A variedade de sintomas da doença do carrapato é um dos motivos pelos quais a doença é considerada tão grave. O carrapato infectado com um dos quatro tipos de parasitas que causam a doença pica o cãozinho e, a partir daí, o agente infeccioso entra na corrente sanguínea, instaurando a doença do carrapato. Sintomas não demoram a aparecer e logo o animal se encontra bastante debilitado.

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A doença do carrapato em cachorro é muito grave, mas pode ser curada se o tratamento for iniciado cedo. Por isso, identificar os sintomas com rapidez é a melhor forma de chegar logo a um diagnóstico e começar o tratamento. Mas afinal, quais os sintomas da doença do carrapato? Confira os mais comuns a seguir!

Como fica o cachorro com a doença do carrapato?

Na doença do carrapato em cachorro, sintomas podem se manifestar em maior ou menor intensidade. Inapetência, perda de peso, apatia, febre, vômitos, diarreia (com ou sem sangue), icterícia, manchas vermelhas e sangramento nasal são alguns sinais que indicam a doença do carrapato. Esses sintomas são perceptíveis dependendo da fase da doença.

Qual o primeiro sintoma da doença do carrapato no cachorro?

A febre costuma ser o primeiro sinal de doença do carrapato em cães. Ela mostra que o corpo está tentando combater o problema, e já deve ligar o alerta. Para quem não sabe quais os sintomas de doença do carrapato, também é importante se atentar se o animal continua se alimentando, como está a consistência das fezes, se há vômitos ou não, como está a pele do animal e outras alterações.

1) Doença do carrapato: sintomas normalmente começam com febre

A febre em cachorro é um dos primeiros sintomas que aparecem na maioria das doenças - inclusive na doença do carrapato. No geral, a febre serve para avisar que há algo de errado no organismo do animal. Qualquer coisa diferente, como a presença de um agente infeccioso, faz com que o corpo instintivamente tente se proteger e avisar que há um problema. Por isso, é comum que a doença do carrapato em cachorro se inicie com febre alta.

2) A doença do carrapato em cachorro causa vômito e diarreia com sangue

Assim como a febre, o cachorro vomitando e com diarreia também são sintomas comuns a diversos problemas de saúde. Mas, para complementar esses sintomas, doença do carrapato também pode se manifestar por meio de sangue nas fezes do cachorro. Em alguns casos, pode ter até mesmo presença de sangue na urina. Por isso, vale redobrar a atenção nesses casos!

Vale dizer que o vômito e a diarreia são sintomas da doença do carrapato mais frequentes no início da doença e funcionam como um sinal de alerta que há algo de errado no organismo do cão.

3) Mucosas pálidas são alguns dos sintomas da doença do carrapato mais comuns

Na doença do carrapato, sintomas vão além dos mais clássicos. Um dos maiores indicativos de doença do carrapato em cachorro são as mucosas pálidas, condição chamada de icterícia em cães. A gengiva e a parte interna dos olhos são os locais onde isso é mais perceptível. Caso elas estejam com uma coloração branca ou meio amarelada, pode ser sinal de que o animal está com a doença. Se você quer saber quais sintomas da doença do carrapato que estão presentes em todos os quatro tipos da doença, a mucosa pálida é um deles.

4) A doença do carrapato faz o animal perder o apetite e emagrecer

É muito comum vermos um cachorro que não quer comer quando está doente, pois o animal sempre acaba ficando mais quietinho, enjoado e cansado. A falta de apetite é um grande problema na doença do carrapato. Sintomas como esse - além da diarreia - são preocupantes porque vão deixando o animal cada vez mais fraco, dificultando o tratamento.

Quando o pet não come, não recebe a quantidade ideal de nutrientes e seu corpo não tem tanta força para combater o parasita. Assim, a doença do carrapato em cachorro vai avançando mais rapidamente. O animal também começa a sofrer com perda de peso, já que não está se alimentando corretamente. Por esses motivos, esses são uns dos sintomas de doença do carrapato mais preocupantes.

 

Existem muitos sintomas da doença do carrapato, como perde de apetite, indisposição e manchas vermelhas na pele

Sintomas da doença do carrapato incluem perde de apetite e indisposição

 

 

5) O cachorro com doença do carrapato fica indisposto e triste 

 

A junção de todos os sintomas da doença do carrapato deixam o animal bem cabisbaixo. Isso tem relação com a baixa de plaquetas no sangue, que traz cansaço ao animal. O cão passa a ficar deitado a maior parte do tempo, não tem disposição para brincar, mal responde o tutor e parece que só quer dormir. A perda de vitalidade faz com que o pet não se exercite e, consequentemente, vá ficando mais sedentário e fraco, atrapalhando o tratamento da doença do carrapato. Sintomas de tristeza podem ser tão grandes que, muitas vezes, o cachorro com a doença do carrapato desenvolve até mesmo uma depressão em cachorro.

6) Manchas vermelhas na pele são sintomas da doença do carrapato em cachorro

O parasita causador da doença do carrapato se aloja na corrente sanguínea do cão, por onde vai se espalhar por todo o corpo. Por isso, é muito comum aparecerem sintomas relacionados a problemas de coagulação. A dificuldade em coagular o sangue faz com que surjam alguns sangramentos pelo corpo. É o caso das petéquias, manchinhas vermelhas na pele que são resultado de hemorragias nos vasos sanguíneos.

As petéquias podem até se confundir com um cachorro com alergia na pele, mas elas não desaparecem ou ficam mais claras caso você as pressione (que é o que acontece em uma alergia). O cachorro com doença do carrapato normalmente apresenta essas manchas, então fique atento à pelagem do animal. 

7) Em alguns casos de doença do carrapato, o cão pode apresentar sangramento nasal

Como explicamos, problemas na circulação sanguínea são frequentes na doença do carrapato. Sintomas mais comuns relacionados a isso são petéquias e sangue nas fezes e urina, mas em alguns casos o cachorro com doença do carrapato pode apresentar sangramento nasal. É um sinal mais raro e que nem todos os cães infectados vão manifestar, mas é bom ficar alerta.

8) Sintomas da doença do carrapato podem incluir alterações oftalmológicas

A conjuntivite e a uveíte são algumas alterações oculares que podem atingir um cachorro com doença do carrapato. Por isso, também é importante ficar atento aos olhos do seu amigo de quatro patas. Lacrimação excessiva e possíveis inflamações devem ser avaliadas por um especialista. Além disso, vale ficar atento também a alterações neurológicas, como fraqueza e paralisia dos membros — outro possível sinal de sintomas de doença do carrapato.

Qual o remédio para doença do carrapato em cachorro?

Além de saber quais os sintomas da doença do carrapato no cachorro, é importante saber como tratar o problema. Geralmente, o médico veterinário indica o uso de antibióticos para cachorro específicos, além do controle dos parasitas. A dosagem, bem como o tempo de administração dos medicamentos, deve ser orientado por um profissional.

Quais as chances do cachorro sobreviver à doença do carrapato?

A doença do carrapato é grave e pode ser fatal. Mas se for identificada e diagnosticada rapidamente, as chances de cura do animal são boas. Por isso, o ideal é ficar de olho nos sintomas da doença do carrapato em cachorro e procurar um veterinário se houver qualquer suspeita da doença. Além disso, o tutor deve saber como prevenir o carrapato o carrapato em cães no dia a dia.

Publicado originalmente em: 06/05/2022

Atualizado em: 17/10/2023