Será que gato pode tomar banho? Como dar banho em gato é um assunto que gera dúvidas e polêmicas entre os donos do animal, é importante esclarecer alguns fatos. Primeiro, como muitos sabem, os felinos não gostam de tomar banho e são plenamente capazes de cuidar da própria higiene. Porém, em algumas situações, o famoso “banho de gato” pode, sim, ser necessário. É o que se deve fazer em casos de sujeira mais pesada, como graxa ou tinta, por exemplo. 

Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como dar banho em gato que não gosta de água não é moleza — e é o caso da maioria dos bichanos —, existem algumas técnicas a serem seguidas para não ter problemas nessas horas. Para te ajudar nessa aventura, montamos uma lista com as 7 dicas de como dar banho em gatos da forma correta.

Dar banho em gato é realmente necessário?

O gato toma banho por conta própria. Ele se lambe e mantém a limpeza dos pelos dessa forma, já que a sua língua tem filamentos capazes de retirar impurezas e sujeiras que ficam na pelagem. Esse hábito felino também ajuda a evitar a presença de carrapatos. Por isso, o banho em gato não é recomendado no dia a dia, da mesma forma que acontece com os cães.

Contudo, existem, sim, situações em que uma limpeza com água e sabão é necessária. Isso acontece, principalmente, quando o bichano se suja muito, ou sofre com problemas de pele. Mas lembre-se: para cuidar da higiene do felino, não pode dar banho em gato com shampoo de gente. Na verdade, os produtos utilizados precisam ser exclusivos para pets e, preferencialmente, indicados pelo veterinário.

Além disso, é importante saber com quanto tempo pode dar banho em gato e ter uma noção de como dar banho em gato em casa sem deixar o animal estressado com a situação. Para isso, siga as dicas abaixo!

1. Como dar banho em gato filhote?

Os felinos têm o hábito de se autolimpar desde os primeiros meses de vida Por esse motivo, os banhos são dispensáveis. Mas, como qualquer filhote, os gatinhos costumam ser bastante arteiros e podem acabar se sujando com coisas mais difíceis de limpar. Se a sujeira for mínima, uma toalha úmida é o suficiente! Se a situação for mais crítica, dê banho em uma banheira de bebê, use água morna e um shampoo específico para o animal.

E tosa e secagem? São necessários? Gatos não precisam ser tosados em condições normais, principalmente filhotes de gato que ainda têm os pelos baixos. Quanto à secagem, o vento e o barulho intensos dos secadores de cabelo podem ser muito assustadores para os pequeninos. Por isso, prefira dar banho em dias mais quentes, para que eles possam secar ao sol.

2. É bom saber com quantos meses pode dar banho em gato

Será que pode dar banho em gato filhote de 2 meses ou menos? Para não correr nenhum risco, o primeiro banho do gato só pode ser dado quando o quadro de vacinas estiver completo, contando com a aplicação da vacina antirrábica, que é a última. Então a partir de quantos meses pode dar banho em gato? Geralmente, isso acontece por volta dos 4 meses de idade, que é quando todas as vacinas obrigatórias tiverem sido aplicadas.

filhote de gato tomando banho

3. Siga um passo a passo de como dar banho em gato adulto

 

Mesmo sabendo com quantos meses pode dar banho em gato, o maior desafio, na verdade, é saber dar banho em gatos adultos. Caso o seu pet já esteja acostumado com banho desde filhote, essa missão pode ser mais tranquila mas se seu felino não é muito chegado em água, existem algumas dicas que podem ajudar!

  • Alguns dias antes, apare as unhas do gato para diminuir as chances de ser arranhado. Se ele gostar de ser escovado, aproveite o momento para distraí-lo enquanto corta as unhas e, de quebra, tirar o excesso de pelos;

  • Aproveite um momento que o gato esteja mais cansado ou brinque um pouco antes para que ele fique mais amigável. Pode incluir brinquedos na banheira vazia e ir enchendo de água aos poucos para que ele associe a banheira e a água a coisas boas;

  • Use uma banheira e não dê banho no chuveiro ou na pia;

  • Prepare o ambiente e feche as portas para ficar mais fácil de pegá-lo novamente caso ele fuja da banheira; 

  • Se vista apropriadamente com luvas, mangas compridas e roupas velhas que possam ser acidentalmente rasgadas; 

  • Se possível, peça ajuda a alguém. Enquanto uma pessoa segura e controla o animal, a outra o lava; 

  • Comece o banho a partir do pescoço e siga em direção ao crescimento dos pelos. Tome cuidado com os olhos, ouvidos, boca e nariz. Coloque tampões de algodão nos ouvidos para evitar que caia água e cause desconforto (além de evitar otites). O rosto pode ser limpo com uma pano úmido;

  • Use uma toalha macia e seca para enxugar o gato. Gatos com pelos curtos podem ser secos apenas com toalhas, já os gatos com pelos longos precisam de cuidados para evitar que os fios embolem.  Escove o bichano durante a secagem e, se ele for tranquilo, pode usar o secador de cabelo.

  • Recompense o gatinho no final. O petisco para gatos pode ser um ótimo aliado, fazendo com que o bichano associe o banho a algo positivo.

4. No banho de gatos, a escolha do shampoo é muito importante

Muita gente se pergunta se pode dar banho em gato com shampoo de cachorro ou até mesmo se pode dar banho em gatos com shampoo de gente. A resposta é não nos dois casos. Existem shampoos específicos para banhos em gatos, mas é importante perguntar ao veterinário se ele é adequado para o seu animal. Animais com alergias de pele ou outras condições podem precisar de produtos diferenciados. Também é bom evitar os produtos com aromas muito fortes, que podem incomodar o olfato apurado do seu pet.

Além do shampoo de gato, outro produto que causa dúvidas é o sabonete. Será que pode dar banho em gato com sabonete de glicerina, por exemplo? A boa notícia é que sim, existem sabonetes de glicerina que são apropriados para os banhos de felinos, mas não são todos. É importante pesquisar muito bem e conversar com o veterinário antes!

5. Quantas vezes o gato tem que tomar banho?

Como gatos se limpam sozinhos, os banhos não precisam ser frequentes. A indicação pode variar entre quatro e seis meses, ainda mais se o seu gatinho não se suja muito. Banhos excessivos, ou com intervalos muito inferiores ao indicado pelo veterinário, podem fazer mal para a derme do animal, retirando a oleosidade natural e provocando problemas. Por isso, nada de exceder o limite, mesmo que você saiba como dar banho em gato!

6. Precisa secar o gato com secador após o banho?

Como falamos, o secador de cabelo após o banho pode ser usado em gatos com os pelos longos. O que deve ser observado é se o gato tem resistência ao barulho e ao vento do aparelho. Caso o animal demonstre pânico, respeite e vá de pouquinho em pouquinho. Outra opção é esperar o pet se acalmar e tentar novamente depois de algum tempo. Não se esqueça de escovar os pelos do gato conforme for secando para evitar os nós.

7. Para saber como dar banho em gato, preste atenção na temperatura da água

Para que o banho não seja prejudicial ao seu pet, é importante prestar atenção na temperatura da água. Os extremos - quente demais ou frio demais - podem ser prejudiciais. A água muito quente, por exemplo, pode causar dermatites em gatos. Já a água muito fria, pode ser bastante incômoda e até causar resfriados. Por isso, mantenha a água morna, como se fosse para bebês.

8. É necessário ter atenção com o ambiente quando o gato toma banho

É comum ver um gato estressado e até arisco na hora de tomar banho. Por causa do desespero, ele corre risco de se machucar — e até te machucar — ao fugir. Por isso, mantenha objetos de vidro e/ou cortantes guardados e a tampa do vaso sanitário fechada, já que, na tentativa de fuga, eles podem acabar caindo lá dentro.

9. Banho a seco em gatos é uma outra possibilidade

O banho a seco para gatos funciona e é uma ótima alternativa para animais que ficam muito estressados ao entrar em contato com a água. Mas como dar banho a seco em gato? É muito simples: basta escolher um momento em que o pet esteja tranquilo para espalhar o produto por todo o corpo dele com massagens circulares. Em seguida, é só retirar tudo com o auxílio de uma escova ou toalha.

Publicado originalmente em: 01/09/2019

Atualizado em: 26/09/2023