Você já deve ter ouvido a barriga do cachorro fazendo barulho e, provavelmente, ficou se perguntando o que isso poderia significar. Essa situação pode deixar os tutores de cães curiosos e até mesmo apreensivos, com medo de ser sinal de alguma doença. Realmente, o barulho na barriga do cachorro pode significar que há algo de errado na saúde do animal, principalmente quando vem acompanhado de outros sintomas. Porém, o cachorro com a barriga fazendo barulho também pode ser algo normal no processo de digestão. Por isso, é importante entender quais são os possíveis motivos que podem levar à barriga de cachorro fazendo barulho e quando é preciso se preocupar com essa situação.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O barulho na barriga do cachorro é normal durante a digestão

O barulho na barriga do cachorro também pode ser chamado de borborigmo. Os borborigmos acontecem em virtude da movimentação dos gases pelo sistema digestivo. O som do borborigmo é normal em alguns processos que fazem parte da digestão. O peristaltismo, por exemplo, é responsável pela contração dos órgãos que empurram o bolo alimentar. Durante essa movimentação, é comum ouvir sons na barriga. Cachorro fazendo barulho na região estomacal também pode ser uma consequência da fermentação dos alimentos durante a digestão. Enquanto ocorre esse processo, é possível escutar sons estranhos na barriga do cachorro. São situações naturais do funcionamento do corpo.

Barriga do cachorro fazendo barulho pode significar maus hábitos de alimentação

Em alguns casos, porém, o barulho na barriga do cachorro pode significar algum problema relacionado a maus hábitos na alimentação. Uma das principais causas é quando o cachorro come rápido demais. Ao fazer isso, ele não mastiga corretamente e acaba ingerindo muito ar. Dentro do corpo do animal, esse ar fica junto do bolo alimentar e precisa encontrar um jeito de sair, causando flatulências e a barriga de cachorro fazendo barulho. Além disso, assim como nós roncamos quando estamos com fome, o mesmo acontece com os cães. Quando o animal está com a barriga vazia, o movimento de peristalse acontece, mas sem o bolo alimentar. Isso deixa o ruído dos movimentos mais perceptíveis. 

cão com barriga de cachorro para cima

Diarreia, vômito, dor na barriga: cachorro fazendo barulho pode significar problemas de saúde que precisam de atenção

 

É comum ouvir a barriga de cachorro fazendo barulho em casos isolados, mas se isso estiver acontecendo frequentemente e houver outros sintomas, pode significar algo de errado na saúde do cão. O cachorro com diarreia e fazendo barulho na barriga, por exemplo, pode ser sinal de alergia ou de ingestão de algum alimento estranho que o cão tenta expelir pelas fezes. Além disso, o cachorro com diarreia e fazendo barulho pode significar também uma má absorção dos nutrientes ou até mesmo alguma doença gastrointestinal e inflamações no sistema digestivo. Existem também casos em que pode-se perceber a barriga do cachorro fazendo barulho associada a vômitosfalta de apetite, dor abdominal, letargia e dermatite. Os principais problemas de saúde que podem causar a barriga do cachorro fazendo barulho são:

  • Alergia alimentar 

  • Doenças gastrointestinais 

É preciso primeiro descobrir o motivo do cachorro com a barriga fazendo barulho para tratar corretamente

Existem muitas possíveis causas para a barriga de cachorro fazendo barulho e geralmente não significam nenhum problema grave. Porém, se você perceber outros sintomas e estiver acontecendo frequentemente, a primeira coisa a se fazer é levar o cãozinho ao veterinário. Somente ele poderá diagnosticar e prescrever o tratamento ideal. O veterinário pode receitar alguns remédios específicos que ajudam a acabar com a causa do problema. Além disso, preste atenção na forma que seu animal está se alimentando. É importante botar em prática uma rotina de alimentação em que seu cão não fique com fome, mas que também não coma tudo de uma vez. O ideal é dar comida apenas no horário certo e na quantidade ideal. Outra maneira de tratar e prevenir o barulho na barriga do cachorro é ajudar seu cão cãozinho a liberar os gases. Passear, brincar e fazer outras atividades para se movimentar é uma forma de fazer isso, além de contribuir bastante para a saúde e bem-estar do cachorro. 

Redação: Maria Luísa Pimenta