Já reparou em alguma mania inusitada do seu doguinho, como o cachorro correndo atrás do rabo ou girando em círculos antes de fazer as necessidades? Esses comportamentos “inusitados” dos cães sempre despertam curiosidade, mas acredite: existe uma explicação para toda mania de cachorro (até as mais estranhas). Ficou com vontade de saber mais sobre os significados de diferentes comportamentos caninos? Veja a lista abaixo para conhecer melhor um outro lado dos cachorros!

1) Cachorro correndo atrás do rabo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma mania de cachorro que pode ter vários significados. Os filhotes, por exemplo, podem perseguir a própria cauda como uma forma de brincar e às vezes levam a “brincadeira” para a vida adulta. Algumas raças de cão de caça, como Beagle e Golden Retriever, têm bastante esse hábito porque gostam da adrenalina da caçada.

Também é possível que o cachorro correndo atrás do rabo seja um indício de ansiedade ou tédio, como uma forma de gastar energia. Além disso, a atitude pode indicar a presença de parasitas ou machucados na região - e o cachorro persegue a cauda para tentar acabar com o problema.

2) Cachorro cheirando as partes íntimas das pessoas

Já se perguntou por que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas? Essa é uma mania bem constrangedora quando chegam visitas em casa, mas tem lógica. O motivo, inclusive, é o mesmo do por que os cachorros cheiram o rabo de outros cães: a busca por informações.

As glândulas sudoríparas que se concentram nas axilas e genitais dos humanos exalam um odor característico que ajuda os cães a nos conhecerem melhor. Por isso, ao cheirar as partes íntimas de uma outra pessoa, o cachorro está tentando captar informações sobre ela. Eles detectam se já conhecem o indivíduo, emoções humanas e outras coisas.

3) Cachorro rodando antes de defecar

Algumas pessoas podem achar que é uma questão de exploração do território, mas o real motivo por que os cachorros rodam antes de defecar tem a ver com o campo magnético da Terra. Os cães têm uma “bússola interna” que identifica os sentidos Norte e Sul. Contudo, não é sempre que o campo magnético está estável, e quando isso acontece os doguinhos procuram outros sentidos para fazer suas necessidades. Acredita-se que essa seja uma forma de os animais lembrarem onde já marcaram território ou não.

4) Cachorro cavando cama

Outra dúvida comum é sobre o que significa quando o cachorro fica cavando a cama antes de deitar. Isso, na realidade, é movido pelos instintos do animal, que cava o espaço onde vai descansar com o objetivo de deixá-lo mais confortável para as sonecas. Em dias muito frios também é uma forma de o cãozinho se manter aquecido, sem sofrer com as baixas temperaturas. Além do mais, o cachorro cavando cama também pode querer deixar o cheirinho dele ali e marcar território (principalmente se ele convive com outros pets).


Os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas para coletar informações
Os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas para coletar informações

5) Cachorro se esfregando na parede (e nas coisas, no geral)

Você sabe por que os cachorros se esfregam nas coisas? Podem ter vários significados. Um deles é porque o animal está tentando capturar o cheiro do objeto em questão. Outra possível explicação é porque - principalmente após o banho -, o cão tenta se “livrar” do cheiro do shampoo e condicionador ao se esfregar na parede e no sofá. Também é possível que o comportamento esteja ligado com o alívio de coceira em cachorro e liberação de energia.

O motivo por que os cães se esfregam nos donos, por outro lado, tem a ver com dominação e tentativa de chamar atenção. Em alguns casos, essa mania de cachorro pode ter relação com hormônios e o comportamento é inibido com a castração, medicamentos e/ou adestramento.

6) Cachorro arrastando bunda no chão

Essa é uma mania de cachorro que precisa de atenção! Os motivos por que o cachorro arrasta a bunda no chão geralmente não são “bons” e indicam a presença de algum problema. Pode ser que o animal esteja com as glândulas anais inflamadas e essa é uma forma de tentar aliviar o incômodo. Também pode ser um sinal de cachorro com verme, constipação, diarreia ou com prolapso retal em cães. Reações alérgicas após a tosa higiênica também podem deixar o cachorro arrastando a bunda no chão.

7) Cachorro mamando no cobertor

Um cachorro adulto que mama no cobertor não é muito natural. Se isso acontecer, é necessário investigar se existe alguma alteração endócrina, gastrointestinal ou neurológica no animal. Já quando se trata de um cão saudável, a explicação é que a mania de cachorro está atrelada a um quadro de ansiedade e estresse. Talvez faltem estímulos físicos e/ou mentais na rotina do seu pet. Uma maneira de contornar isso é com o enriquecimento ambiental para cães.

8) Cachorro virando a cabeça quando alguém fala com ele

Já ouviu falar em “head tilt”? Isso acontece quando o cachorro vira a cabeça de um lado para o outro quando falamos com ele, como se estivesse tentando entender o que dizemos. A explicação para essa mania de cachorro tem a ver com a memória e a capacidade de o animal prestar atenção. Geralmente essa viradinha de cabeça acontece quando o cachorro reconhece uma palavra ou um som em particular, e querem dar uma atenção redobrada ao que está sendo dito.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes