Comportamento animal

Apito para cachorro: conheça esse acessório e saiba como utilizar (e se deve!)

Publicado - 18 Setembro 2023 - 15h08

Atualizado - 22 Abril 2024 - 12h12

Você já ouviu falar no apito para cachorro? O acessório é muito conhecido e começou a despertar o interesse de adestradores e tutores brasileiros. O apito ultrassônico para cachorro pode ser um aliado na hora de educar filhotes e tem uma função básica no adestramento de cães: criar uma associação para que o animal tenha um comportamento desejado. O apito costuma ser indicado para cachorros que latem muito ou que não obedecem algumas palavras de comando, por exemplo.

Mas como o apito para cachorro parar de latir funciona? Qual é a melhor forma de incluí-lo na rotina do animal? Para entender melhor, reunimos as principais informações sobre o apito para cachorro e quando o acessório pode te ajudar no dia a dia com seu peludo.

O que o apito faz com o cachorro?

O som de apito para cachorro normalmente vem com pequenas aberturas para emissão de som, e a frequência — que não é percebida pelos ouvidos humanos — é captada pela audição canina, mas sem causar danos aos ouvidos do animal. Isso chama a atenção do cão, e permite que ele faça uma associação do som com diferentes ações, inclusive com comandos de adestramento.

Imagem Quiz:Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A única atenção é que o uso do apito indiscriminado pode ser problemático, deixando o animal traumatizado com o barulho. Por isso, é importante saber exatamente como usar o apito para cachorro parar de latir, aprender comandos, entre outros.

Qual o alcance do apito para cachorro?

O som ultrassônico para cachorro parar de latir que é emitido pelos apitos normalmente alcançam até 30 metros de distância. No entanto, muitos deles podem ser captados por distâncias ainda maiores, uma vez que a audição dos cães é bastante poderosa. Outra possibilidade, mas com um alcance um pouco menor e menos efetivo, é baixar um aplicativo de apito ultrassônico para cachorro no celular.

Apito para cachorro: como o acessório ajuda no adestramento de cães?

O apito de cachorro surgiu na Europa com a função de chamar os cães de pastoreio, como o Border Collie, para perto do seu dono (sem a necessidade de gritar). Hoje, no mundo moderno, esses apitos assumiram outra função: o acessório pode ser associado ao clicker como uma maneira de adestrar seu cão. 

Com o uso do apito, cachorro pode ser treinado para retornar para perto de seu dono ou para não perder o foco em uma atividade. O apito não incomoda o ouvido do cachorro, apenas faz com que eles associem aquele barulho com o ato de se posicionar junto ao tutor ou responder a algum comando. Assim como o clicker, o apito para cachorro serve para a associação, sem ser necessário o uso da voz ou gestos. 

Você pode usar o som de apito para cachorro para indicar comandos que seu cão deve atender. É o caso do “vem” ou “volta”. Além disso, o apito para chamar cachorro pode ser útil em casos de animais que se afastam demais dos donos e não costumam voltar quando chamados, facilitando essa comunicação.

Você pode decidir como vai apitar o instrumento, com um sopro mais longo ou com sons mais curtos. Com o treinamento correto, logo o seu cão entenderá o que você está querendo dizer e o apito para adestrar cachorro cumprirá sua função. Vale também para os comandos básicos, como deitar, sentar e dar a pata. 

 

Humano com apito na boca treinando seu cachorro no meio do mato

 

Apito ultrassônico para cachorro parar de latir funciona? Entenda!

Além de ensinar comandos, em alguns casos o apito de cachorro é utilizado para fazer o cachorro parar de latir. O problema é que o uso dele sem treinamento e associação não funciona. Nenhum instrumento de adestramento tem resultado sem treino. Ou seja, o aparelho para cachorro parar de latir funciona, desde que o tutor saiba como usá-lo a seu favor.

Se você encontrar um apito silencioso para cachorro parar de latir, que te garante que fará seu cão realmente parar com o comportamento, desconfie. É importante lembrar que também não adianta ficar apitando o acessório toda vez que seu cão latir. Se por acaso ele parar sem ter sido devidamente treinado, foi apenas porque ficou curioso com o barulho. 

 

Para quem tem um cachorro que late muito, o ideal é procurar um profissional que ajude a entender os motivos por trás do comportamento. Depois, invista no treinamento e, quem sabe, um apito para cachorro que pode te ajudar a fazer a associação correta do seu animal com o comando e o som do acessório. 

Então o apito para cachorro realmente funciona?

O apito de cães somente funciona quando associado a um comando. Em relação ao som, os cães conseguem ouvir e identificar esse barulho no meio de outros ruídos. Isso ocorre porque a audição canina é muito poderosa: os cães escutam até quatro vezes mais que os humanos, e captam frequências de aproximadamente 50.000 Hz — enquanto nós só captamos até 20.000 Hz. 

A adestradora Kati Yamagake, de São Paulo, não recomenda o uso do apito. Ela argumenta que os humanos e os cães não escutam na mesma frequência e, por isso, não é possível controlar a frequência, o volume do apito e a entonação. Se o dono estiver com raiva, por exemplo, ele vai apitar em um ritmo diferente do que se estivesse mais tranquilo. 

“Esse tipo de apito é mais utilizado para cães de pastoreio, cães que tem um espaço amplo para correr e uma função para cumprir. Como eu posso medir a intensidade do meu sopro com um cão no meio urbano? É mais válido utilizar outras técnicas e, até mesmo, o próprio clicker, que emite um som único, com a mesma entonação sempre e não depende de como estamos nos sentindo”, afirma a adestradora. 

A melhor dica é sempre buscar ajuda de um profissional especializado antes de introduzir algum objeto na rotina do animal, seja o apito ou qualquer outra coisa. O adestrador de cães vai avaliar cada comportamento e entender a melhor forma de corrigir esses problemas. 

Publicado originalmente em: 06/11/2019 
Atualizado em: 18/09/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas