A acupuntura é uma especialidade médica muito conhecida no mundo dos humanos, mas você sabia que ela também pode ser muito benéfica para a saúde do cachorro? É isso mesmo: a acupuntura em cães pode ajudar os bichinhos de diversas formas, desde que seja aplicada por um profissional qualificado. Para entender um pouco melhor sobre a acupuntura veterinária, os benefícios e quando a terapia é indicada, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Ana Carolina Villela, que é especializada nessa área. Veja só o que ela contou!

O que é a acupuntura veterinária?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Segundo a especialista, a acupuntura veterinária é uma forma terapêutica que pertence à Medicina Tradicional Chinesa e consiste na inserção de agulhas em locais específicos do corpo do animal a fim de produzir efeitos fisiológicos locais e sistêmicos. “Ela tem o objetivo de ajudar o corpo a se curar, melhorando a circulação sanguínea, estimulando o funcionamento do sistema nervoso e promovendo a liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias pelo organismo”, explica a médica veterinária.

Quais os benefícios da acupuntura para cães?

Assim como os humanos, os cães também podem se beneficiar do procedimento de diferentes maneiras. “A acupuntura canina traz inúmeros benefícios para a saúde e para a qualidade de vida dos pets, dentre eles: o alívio da dor, a melhora do sistema imunológico, a melhora do fluxo sanguíneo, relaxamento e a possibilidade de redução do uso de medicamentos quando é integrada ao tratamento convencional”. Ou seja, a acupuntura veterinária pode ser associada ou não a outras terapias. Em alguns casos, ela também serve como tratamento único para algumas doenças. A veterinária Ana Carolina esclarece que a técnica não apresenta efeitos colaterais.


Acupuntura em cachorro ajuda a aliviar dores e tratar problemas mais complexos
Acupuntura em cachorro ajuda a aliviar dores e tratar problemas mais complexos

Acupuntura em cachorro: em que casos a técnica pode ser indicada?

“A acupuntura veterinária é indicada para o tratamento de diversas doenças, principalmente aquelas que levam o animalzinho a sentir dor. Entre as indicações estão: dores agudas ou crônicas, patologias musculoesqueléticas, doenças neurológicas, pós-operatórios, doenças dermatológicas, distúrbios gastrointestinais, cuidados paliativos em enfermidades terminais, geriatria, entre outros”, conta a profissional. 

O procedimento não tem contraindicações. A acupuntura veterinária deve ser aplicada por um médico veterinário especializado na área.

Acupuntura em cachorros com cinomose funciona? Que outras doenças podem ser tratadas com a terapia?

Um dos vários benefícios da acupuntura para cachorro é que a terapia pode auxiliar no tratamento de inúmeras doenças, como a cinomose. De acordo com Ana Carolina, a acupuntura ajuda animais com distúrbios neurológicos causados pela cinomose. O cachorro apresenta melhoras significativas nas sequelas neurológicas e muitas vezes isso evita a eutanásia em cães que tiveram a doença.

“Além da cinomose, a acupuntura canina é indicada para uma série de doenças, como por exemplo: doenças musculares (miosites), ósseas (artrite, artrose, displasias), neurológicas (paralisias, convulsões, hérnia de disco), doenças do sistema gastrointestinal (gastrite) e muito mais”, acrescenta.

Acupuntura: cachorro sente dor durante o procedimento?

Todo pai de pet se preocupa com o bem-estar do seu cãozinho, então é normal se preocupar com o procedimento. Mas a veterinária garante que a acupuntura normalmente é indolor e não machuca os bichinhos. “Em alguns casos, o animal pode ter uma leve sensação de 'choque', mas é passageiro. Após a inserção das agulhas, a maioria dos animais relaxa e às vezes acaba até adormecendo durante a sessão”.

Redação: Juliana Melo