Comportamento animal

Apito para cachorro: conheça esse acessório e saiba como utilizar (e se deve!)

Publicado - 18 Setembro 2023 - 15h08

Atualizado - 22 Abril 2024 - 12h12

Você já ouviu falar no apito para cachorro? O acessório é muito conhecido e começou a despertar o interesse de adestradores e tutores brasileiros. O apito ultrassônico para cachorro pode ser um aliado na hora de educar filhotes e tem uma função básica no adestramento de cães: criar uma associação para que o animal tenha um comportamento desejado. O apito costuma ser indicado para cachorros que latem muito ou que não obedecem algumas palavras de comando, por exemplo.

Mas como o apito para cachorro parar de latir funciona? Qual é a melhor forma de incluí-lo na rotina do animal? Para entender melhor, reunimos as principais informações sobre o apito para cachorro e quando o acessório pode te ajudar no dia a dia com seu peludo.

O que o apito faz com o cachorro?

O som de apito para cachorro normalmente vem com pequenas aberturas para emissão de som, e a frequência — que não é percebida pelos ouvidos humanos — é captada pela audição canina, mas sem causar danos aos ouvidos do animal. Isso chama a atenção do cão, e permite que ele faça uma associação do som com diferentes ações, inclusive com comandos de adestramento.

Imagem Quiz:Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A única atenção é que o uso do apito indiscriminado pode ser problemático, deixando o animal traumatizado com o barulho. Por isso, é importante saber exatamente como usar o apito para cachorro parar de latir, aprender comandos, entre outros.

Qual o alcance do apito para cachorro?

O som ultrassônico para cachorro parar de latir que é emitido pelos apitos normalmente alcançam até 30 metros de distância. No entanto, muitos deles podem ser captados por distâncias ainda maiores, uma vez que a audição dos cães é bastante poderosa. Outra possibilidade, mas com um alcance um pouco menor e menos efetivo, é baixar um aplicativo de apito ultrassônico para cachorro no celular.

Apito para cachorro: como o acessório ajuda no adestramento de cães?

O apito de cachorro surgiu na Europa com a função de chamar os cães de pastoreio, como o Border Collie, para perto do seu dono (sem a necessidade de gritar). Hoje, no mundo moderno, esses apitos assumiram outra função: o acessório pode ser associado ao clicker como uma maneira de adestrar seu cão. 

Com o uso do apito, cachorro pode ser treinado para retornar para perto de seu dono ou para não perder o foco em uma atividade. O apito não incomoda o ouvido do cachorro, apenas faz com que eles associem aquele barulho com o ato de se posicionar junto ao tutor ou responder a algum comando. Assim como o clicker, o apito para cachorro serve para a associação, sem ser necessário o uso da voz ou gestos. 

Você pode usar o som de apito para cachorro para indicar comandos que seu cão deve atender. É o caso do “vem” ou “volta”. Além disso, o apito para chamar cachorro pode ser útil em casos de animais que se afastam demais dos donos e não costumam voltar quando chamados, facilitando essa comunicação.

Você pode decidir como vai apitar o instrumento, com um sopro mais longo ou com sons mais curtos. Com o treinamento correto, logo o seu cão entenderá o que você está querendo dizer e o apito para adestrar cachorro cumprirá sua função. Vale também para os comandos básicos, como deitar, sentar e dar a pata. 

 

Humano com apito na boca treinando seu cachorro no meio do mato

 

Apito ultrassônico para cachorro parar de latir funciona? Entenda!

Além de ensinar comandos, em alguns casos o apito de cachorro é utilizado para fazer o cachorro parar de latir. O problema é que o uso dele sem treinamento e associação não funciona. Nenhum instrumento de adestramento tem resultado sem treino. Ou seja, o aparelho para cachorro parar de latir funciona, desde que o tutor saiba como usá-lo a seu favor.

Se você encontrar um apito silencioso para cachorro parar de latir, que te garante que fará seu cão realmente parar com o comportamento, desconfie. É importante lembrar que também não adianta ficar apitando o acessório toda vez que seu cão latir. Se por acaso ele parar sem ter sido devidamente treinado, foi apenas porque ficou curioso com o barulho. 

 

Para quem tem um cachorro que late muito, o ideal é procurar um profissional que ajude a entender os motivos por trás do comportamento. Depois, invista no treinamento e, quem sabe, um apito para cachorro que pode te ajudar a fazer a associação correta do seu animal com o comando e o som do acessório. 

Então o apito para cachorro realmente funciona?

O apito de cães somente funciona quando associado a um comando. Em relação ao som, os cães conseguem ouvir e identificar esse barulho no meio de outros ruídos. Isso ocorre porque a audição canina é muito poderosa: os cães escutam até quatro vezes mais que os humanos, e captam frequências de aproximadamente 50.000 Hz — enquanto nós só captamos até 20.000 Hz. 

A adestradora Kati Yamagake, de São Paulo, não recomenda o uso do apito. Ela argumenta que os humanos e os cães não escutam na mesma frequência e, por isso, não é possível controlar a frequência, o volume do apito e a entonação. Se o dono estiver com raiva, por exemplo, ele vai apitar em um ritmo diferente do que se estivesse mais tranquilo. 

“Esse tipo de apito é mais utilizado para cães de pastoreio, cães que tem um espaço amplo para correr e uma função para cumprir. Como eu posso medir a intensidade do meu sopro com um cão no meio urbano? É mais válido utilizar outras técnicas e, até mesmo, o próprio clicker, que emite um som único, com a mesma entonação sempre e não depende de como estamos nos sentindo”, afirma a adestradora. 

A melhor dica é sempre buscar ajuda de um profissional especializado antes de introduzir algum objeto na rotina do animal, seja o apito ou qualquer outra coisa. O adestrador de cães vai avaliar cada comportamento e entender a melhor forma de corrigir esses problemas. 

Publicado originalmente em: 06/11/2019 
Atualizado em: 18/09/2023

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas