É muito comum vermos o cachorro com medo de fogos de artifício durante as celebrações de ano novo. Eles ficam agitados, latem bastante e até choram. Isso acontece porque o barulho é extremamente alto e estressante para os cães. Como a queima de fogos é tradição em muitas partes do mundo, é difícil impedir que aconteça. Porém, algumas técnicas de como acalmar cachorro com medo de fogos podem ser utilizadas. Elas fazem com que o animal não se assuste tanto com o som alto e passe a virada do ano sem se sentir tão incomodado. A tellington touch é uma técnica de amarração para cachorro com medo de fogos de eficácia comprovada e que consegue deixar o doguinho bem mais tranquilo. É uma maneira fácil de manter seu pet calmo e seguro durante o Réveillon, bastando apenas uma tira de pano. Quer saber como acalmar o cachorro com medo de fogos através dessa técnica? Confira!

Infográfico mostrando como fazer o telling touch

Por que cachorro tem medo de fogos?

Você sabe o que causa o cachorro com medo de fogos? O principal motivo está relacionado à audição canina. Os cães possuem uma sensibilidade auditiva muito grande, captando frequências de até 40 mil Hz - o dobro da capacidade humana! Ou seja, se o som dos fogos já é alto para nós, imagina para eles? O cachorro com medo de fogos é uma reação compreensível, já que, para eles, é como se houvesse vários estrondos intensos ao mesmo tempo. 

Os fogos de artifício deixam os cães mais agitados, nervosos, com medo e até mesmo agressivos, já que o barulho é ameaçador. Aprender como acalmar cachorro com medo de fogos é muito importante, pois a sensação é extremamente desagradável para eles. Uma das técnicas mais eficientes é a tellington touch, que consiste em usar uma faixa para amarrar cachorro.

Tellington touch: como fazer a amarração para cachorro com medo de fogos 

A técnica de amarração para cachorro com medo de fogos chamada tellington touch foi criada pela canadense Linda Tellington-Jones, com o objetivo inicial de ser usada em cavalos. Ao testar em cães, o resultado também foi positivo. Essa é uma das melhores maneiras de como acalmar o cachorro com medo de fogos. O método consiste em amarrar uma tira de pano ao redor do corpo do animal, envolvendo o peito e o dorso no sentido transversal. Após passar a faixa para cachorro com medo de fogos nessas regiões, basta fazer um nó na região traseira, sem apertar demais e sem deixar frouxa. Com a tellington touch, o cachorro com medo de fogos fica bem mais calmo, evitando todo o estresse causado pelo som alto. 

Confira o passo a passo de como fazer a tellington touch no seu cão

1°) Para começar a técnica de amarração de cachorro com medo de fogos, posicione a faixa de pano na altura do pescoço do cão

2°) Depois, cruze as pontas da faixa para cachorro com medo de fogos sobre o dorso do animal, atravessando seu pescoço

3°) Cruze novamente as pontas da faixa mas, dessa vez, passando pela parte de baixo do corpo

4°) Cruze as pontas da faixa para cachorro com medo de fogos sobre a coluna do animal, passando pela parte de cima do tronco

5°) Para completar a amarração de cachorro com medo de fogos, faça um nó próximo à coluna, prestando atenção para não apertar muito. Está pronta a tellington touch!

Por que a amarração para cachorro com medo de fogos funciona?

A amarração para cachorro com medo de fogos impacta diretamente o sistema nervoso do animal. Quando a tira pressiona o peito e o dorso do cão, automaticamente estimula a circulação sanguínea. Com isso, as tensões do corpo vão diminuindo e sua psique e tronco ficam em harmonia. É como se o pet estivesse sendo “abraçado” pelo pano, o que ajuda a deixá-lo mais tranquilo. Com a tellington touch, o cãozinho fica mais calmo e seguro. 

Outras maneiras de como acalmar cachorro com medo de fogos

Apesar de o tellington touch ser uma das melhores maneiras de como acalmar cachorro com medo de fogos, devemos lembrar que cada cãozinho reage de forma diferente. Por isso, sempre existe a possibilidade da faixa para cachorro com medo de fogos não ser tão efetiva no seu caso. Porém, existem outras formas de deixar o cachorro com medo de fogos mais tranquilo. Uma dica é preparar um ambiente seguro para o pet. Na casinha de cachorro, por exemplo, vale colocar cobertores na porta e nas janelas, pois isso abafa o som. Outra forma de como acalmar o cachorro com medo de fogos é redirecionar seu foco para brinquedinhos ou petiscos. 

Assim como a amarração para cachorro com medo de fogos, essas técnicas costumam ajudar o animal durante as celebrações de fim de ano. Se o cachorro com medo de fogos continuar agitado após essas tentativas, vale levar o pet ao veterinário para uma avaliação. Em alguns casos, ele pode prescrever florais ou medicamentos que ajudem a acalmar o cachorro com medo de fogos.  

Redação: Maria Luísa Pimenta