Cachorro

As 10 raças mais barulhentas: você provavelmente vai ouvir muito latido de cachorro se tiver um desses em casa

Publicado - 16 Setembro 2024 - 17h08

Atualizado - 16 Setembro 2024 - 17h09

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O latido de cachorro é uma das principais formas de comunicação canina. É por ele que os peludos conseguem expressar o que querem, seja para avisar sobre a chegada de visitas, barulhos suspeitos ou simplesmente para chamar atenção do tutor. No entanto, algumas raças se destacam mais do que outras no quesito latido e costumam ser bem barulhentas. Se você está em busca de um CÃOpanheiro que adora ‘conversar’ (ou se quer evitá-los), confira as 10 raças de cachorro que sempre tem algo a dizer.

1) Pinscher

cachorro latindo ao ar livre
O latido de cachorro Pinscher é barulhento e agudo

Dono de uma personalidade fortíssima, o Pinscher é aquele cãozinho que sempre tem algo para falar. São destemidos, corajosos e valentes, mas também extremamente leais à família e possuem um forte instinto de proteção. Não é à toa que está entre as raças de cachorro mais protetoras que existem. Devido a essa natureza, o Pinscher está sempre em alerta e late bastante quando percebe qualquer movimentação ao redor ou se sente ameaçado. O latido de cachorro Pinscher costuma ser estridente e um pouco exagerado.

2) Chihuahua

cachorro latindo da raça Chihuahua
O Chihuahua é pequeno, mas adora latir

Você já ouviu falar que quanto menor o cão, mais barulhento ele é? Não dá para afirmar se isso é totalmente verdade, mas o Chihuahua, considerado o menor cachorro do mundo, não economiza no barulho. A qualquer sinal de ameaça ou movimentação incomum, eles tendem a latir para informar aos tutores que algo está acontecendo. Ou seja, os latidos de cachorro Chihuahua servem como alerta para os tutores, pois eles são cães destemidos e protetores que fazem de tudo para proteger a família.

Imagem Quiz:Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Dachshund

Cachorro latindo ao ar livre da raça Dachshund
O latido de cachorro Dachshund é forte e profundo

Leal, corajoso e cheio de personalidade, o Dachshund é outra raça que se destaca quando o assunto é o latido de cachorro. Isso porque eles têm um instinto protetor super desenvolvido, então estão sempre em alerta e de olho em tudo que está acontecendo ao redor. Para eles, a família é uma das coisas mais importantes que existem, então vão fazer de tudo para proteger a casa e aqueles que amam.

4) Schnauzer

latido de cachorro Schanauzer na praia
O latido de cachorro Schnauzer pode ser controlado com adestramento

O Schnauzer é com certeza uma das raças de cachorro mais barulhentas que existem, e isso não é à toa. A raça foi criada para proteger e vigiar o território, então se aproveitam da latida de cachorro para alertar sobre qualquer coisa que esteja acontecendo. A boa notícia é que o Schnauzer é um cãozinho muito inteligente, então esse comportamento pode ser controlado com adestramento, que preferencialmente deve começar nos primeiros meses de vida.

5) Yorkshire

cachorro latindo da raça Yorkshire ao ar livre
Esse cachorro latindo surpreende qualquer um

Quem olha para a fofura e o tamanho do Yorkshire não acredita que eles são capazes de fazer tanto barulho. Apesar de pequenos, eles são cães cheios de energia e determinados. Além disso, são cães que, apesar da independência, costumam ser bastante protetores com a família. Então é muito comum você encontrar esse cachorro latindo por aí.

6) Beagle

cachorro latindo da raça Beagle dentro de casa
Os latidos de cachorro Beagle são bem comuns

Considerada uma das raças de cachorro mais bagunceiras, o Beagle também é bem barulhento no dia a dia. São cães ativos, cheios de energia e que adoram estar na companhia do tutor. Então quando são ‘deixados’ de lado, podem expressar esse descontentamento por meio do latido de cachorro e até comportamentos destrutivos. Para evitar isso, é indicado manter o Beagle entretido e relaxado, com bastante passeios e brinquedos divertidos no dia a dia.

7) Lulu da Pomerânia

cachorro latindo da raça Lulu da Pomerânia
O latido de cachorro da raça Lulu da Pomerânia é valente

O Lulu da Pomerânia é uma das raças de cachorro pequeno que se destacam quando o assunto são os latidos. Eles são alegres, extrovertidos, carinhosos, mas também sabem ser teimosos. Não gostam de ser contrariados, e como são um pouco desconfiados, tendem a resistir à interação com pessoas e animais desconhecidos. Então eles encontraram nos latidos de cachorro uma forma de se impor e proteger seu território.

8) Basset Hound

Cachorro latindo da raça Basset Hound
O Basset Hound usa o latido de cachorro para alertar os tutores

O Basset Hound carrega o título de uma das raças de cachorro mais preguiçosas que existem, mas eles também sabem ser bem barulhentos quando querem. Isso porque ele é um excelente cachorro farejador, então a qualquer sinal de um cheirinho interessante e diferente no ambiente, eles não hesitam em avisar os tutores com bastante latidos. 

9) Bloodhound

Bloodhound farejando a grama
O Bloodhound usa o latido de cachorro como alerta

Assim como o Basset Hound, o Bloodhound é um cão com uma excelente capacidade de farejar. Por isso, apesar de serem independentes e tranquilos, eles podem latir de maneira exagerada quando encontram algo que despertam seu interesse ou incômodo. Vale dizer que eles também eram muito usados como cães farejadores, então essa é uma herança da época em que esses peludos agiam como caçadores  O latido de cachorro da raça é usado como uma forma de alertar os tutores sobre algo que está acontecendo no ambiente.

10) Pastor Alemão

Cachorro latindo ao ar livre
O Pastor Alemão reproduz os clássicos latidos de cachorro bravo

O Pastor Alemão é um cachorro dócil, leal, inteligente e super apegado aos tutores. Além disso, são cães territorialistas e protetores, e por isso são muito utilizados como cães de guarda. Como um bom cão de guarda, o Pastor Alemão nasceu com talento natural para proteger sua família, e usa os latidos de cachorro para afastar qualquer ameaça que coloque a vida de quem ele ama em risco. Isso porque ele tem aqueles latidos de cachorro bravo que deixa qualquer um amedrontado. Inclusive, até os latidos do filhote da raça são potentes e marcantes.

Cachorro

As 6 raças de cachorro que dão mais despesa: entenda porque esses cães têm a "manutenção" mais cara e difícil

Os animais de estimação trazem uma série de benefícios para a vida dos tutores, mas quem pensa que manter um peludo é algo simples e...

Adote um animal

Pensando em criar cachorro e gato juntos? Veja 7 raças de cães que se dão bem com felinos

A convivência de cachorro e gato juntos pode parecer uma missão impossível para muitos tutores. Afinal, as duas espécies sempre fora...

Cachorro

Cachorro idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade e dicas de cuidados nessa fase

A idade dos cachorros funciona de maneira diferente da nossa. Os cães envelhecem mais rápido do que a gente imagina. Por isso, é imp...

Comportamento

"Até no banheiro!" É por esse motivo que seu gato te segue nas horas mais impróprias

Mesmo que levem a fama de desapegados, alguns gatinhos criam um vínculo tão forte com os humanos que praticamente viram sua ‘sombra’...

Gato

7 sinais para identificar o gato com dor: saiba exatamente o que se deve fazer

Gatos são experts em disfarçar o que sentem. Eles não são tão transparentes quanto os cães, e por isso pode ser um pouco difícil des...

Cachorro

As 6 raças de cachorro que dão mais despesa: entenda porque esses cães têm a "manutenção" mais cara e difícil

Os animais de estimação trazem uma série de benefícios para a vida dos tutores, mas quem pensa que manter um peludo é algo simples e...

Adote um animal

Pensando em criar cachorro e gato juntos? Veja 7 raças de cães que se dão bem com felinos

A convivência de cachorro e gato juntos pode parecer uma missão impossível para muitos tutores. Afinal, as duas espécies sempre fora...

Cachorro

Cachorro idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade e dicas de cuidados nessa fase

A idade dos cachorros funciona de maneira diferente da nossa. Os cães envelhecem mais rápido do que a gente imagina. Por isso, é imp...

Ver todas