Geralmente associado a animais de caça ou de corrida, o cachorro Galgo também pode ser uma ótima escolha de companhia para se ter em casa. Isso porque, apesar de serem cachorros grandes ou de porte médio, os Galgos, em sua maioria, tendem a ser tímidos e mais quietinhos, desde que tenham uma rotina de exercícios diários. Além disso, é importante ter em mente que quando falamos do Galgo, nos referimos a um grupo com diferentes raças de cachorro que possuem várias características em comum, e não exatamente a uma única raça Galgo. No entanto, como eles costumam ter várias semelhanças não apenas no seu físico, como também no seu comportamento, o Patas da Casa reuniu as principais características do cachorro Galgo. Confira a seguir!
1) Velocidade é o sobrenome da raça Galgo
O cachorro Galgo se destaca, principalmente, por ser incrivelmente veloz, podendo chegar a 65 km/h em uma corrida. Isso é possível porque eles têm um corpo mais esguio e com uma estrutura aerodinâmica, o que possibilita ainda mais a sua agilidade. Não é à toa que os cães que fazem parte desse grupo de raça Galgo eram muito utilizados para caçar presas, como cervos e javalis, séculos atrás. Hoje, a velocidade continua sendo uma de suas maiores qualidades e, por isso, são cães muito usados para corrida. Embora esse esporte não seja muito praticado no Brasil, tem muitos admiradores lá fora, principalmente na América do Norte.
2) As pernas longas são um traço característico do cachorro Galgo
Não é muito difícil de reconhecer um cachorro Galgo, já que estes cães têm um traço bastante perceptível em comum: o tamanho de suas pernas. Finas, longas e atléticas, é graças a elas que o cachorro de raça Galgo consegue correr tão rapidamente sem enfrentar dificuldades. Ainda sobre o seu físico, esse tipo de cão também possui um tórax que é visivelmente mais profundo, o que ajuda a suportar seu forte sistema cardiovascular.
3) Existem várias raças de cachorro Galgo, cada uma com suas particularidades
O conjunto de semelhanças é o que define o Galgo, mas ainda assim é importante ter em mente que esse grupo de cachorros é dividido em várias raças, que também possuem algumas características próprias. A cor e o tipo da pelagem, por exemplo, pode variar bastante. Além disso, o porte físico do animal também é de acordo com a raça dele, sendo que, no geral, o cão Galgo tem um tamanho médio ou grande. As raças mais comuns desses cachorros aqui no Brasil são: Whippet, Saluki e Sloughi, além do Galgo Inglês e Espanhol.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?
4) Galgo: cachorro é um dos mais antigos e já foi considerado uma raça nobre
Para quem não sabe, o cachorro Galgo é tão antigo que chegou a ser representado no Antigo Egito por meio de esculturas e monumentos, cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Além disso, estes cãezinhos também foram muito apreciados pelos gregos e romanos de antigamente, que associavam o corpo esbelto e a musculatura bem definida a um cão nobre. Tanto é que, com a chegada da Idade Média, o Galgo passou a ser uma raça bastante desejada pelos aristocratas.
5) Cachorro da raça Galgo tem uma personalidade mais independente
Algumas raças de cachorro exigem maior atenção de seus tutores do que outras, mas esse não é o caso do Galgo. Na verdade, esse cãozinho tende a ser mais independente e dificilmente vai ficar seguindo seus humanos por aí. Isso não quer dizer que eles não são carinhosos ou desapegados totalmente da sua família, mas eles têm um jeitinho próprio de demonstrar isso, que geralmente é com lambidas ou balançando o rabinho.
6) O Galgo precisa de caminhadas diárias para se exercitar
Por ser um cachorro naturalmente atlético e que foi desenvolvido justamente para corridas e caça de animais, o Galgo precisa de uma rotina com exercícios físicos diários para gastar a energia que tem. Os mais indicados são os passeios e as caminhadas, pois assim o cãozinho consegue exercitar suas longas pernas com um espaço mais adequado. De todo jeito, desde que o animal tenha essa rotina de exercícios, ele consegue viver bem tanto em apartamentos quanto em casas.
7) Os cães da raça Galgo geralmente são bastante saudáveis
A boa notícia é que o cachorro da raça Galgo dificilmente apresenta problemas de saúde. Pelo contrário, eles são cães que costumam ser fortes e saudáveis, desde que recebam todos os cuidados necessários. Para isso, é importante ter em mente que esse cãozinho precisa de uma rotina com boa quantidade de atividade física, alimentação balanceada e visitas regulares ao veterinário. Caso contrário, doenças, como a displasia do quadril, podem acabar surgindo. Então, lembre-se que a saúde do seu amigo também depende de você!
Redação: Juliana Melo
