Gato

8 sinais de um gato triste e o que fazer para ajudá-lo

Publicado - 30 Novembro 2023 - 15h22

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Ninguém gosta de ver o próprio gato triste, mas às vezes isso pode acontecer pelos mais diferentes motivos. Será que você sabe reconhecer a situação? Na internet é muito comum ver fotos e figurinhas de gatos tristes — meme é o que não falta, inclusive —, mas a verdade é que a tristeza felina não vem acompanhada de lágrimas nem expressões desoladas, como essas imagens sugerem. Então como saber se o gato está triste? É o que o Patas da Casa vai desvendar a seguir!

Como saber se o gato está feliz ou triste?

Um gato feliz costuma estar sempre relaxado, gosta de brincar, se alimenta bem e tem uma boa rotina de sono. Ele também tem comportamentos típicos, como amassar pãozinho e ronronar ao ganhar carinho. Já um gato triste costuma ter uma mudança de humor que afeta o sono, apetite e o comportamento geral, mostrando-se apático e até agressivo. 

Memes de gato triste com olhos lacrimejando
Gato triste: memes na internet geralmente mostram um gatinho chorando

Confira 8 sinais que indicam um gato triste!

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) Um gato triste costuma perder o apetite

Quando o gato não quer comer e passa a se alimentar mal, provavelmente é porque ele não está bem. Geralmente, o gato triste não demonstra o menor interesse pela ração, e também pode rejeitar sachês e petiscos. Se isso acontecer com o seu amigo de quatro patas, é bom redobrar a atenção com ele: pode ser que algo esteja afetando o humor ou até a saúde dele.

2) Miados muito frequentes também podem ser sinal de um gato triste

O miado de gato pode ser mais frequente em algumas raças ou bichanos que têm personalidade falante. No entanto, se o seu pet não tem o hábito de miar tanto, mas começou a desenvolver isso de uma hora para outra, é bom ficar de olho! Gatos tristes se tornam mais vocais. É a forma que eles encontram de alertar o tutor que não estão bem.

3) O gato triste pode deixar de tomar banho ou se limpar em excesso

Como saber se o gato não está bem? Para isso, é indicado observar a rotina de higiene dele. Quando o animal deixa de se limpar, ou então passa a tomar muitos banhos no dia a dia, é um claro sinal de que algo não está certo. O excesso ou falta de higiene costuma ser comum em gatos tristes.

4) Gatos tristes gostam de se esconder o tempo todo

Não é mistério que a maioria dos gatos gosta de se esconder e ter um “cantinho” privado e longe dos olhares curiosos. Mas quando você passa muitas horas sem ter nenhuma notícia ou aparição do felino, não é um bom sinal. Um gato triste costuma se isolar, e esse isolamento não é nem um pouco saudável para ele. Por isso, fique de olho em “gatos perdidos” em casa por muito tempo.

Gato triste cabisbaixo deitado no braço do sofá
Gatos tristes têm pouco ânimo para se movimentar e passam o dia deitados

5) Prostração é um comportamento comum no gato triste

Os gatos tristes geralmente ficam com uma aparência abatida e sem ânimo. Eles costumam passar boa parte do dia — se não o dia todo — parados no mesmo lugar, geralmente deitados. Eles não ficam andando pela casa e parecem até gatos preguiçosos, mas na verdade só estão tristes ou mesmo doentes.

6) O gato triste perde o interesse por brincadeiras

Outra forma de saber se o gato está triste é observando se ele continua brincando normalmente, ou perdeu o interesse pelas atividades no geral. É até normal que um gato adulto brinque menos do que um filhote, por exemplo. Mas se o animal simplesmente parar de brincar por completo, é porque tem algo errado.

7) Ter sono o tempo todo é outro sinal de gatos tristes

O gato triste tem uma mudança sutil na rotina de sono. Os gatos dormem bastante, em torno de 12 a 16 horas por dia. Por isso, às vezes pode ser difícil perceber quando o felino está dormindo mais do que o normal. O ideal é reparar como tem sido a movimentação dele no dia a dia, se ele continua ativo ou se ele passa o dia todo deitado e dormindo — e isso se repete à noite.

8) Agressividade também pode ser um indício de gato triste

A tristeza ou depressão em gatos também pode se manifestar por meio de comportamentos agressivos. Isto é, o tutor tenta se aproximar do bichano para fazer carinho ou interagir, e o animal reage negativamente a isso. Parece que qualquer coisa irrita o gato, e ele se torna bastante hostil durante as interações.

Quando o gato fica triste, o que pode ser?

Ao perceber seu gato triste, o que pode ser que esteja causando essa tristeza é qualquer mudança mínima na rotina do animal: desde uma mudança de residência até a troca da ração ou de algum móvel da casa. Além disso, a ausência de algum membro da família — inclusive de outro pet — costuma deixar o gato triste e com saudade. Em alguns casos, os gatos sentem quando estamos tristes e também ficam tristes por isso.

O que fazer quando o gato está triste e não quer comer?

Quando a tristeza afeta o apetite do animal, o ideal é tentar identificar a causa do gato triste para, então, tentar resolver o problema. Por exemplo, mudanças repentinas precisam ser feitas gradualmente para acostumar o pet com a nova situação. Em alguns casos, é bom consultar um veterinário especialista em gatos para diagnosticar o pet e indicar a melhor maneira de recuperar o bom humor do pet.

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Ver todas