainda assim, existem alguns lugares que são certeiros, em que quase todos gostam de receber um carinho. A orelha de cachorro é um clássico, mas você também vai ter sucesso se tentar na barriga, no peito, nas axilas (bem onde as patinhas começam) e nas almofadinhas das patas. Sim, a pata de cachorro é onde o animal concentra toda a tensão e o esforço das caminhadas, corridas e brincadeiras e, por isso, de vez em quando precisam de uma atenção especial. Uma massagem em cachorro acaba caindo bem por ali! 

Como se aproximar de um cachorro desconhecido para fazer carinho

Se você é daqueles que não conseguem resistir e gosta de fazer carinho até em cachorros que não são o seu, é bom tomar cuidado na hora de se aproximar. Primeiro, converse com o dono para saber se o animal é dócil, se dá bem com estranhos e se você pode tentar um contato. Depois disso, o ideal é que você se abaixe para ficar na altura do animal, mas mantenha uma distância, deixando que ele se aproxime se quiser. Assim você evita a sensação de intimidação que o cachorro pode ter quando você olhar para ele de cima. Antes do primeiro contato físico, ofereça o dorso da mão para o animal cheirar: nunca mostre a palma (principalmente na direção da cabeça dele) para que ele não se sinta ameaçado e tente te atacar. Depois de um momento, o carinho pode acontecer normalmente. Você só vai precisar se preparar para a investigação completa que o seu cachorro vai fazer com o focinho quando você chegar em casa!

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.