Cachorro

Adeus, pulgas e carrapatos: veterinária dá dicas de como deixar o seu cachorro mais protegido!

Publicado - 07 Janeiro 2025 - 11h49

Atualizado - 10 Janeiro 2025 - 18h17

Manuela Coimbra / Médica Veterinária

CRMV - RJ: 19897

Formada na Unesa (Estacio de Sá) e pós graduanda em diagnóstico por imagem

Instagram: @manuelacoimbravet 

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O verão chegou e, com ele, o pesadelo do carrapato e pulga em cachorro também. Apesar dos carrapatos e pulgas serem um problema super comum na vida dos peludos, durante os os dias mais quentes, parece que essa situação fica ainda pior - e é claro que existe uma explicação lógica para  isso.

Muita gente pode achar que o carrapato e a pulga em cachorro não é nada demais. Afinal, a infestação por esses parasitas ocorre com facilidade. Mas não se deixe enganar por isso! Eles são um perigo para a saúde do cachorro, além de provocar um grande desconforto no animal. Para evitar que isso aconteça, a veterinária Manuela Coimbra explicou porque os carrapatos e as pulgas aumentam no verão e o que fazer para manter os cachorros protegidos. Veja abaixo as dicas repassadas pela especialista!

Por que o carrapato e pulga em cachorro aumentam no verão?

Com a chegada do verão, os tutores querem aproveitar os dias ensolarados para passear com cachorro em parques, praias e até trilhas. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que as pulgas e carrapatos também adoram o calor. Então, durante os dias mais quentes, as chances de encontrar uma pulga ou carrapato em cachorro são muito maiores.

Imagem Quiz:Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A veterinária Manuela Coimbra explicou porque isso acontece: “O verão proporciona condições ideais para o desenvolvimento da pulga e do carrapato devido às altas temperaturas (20-30°C) e maior umidade, que aceleram seu ciclo de vida e aumentam a atividade reprodutiva”.

Para você ter uma ideia do tamanho do problema, um carrapato fêmea pode colocar cerca de 5 mil ovos em um período de 21 dias. Já as pulgas, cerca de 50 ovos em um único dia. Além disso, no inverno, um carrapato demora cerca de 140 dias para se tornar adulto. Já no verão, esse período cai para 10 dias. Por essa razão, é muito importante que os tutores estejam preparados para lidar com essa situação.

Como acabar com o carrapato e a pulga em cachorros?

Cachorro em cima da grama se coçando
Durante o verão, as chances de encontrar um carrapato ou pulga em cachorro são maiores

A pulga e o carrapato em cachorro são um verdadeiro problema na vida dos cães. No caso dos carrapatos, os parasitas provocam extrema coceira no animal e ainda podem causar problemas de saúde perigosos, como é o caso da doença do carrapato. Já a pulga em cachorro pode causar anemia, diarreia, perda de peso, falta de apetite e cansaço.

Para evitar que isso aconteça, é importante que os tutores saibam exatamente como acabar com as pulgas em cachorros e também os carrapatos. A boa notícia é que todo remédio para pulga em cachorro também previne contra os carrapatos, então o tutor só vai precisar investir em um medicamento. Existem diferentes formas de acabar com o carrapato e a pulga em cachorro, e a veterinária Manuela listou quais são eles:

  • Comprimidos orais: absorvido pelo organismo, o remédio para carrapato mata os parasitas e a proteção dura de 1 a 3 meses. Esse método age de forma sistêmica, eliminando a pulga e o carrapato em cachorro de dentro para fora. 
  • Coleiras: liberam princípios ativos gradualmente sobre a pele. A coleira antipulgas oferece proteção de até 8 meses, método que tem o maior tempo de duração.
  • Pipetas (spot-on): espalham-se na camada lipídica da pele, matando parasitas por contato; duram cerca de 30 dias. Elas são ideais para quem busca uma proteção rápida e são mais baratas do que as demais. 
  • Sprays: agem por contato direto e são indicados para eliminação imediata; proteção de semanas.

Qual é o método mais eficiente para acabar com o carrapato e a pulga em cachorro?

Existem várias formas de acabar com o carrapato e a pulga em cachorro. Mas qual será o método considerado o mais eficiente? Para Manuela, o comprimido é o melhor remédio para carrapato em cachorro e pulgas. No entanto, ela ressalta que quando a coleira antipulgas é aliada aos remédios, o conjunto oferece uma proteção ainda mais eficaz. A veterinária ainda destacou que é importante fazer o controle do ambiente para potencializar a proteção ao interromper o ciclo de vida dos parasitas.

Além de acabar com carrapato e pulga em cachorro, é importante eliminá-los do ambiente

De nada adianta acabar com o carrapato e pulga em cachorro, mas deixar esses parasitas vivos no ambiente. Para acabar de uma vez por todas com a infestação de pulgas e carrapatos, é preciso eliminar todos os ovos e larvas do local em que o animal vive. Mas como limpar o lugar em que seu pet vive para matar esses parasitas? A veterinária deu algumas dicas de como fazer isso.

A primeira delas é higienizar adequadamente todo o ambiente. Ela indica aos tutores aspirar tapetes, sofás e lavar objetos do cão e que ele tenha contato com água quente. De acordo com a profissional, é importante realizar esse processo a cada 2 semanas, por pelo menos 3 ciclos, para eliminar totalmente os ovos e larvas.

Manuela ainda indicou o uso de inseticidas para pulgas e carrapatos, desde que usados adequadamente. “Utilize produtos adequados ao peso e idade do cão, evitando contato com olhos, mucosas ou feridas. Após a aplicação, ventile o ambiente e observe o cão para possíveis reações adversas.”

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Cachorro

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua resistência e força física, assim como o Rottweiler. São cães com...

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Ver todas