Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A adoção de gatos é um ato de amor que pode salvar a vida de vários bichinhos que foram abandonados e estão em busca de um lar para chamar de seu. Então, por que não abrir o seu coração (e as portas da sua casa) para um felino? A gente garante que você não vai se arrepender, e provavelmente só vai se apaixonar ainda mais pela espécie. Veja a seguir 10 motivos para que você adote um gatinho!

1) O amor de gato é diferente, mas é cheio de carinho

Os gatos podem ser muito afetuosos e dizer que amam seus humanos de diferentes formas, só que o jeito de demonstrar isso é bem sutil e às vezes passa despercebido. Ao contrário dos cães, eles não vão pular em você o tempo todo ou ficar te lambendo, mas eles vão te acompanhar pela casa, ronronar e até dar umas mordidinhas na sua mão como forma de carinho. Também tem gato que afofa os humanos e faz questão de dormir bem juntinho. As lambidas são mais raras, mas podem acontecer. Tudo isso é uma forma que eles têm de expressar todo o seu amor pelos tutores.

2) Adote um gato e você terá um grande amigo para o resto da vida

A amizade com um gato é uma das coisas mais preciosas que alguém pode ter. Por mais que os felinos pareçam um pouco distantes às vezes, eles são extremamente fiéis à sua família e fazem questão de demonstrar isso como podem. Quando adotamos um gatinho, ele até pode demorar um pouco para começar a se habituar com os seus novos humanos, mas é só questão de tempo até que vocês criem uma linda e duradoura relação.

3) Os bichanos têm um poder calmante sobre nós

Se você já ouviu um gato ronronar, aqui vai uma novidade: esse barulho fofinho que os felinos emitem têm o poder de acalmar e relaxar os humanos, funcionando basicamente como um agente terapêutico. Por isso, mau humor e estresse definitivamente não combinam com a vida de quem resolve adotar gato . Afinal, o bichano vai ser capaz de te ajudar a se transformar em uma pessoa bem mais tranquila só com a companhia dele por perto.

4) O comportamento do gato pode te surpreender

Não há nada mais curioso do que o comportamento do gato, e pode ser muito divertido observar como isso funciona. Muitas vezes o bichano vai chegar sorrateiramente do seu lado e te tocar com a patinha para pedir carinho. Ele também pode se esconder nos lugares mais improváveis possíveis e, outras vezes, vai simplesmente ficar correndo de um lado para o outro sem motivo aparente.

Além disso, o instinto caçador dos gatos foi algo que permaneceu ao longo da domesticação, então muitas vezes você vai ver o seu amigo correndo pela casa atrás de alguma presa e pode até criar brincadeiras para incentivar isso. O resultado certamente vai ser muitas gargalhadas e diversão para os dois.

 

Amor de gato: a Carol e o Neneko são grandes companheiros e têm várias histórias juntosAdote um gato! O Felipe deu um lar para a Morgana, e hoje eles são inseparáveisA Bia e a sua gatinha Melina são super amigas e amam passar um tempinho juntasGatos para adotar: com a Maria Clara, foi amor à primeira vista e ela já levou o Jorginho para casaA Olga adora deitar na barriga da Babi para descansar nas horas vagas. Amor de gato, né?Adote um gatinho igual a Ester! Ela e a Helloween não se desgrudam por nada

 

5) Os gatos são independentes e se adaptam a vários lugares

 

Casas grandes ou pequenas, apartamentos ou até mesmo quitinetes: não tem tempo ruim com os gatos. Embora a maioria seja de porte médio, os felinos não ocupam muito espaço dentro do ambiente, desde que eles tenham um cantinho adequado para comer, fazer suas necessidades e, claro, dormir (que é o que eles mais amam). Fora isso, é muito fácil satisfazê-los em qualquer lugar.

6) A maioria dos gatos para adotar foram abandonados e precisam de uma família 

Tanto os filhotes de gato para adoção quanto gatos adultos ou idosos não foram parar nas ruas à toa. Na maioria dos casos, eles foram abandonados ou resgatados de maus tratos. É até difícil de acreditar que alguém teria coragem de fazer isso com um bichinho tão inocente, mas infelizmente acontece mais do que a gente imagina. Por isso é importante oferecer um lar para eles, já que tudo que esses gatinhos mais querem é uma casa e uma família.

7) É muito fácil de agradar um gatinho com carinho, petiscos e coisas simples

Os gatos são animais que apreciam a simplicidade e ficam felizes com pouco. Já reparou que eles conseguem até mesmo fazer a festa apenas com uma caixa de papelão? Pois é. E não é só isso que ajuda a agradá-los: fazer um carinho nas horas vagas ou até mesmo oferecer mimos, como petiscos e sachês, também fortalece ainda mais a relação de vocês. 

8) Os gatos são sensitivos e sabem quando a gente precisa de um chamego

A sensibilidade felina é um verdadeiro dom. Parece até que os gatos têm um pressentimento de quando as coisas não estão legais, e por isso fazem questão de estar presente o tempo todo nessas horas. Mesmo que eles não possam nos confortar com palavras ou com um abraço, esses animais já ajudam só estando por perto.

9) Com o amor de gato, fica muito mais fácil de encarar qualquer coisa

Além do poder calmante dos gatos, qualquer demonstração de afeto dos bichanos se torna muito significativa para nós. Até a simples companhia deles é capaz de mudar o nosso dia e o nosso humor, deixando tudo muito mais fácil. Com um gatinho, a gente nunca se sente sozinho porque sabemos que tem um outro ser vivo que nos ama e está do nosso lado para o que der e vier.

10) Depois de adotar gato, sua vida nunca mais será a mesma

Parece clichê, mas é a pura verdade. A adoção de gatos muda completamente a nossa vida, e para melhor, claro. Não importa se você decidiu adotar um filhotinho ou um gato mais velho: depois que vocês se aproximam e criam laços afetivos um pelo outro, o bichano se torna praticamente um filho. Os felinos nos ensinam uma forma diferente de amor e, mais do que isso, nos ensinam a cuidar de uma outra vida. Por isso, adote um gato e se apaixone pelos bichanos!

Redação: Juliana Melo