O ataque de cachorro nunca acontece repentinamente e sem motivos: sempre tem gatilhos que despertam o lado mais agressivo do cãozinho. O que poucas pessoas sabem é que, antes de atacar, é possível perceber algumas mudanças no comportamento do animal. Para identificar isso é fundamental compreender a linguagem corporal canina e conhecer muito bem o seu amigo de quatro patas. Geralmente, o cachorro inquieto rosnando ou o cachorro arrepiado já são um sinal de alerta para essa situação, mas existem vários outros indicativos que também ajudam a prever os ataques. O Patas da Casa preparou um infográfico com as principais mudanças no comportamento canino diante dessas situações. Dá só uma olhada!


Cachorro rosnando e com os pelos arrepiados é um sinal de ataque. Aprenda a identificar a situação!
Cachorro rosnando e com os pelos arrepiados é um sinal de ataque. Aprenda a identificar a situação!

Cachorro rosnando é um dos principais sinais de que o animal está prestes a atacar

Os sons emitidos pelos cães - como latidos, uivos e rosnados - são uma forma de comunicação do universo animal. Cada um desses ruídos têm um significado diferente na linguagem corporal canina, e, no caso de um cachorro rosnando, é importante ficar atento à situação. Isso costuma ser um indicativo de que o cãozinho está se preparando para atacar, e normalmente vem acompanhado de outros sinais, como o cachorro com pelo arrepiado, mostrando os dentes e com as orelhas apontadas para frente. 

A posição do rabo também tem um papel importante na linguagem: quando os cães estão com a cauda ereta ou na altura do corpo é porque eles estão se sentindo ameaçados e prestes a atacar para se proteger. Além disso, o olhar fixo para o “alvo” é um outro indicativo de que tem algo incomodando o cãozinho, e é a junção de todos esses elementos que ajudam a identificar quando um cachorro vai partir para o ataque.

Ataque de cachorro: por que isso acontece e como evitar?

Se você viu o cachorro mostrando os dentes e rosnando, saiba que isso não foi à toa. Os cachorros dificilmente atacam gratuitamente e sem motivo nenhum. É preciso entender que a agressividade não faz parte do comportamento canino, e até mesmo os cães com fama de “bravos” - como o Pitbull, por exemplo - têm suas razões para atacar. 

Os principais motivos para que isso aconteça normalmente têm a ver com disputas: seja por alimento, brinquedos, território ou qualquer outro objeto que seja significativo para o cãozinho em questão. Em alguns casos, o cachorro também pode sentir ciúmes do tutor, o que influencia bastante nisso - principalmente porque quando dois ou mais cães vivem juntos, eles tendem a competir pela atenção dos humanos. 

Mas como evitar ataque cachorro? Uma tática que pode ajudar é desviar a atenção do cãozinho antes do ataque, seja com brinquedos ou barulhos (a audição canina é super sensível, então qualquer ruído alto prende a atenção deles, como bater palmas). Isso geralmente funciona quando o alvo do animal é um outro cachorro ou uma outra pessoa. Caso o alvo seja você, a melhor alternativa é se afastar calmamente e respeitar o espaço do cãozinho, demonstrando que você não é uma ameaça para ele.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.