Geralmente associado a animais de caça ou de corrida, o cachorro Galgo também pode ser uma ótima escolha de companhia para se ter em casa. Isso porque, apesar de serem cachorros grandes ou de porte médio, os Galgos, em sua maioria, tendem a ser tímidos e mais quietinhos, desde que tenham uma rotina de exercícios diários. Além disso, é importante ter em mente que quando falamos do Galgo, nos referimos a um grupo com diferentes raças de cachorro que possuem várias características em comum, e não exatamente a uma única raça Galgo. No entanto, como eles costumam ter várias semelhanças não apenas no seu físico, como também no seu comportamento, o Patas da Casa reuniu as principais características do cachorro Galgo. Confira a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Velocidade é o sobrenome da raça Galgo

O cachorro Galgo se destaca, principalmente, por ser incrivelmente veloz, podendo chegar a 65 km/h em uma corrida. Isso é possível porque eles têm um corpo mais esguio e com uma estrutura aerodinâmica, o que possibilita ainda mais a sua agilidade. Não é à toa que os cães que fazem parte desse grupo de raça Galgo eram muito utilizados para caçar presas, como cervos e javalis, séculos atrás. Hoje, a velocidade continua sendo uma de suas maiores qualidades e, por isso, são cães muito usados para corrida. Embora esse esporte não seja muito praticado no Brasil, tem muitos admiradores lá fora, principalmente na América do Norte.

2) As pernas longas são um traço característico do cachorro Galgo

Não é muito difícil de reconhecer um cachorro Galgo, já que estes cães têm um traço bastante perceptível em comum: o tamanho de suas pernas. Finas, longas e atléticas, é graças a elas que o cachorro de raça Galgo consegue correr tão rapidamente sem enfrentar dificuldades. Ainda sobre o seu físico, esse tipo de cão também possui um tórax que é visivelmente mais profundo, o que ajuda a suportar seu forte sistema cardiovascular.

3) Existem várias raças de cachorro Galgo, cada uma com suas particularidades

O conjunto de semelhanças é o que define o Galgo, mas ainda assim é importante ter em mente que esse grupo de cachorros é dividido em várias raças, que também possuem algumas características próprias. A cor e o tipo da pelagem, por exemplo, pode variar bastante. Além disso, o porte físico do animal também é de acordo com a raça dele, sendo que, no geral, o cão Galgo tem um tamanho médio ou grande. As raças mais comuns desses cachorros aqui no Brasil são: Whippet, Saluki e Sloughi, além do Galgo Inglês e Espanhol.

 

cachorro galgo no jardim

4) Galgo: cachorro é um dos mais antigos e já foi considerado uma raça nobre

 

Para quem não sabe, o cachorro Galgo é tão antigo que chegou a ser representado no Antigo Egito por meio de esculturas e monumentos, cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Além disso, estes cãezinhos também foram muito apreciados pelos gregos e romanos de antigamente, que associavam o corpo esbelto e a musculatura bem definida a um cão nobre. Tanto é que, com a chegada da Idade Média, o Galgo passou a ser uma raça bastante desejada pelos aristocratas.

5) Cachorro da raça Galgo tem uma personalidade mais independente

Algumas raças de cachorro exigem maior atenção de seus tutores do que outras, mas esse não é o caso do Galgo. Na verdade, esse cãozinho tende a ser mais independente e dificilmente vai ficar seguindo seus humanos por aí. Isso não quer dizer que eles não são carinhosos ou desapegados totalmente da sua família, mas eles têm um jeitinho próprio de demonstrar isso, que geralmente é com lambidas ou balançando o rabinho. 

6) O Galgo precisa de caminhadas diárias para se exercitar

Por ser um cachorro naturalmente atlético e que foi desenvolvido justamente para corridas e caça de animais, o Galgo precisa de uma rotina com exercícios físicos diários para gastar a energia que tem. Os mais indicados são os passeios e as caminhadas, pois assim o cãozinho consegue exercitar suas longas pernas com um espaço mais adequado. De todo jeito, desde que o animal tenha essa rotina de exercícios, ele consegue viver bem tanto em apartamentos quanto em casas.

7) Os cães da raça Galgo geralmente são bastante saudáveis

A boa notícia é que o cachorro da raça Galgo dificilmente apresenta problemas de saúde. Pelo contrário, eles são cães que costumam ser fortes e saudáveis, desde que recebam todos os cuidados necessários. Para isso, é importante ter em mente que esse cãozinho precisa de uma rotina com boa quantidade de atividade física, alimentação balanceada e visitas regulares ao veterinário. Caso contrário, doenças, como a displasia do quadril, podem acabar surgindo. Então, lembre-se que a saúde do seu amigo também depende de você!

Redação: Juliana Melo