close
Cuidados

Aprenda como fazer o tellington touch, técnica de amarração para cachorro com medo de fogos

Atualizado · 16 de dezembro de 2021 · 18h04

Publicado · 16/12/2021 · 18h02

É muito comum vermos o cachorro com medo de fogos de artifício durante as celebrações de ano novo. Eles ficam agitados, latem bastante e até choram. Isso acontece porque o barulho é extremamente alto e estressante para os cães. Como a queima de fogos é tradição em muitas partes do mundo, é difícil impedir que aconteça. Porém, algumas técnicas de como acalmar cachorro com medo de fogos podem ser utilizadas. Elas fazem com que o animal não se assuste tanto com o som alto e passe a virada do ano sem se sentir tão incomodado. A tellington touch é uma técnica de amarração para cachorro com medo de fogos de eficácia comprovada e que consegue deixar o doguinho bem mais tranquilo. É uma maneira fácil de manter seu pet calmo e seguro durante o Réveillon, bastando apenas uma tira de pano. Quer saber como acalmar o cachorro com medo de fogos através dessa técnica? Confira!

A tellington touch é uma técnica de amarração que acalma o cachorro com medo de fogos
A tellington touch é uma técnica de amarração que acalma o cachorro com medo de fogos

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
Cuidados dos animais

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Cuidados dos animais

Quanto tempo vive um gato?

Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Cuidados dos animais

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Cuidados dos animais

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

Por que cachorro tem medo de fogos?

Você sabe o que causa o cachorro com medo de fogos? O principal motivo está relacionado à audição canina. Os cães possuem uma sensibilidade auditiva muito grande, captando frequências de até 40 mil Hz - o dobro da capacidade humana! Ou seja, se o som dos fogos já é alto para nós, imagina para eles? O cachorro com medo de fogos é uma reação compreensível, já que, para eles, é como se houvesse vários estrondos intensos ao mesmo tempo. 

Os fogos de artifício deixam os cães mais agitados, nervosos, com medo e até mesmo agressivos, já que o barulho é ameaçador. Aprender como acalmar cachorro com medo de fogos é muito importante, pois a sensação é extremamente desagradável para eles. Uma das técnicas mais eficientes é a tellington touch, que consiste em usar uma faixa para amarrar cachorro.

Tellington touch: como fazer a amarração para cachorro com medo de fogos 

A técnica de amarração para cachorro com medo de fogos chamada tellington touch foi criada pela canadense Linda Tellington-Jones, com o objetivo inicial de ser usada em cavalos. Ao testar em cães, o resultado também foi positivo. Essa é uma das melhores maneiras de como acalmar o cachorro com medo de fogos. O método consiste em amarrar uma tira de pano ao redor do corpo do animal, envolvendo o peito e o dorso no sentido transversal. Após passar a faixa para cachorro com medo de fogos nessas regiões, basta fazer um nó na região traseira, sem apertar demais e sem deixar frouxa. Com a tellington touch, o cachorro com medo de fogos fica bem mais calmo, evitando todo o estresse causado pelo som alto. 

Confira o passo a passo de como fazer a tellington touch no seu cão

1°) Para começar a técnica de amarração de cachorro com medo de fogos, posicione a faixa de pano na altura do pescoço do cão

2°) Depois, cruze as pontas da faixa para cachorro com medo de fogos sobre o dorso do animal, atravessando seu pescoço

3°) Cruze novamente as pontas da faixa mas, dessa vez, passando pela parte de baixo do corpo

4°) Cruze as pontas da faixa para cachorro com medo de fogos sobre a coluna do animal, passando pela parte de cima do tronco

5°) Para completar a amarração de cachorro com medo de fogos, faça um nó próximo à coluna, prestando atenção para não apertar muito. Está pronta a tellington touch!

Por que a amarração para cachorro com medo de fogos funciona?

A amarração para cachorro com medo de fogos impacta diretamente o sistema nervoso do animal. Quando a tira pressiona o peito e o dorso do cão, automaticamente estimula a circulação sanguínea. Com isso, as tensões do corpo vão diminuindo e sua psique e tronco ficam em harmonia. É como se o pet estivesse sendo “abraçado” pelo pano, o que ajuda a deixá-lo mais tranquilo. Com a tellington touch, o cãozinho fica mais calmo e seguro. 

Outras maneiras de como acalmar cachorro com medo de fogos

Apesar de o tellington touch ser uma das melhores maneiras de como acalmar cachorro com medo de fogos, devemos lembrar que cada cãozinho reage de forma diferente. Por isso, sempre existe a possibilidade da faixa para cachorro com medo de fogos não ser tão efetiva no seu caso. Porém, existem outras formas de deixar o cachorro com medo de fogos mais tranquilo. Uma dica é preparar um ambiente seguro para o pet. Na casinha de cachorro, por exemplo, vale colocar cobertores na porta e nas janelas, pois isso abafa o som. Outra forma de como acalmar o cachorro com medo de fogos é redirecionar seu foco para brinquedinhos ou petiscos. 

Assim como a amarração para cachorro com medo de fogos, essas técnicas costumam ajudar o animal durante as celebrações de fim de ano. Se o cachorro com medo de fogos continuar agitado após essas tentativas, vale levar o pet ao veterinário para uma avaliação. Em alguns casos, ele pode prescrever florais ou medicamentos que ajudem a acalmar o cachorro com medo de fogos.  

Redação: Maria Luísa Pimenta

O que fazer ao levar uma mordida de gato?

Próxima matéria

O que fazer ao levar uma mordida de gato?

Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
Adoção

Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

Cachorro com medo de fogos: como acalmar o animal + técnica de amarrar o pano
Cuidados

Cachorro com medo de fogos: como acalmar o animal + técnica de amarrar o pano

Não é raro cachorro ter medo de fogos de artifício ou qualquer outro barulho muito forte e repentino. Em épocas de festas de fim de ano, carnaval e final de campeonatos de futebol, os animais podem sofrer bastante com os estouros. Não é à toa que o Revéillon é o período com o maior índice de fugas de cachorrinhos. E não existe uma regra, esse medo pode acometer qualquer raça e qualquer porte.

Como proteger gato ou cachorro com medo de fogos? Veja um guia para evitar fugas
Cuidados

Como proteger gato ou cachorro com medo de fogos? Veja um guia para evitar fugas

Um gato assustado e um cachorro com medo de fogos sempre é uma preocupação para os pais de pets durante as festas de fim de ano. O barulho tem um impacto enorme nos ouvidos dos animais. Um dos comportamentos que um cachorro ou um gato com medo de som alto pode ter é fugir de casa, situação bastante perigosa por deixar o pet exposto aos perigos da rua. Para evitar o bichano ou o cachorro fugindo durante as celebrações de fim de ano, é importante ficar atento. 

Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)
xixi

Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)

Ter um cãozinho vai muito além dos momentos de diversão e fofura: é preciso também saber como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Caso contrário, uma situação que pode se tornar muito comum (e desagradável) é encontrar xixi de cachorro pela casa toda. Felizmente, existem algumas técnicas que são bastante úteis na hora de ensinar o animal a fazer xixi e cocô no local adequado.

Ver Todas >

Como cuidar do gato no inverno? Veja o infográfico com várias dicas!
Cuidados dos animais

Como cuidar do gato no inverno? Veja o infográfico com várias dicas!

Não é mistério que, mesmo sendo bem peludinhos, os gatos sentem frio e ficam bem incomodados quando a temperatura baixa. Por isso, no inverno, os tutores devem redobrar a atenção com os felinos, já que esses animais são conhecidos por disfarçarem o que sentem e nem sempre os sinais de um gato com frio são claros. Além disso, saber como aquecer os bichanos é fundamental - e é aí que entram estratégias como a roupa de inverno para gatos. 

Onde colocar a caixa de areia do gato?
Cuidados dos animais

Onde colocar a caixa de areia do gato?

A caixa de areia para gatos é, sem dúvidas, um dos itens mais importantes na hora de receber um felino em casa. Higiênicos por natureza, esses animais recorrem ao acessório por instinto para fazer as suas necessidades fisiológicas. No entanto, também pode acontecer de você flagrar um gato fazendo xixi e cocô no lugar errado, mesmo com a caixinha disponível. Nesses casos, a localização da caixa de areia pode ser um dos motivos que levam o bichano a agir desta forma.

Quantas vezes um gato urina por dia?
Cuidados dos animais

Quantas vezes um gato urina por dia?

Você já se perguntou quantas vezes um gato urina por dia? Essa dúvida é muito frequente e com certeza já passou pela cabeça de todos aqueles que vivem com os felinos, sobretudo os tutores de primeira viagem. Saber quantas vezes gato vai ao banheiro é importante para conhecer o comportamento do pet e até mesmo para identificar algo de errado com a saúde dele. 

Dia internacional do gato: os direitos e cuidados que todos os felinos devem receber
Cuidados dos animais

Dia internacional do gato: os direitos e cuidados que todos os felinos devem receber

Você sabia que o dia internacional do gato é comemorado no dia 08 de agosto? Essa foi a data escolhida pelo Fund for Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) em 2002 para convidar a sociedade a refletir sobre os cuidados que os gatos necessitam. Em 2022, quando completa 20 anos, o Dia Internacional dos Gatos tem como tema “Recursos amigáveis aos gatos”.  A cada ano, a organização International Cat Care escolhe um novo tema. O assunto que nunca deixa de ter importância, entretanto, são os gatos em situação de rua.

Ver Todas >