Dar banho em gato é um assunto que gera dúvidas e até polêmicas entre os donos do animal. Como muitos sabem, os felinos não gostam de tomar banho mas, em algumas situações, o famoso “banho de gato” pode ser necessário. O próprio gatinho é responsável por sua higiene, já que a sua língua tem filamentos capazes de retirar impurezas e sujeiras que ficam na pelagem. Esse hábito felino também ajuda a evitar a presença de carrapatos. Porém, o que fazer em casos de sujeira mais pesada como graxa ou tinta, por exemplo? Aí não tem jeito mesmo e o dono terá que apelar por um banho completo para garantir a limpeza do pet! Para te ajudar nessa aventura, montamos uma lista com as 7 dicas para dar banho no seu gato da forma correta.
1. Como dar banho em gato filhote?
Os felinos têm o hábito de se autolimpar desde os primeiros meses de vida Por esse motivo, os banhos são dispensáveis. Mas, como qualquer filhote, os gatinhos costumam ser bastante arteiros e podem acabar se sujando com coisas mais difíceis de limpar. Se a sujeira for mínima, uma toalha úmida é o suficiente! Caso a situação for mais crítica, dê banho em uma banheira de bebê, use água morna e um shampoo específico para o animal. E tosa e secagem? São necessários? Gatos não precisam ser tosados em condições normais, principalmente filhotes que ainda têm os pelos baixos. Quanto à secagem, o vento e o barulho intensos dos secadores de cabelo podem ser muito assustadores para os pequeninos. Por isso, prefira dar banho em dias mais quentes, para que eles possam secar ao sol.
2. Com quantos meses pode dar banho em gato?
O primeiro banho do gato pode ser dado quando o quadro de vacinas estiver completo, contando a antirrábica, que é a última. Isso acontece por volta dos 4 meses de idade.

Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.
3. Como dar banho em gato adulto?
Dar banho em gatos adultos pode ser uma aventura e tanto! Caso o seu pet já seja acostumado com banho desde filhote, essa missão pode ser mais tranquila mas se seu felino não é muito chegado em água, existem algumas dicas que podem ajudar!
-
Alguns dias antes, apare as unhas do gato para diminuir as chances de ser arranhado. Se ele gostar de ser escovado, aproveite o momento para distraí-lo enquanto corta as unhas e, de quebra, tirar o excesso de pelos;
-
Aproveite um momento que o gato esteja mais cansado ou brinque um pouco antes para que ele fique mais amigável. Pode incluir brinquedos na banheira vazia e ir enchendo de água aos poucos para que ele associe a banheira e a água a coisas boas;
-
Use uma banheira e não dê banho no chuveiro ou na pia;
-
Prepare o ambiente e feche as portas para ficar mais fácil de pegá-lo novamente caso ele fuja da banheira;
-
Se vista apropriadamente com luvas, mangas compridas e roupas velhas que possam ser acidentalmente rasgadas;
-
Se possível, peça ajuda a alguém. Enquanto uma pessoa segura e controla o animal, a outra o lava;
-
Comece o banho a partir do pescoço e siga em direção ao crescimento dos pelos. Tome cuidado com os olhos, ouvidos, boca e nariz. Coloque tampões de algodão nos ouvidos para evitar que caia água e cause desconforto (além de evitar otites). O rosto pode ser limpo com uma pano úmido;
-
Use uma toalha macia e seca para enxugar o gato. Gatos com pelos curtos podem ser secos apenas com toalhas, já os gatos com pelos longos precisam de cuidados para evitar que os fios embolem. Escove o bichano durante a secagem e, se ele for tranquilo, pode usar o secador de cabelo.
4. Pode usar shampoo para banho de gatos?
Existem shampoos específicos para banhos em gatos, mas é importante perguntar ao veterinário se ele é adequado para o seu animal. Animais com alergias de pele ou outras condições podem precisar de produtos apropriados. Também é melhor evitar os produtos com aromas muito fortes, que podem incomodar o olfato apurado do seu pet.
5. Qual a periodicidade dos banhos em gatos?
Como gatos se limpam sozinhos, os banhos não precisam ser frequentes. A indicação é de 45 a 60 dias ou até mais caso o gatinho não esteja sujo.
6. Precisa secar o gato com secador após o banho?
Como falamos, o secador de cabelo após o banho pode ser usado em gatos com os pelos longos. O que deve ser observado é se o gato tem resistência ao barulho e ao vento do aparelho. Caso o animal demonstre pânico, respeite e vá de pouquinho em pouquinho. Outra opção é esperar o pet se acalmar e tentar novamente depois de algum tempo. Não se esqueça de escovar o gato conforme for secando para evitar os nós nos pelos.
7. Gatos correm risco ao tomar banho?
Para que o banho não seja prejudicial ao seu pet, é importante prestar atenção na temperatura da água. Os extremos - quente e frio - podem ser prejudiciais. A água muito quente, por exemplo, pode causar dermatites. Por isso, mantenha a água morna, como se fosse para bebês. Como o gato pode ficar arisco e estressado com o banho, ele corre risco de se machucar ao fugir. Por isso, mantenha objetos de vidro e/ou cortantes guardados e a tampa do vaso sanitário fechada, já que ao fugir podem acabar caindo lá dentro.
Redação: Mariana Almeida
