A adoção animal é muito mais do que um ato de amor: é também uma forma de salvar a vida de inúmeros bichinhos que foram abandonados e procuram uma família. Existem cães de todos os tipos e para todos os gostos, mas um que sempre chama a atenção é o cachorro vira-lata preto. A pelagem escurecida dá um ar misterioso para o doguinho e a gente nunca sabe muito bem o que esperar dele, mas uma coisa é certa: quem decide adotar cachorro preto vira-lata não se arrepende. Veja 6 motivos para dar uma chance para um filhotinho preto Sem Raça Definida (SRD)!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O vira-lata preto tem tanto amor para oferecer quanto qualquer outro cãozinho

Algumas raças de cachorro são mais carinhosas do que outras, mas quando se trata de um vira-latinha tudo fica meio imprevisível. Bom, quase tudo, né? A verdade é que quase todo cachorro vira-lata (preto, principalmente) costuma ser bem carente. Esses doguinhos fazem questão de demonstrar todo o amor e gratidão que sentem pela sua família sempre que podem, então nunca vai faltar afeto e carinho na sua vida! Ah, isso vale também para outras combinações de cores, como o vira-lata preto e branco.

2) A personalidade do cachorro vira-lata preto costuma ser encantadora

É claro que não dá para definir com toda a certeza como vai ser a personalidade do vira-lata preto, mas esses cães têm tudo para serem carinhosos, fiéis e grandes companheiros dos humanos. Como a maioria dos animais abandonados, o cachorro vira-lata preto sabe como é sentir a rejeição na pele, então ele se sente muito grato quando é acolhido por uma nova família. O jeitinho que ele tem de demonstrar isso é trazendo muita alegria para dentro de casa e estando ao seu lado para o que der e vier!

3) Cachorro preto vira-lata tem muita dificuldade para encontrar um lar

Infelizmente, o vira-lata preto é um dos menos procurados para ser adotado, o que torna mais difícil ainda a tarefa de encontrar um lar para esses cãezinhos. Existem várias teorias que tentam explicar porquê o cachorro preto (vira-lata ou não) é mais rejeitado na hora da adoção. Uma delas é baseada na Síndrome do Grande Cachorro Preto (SGCP), que parte da ideia de que animais com pelos escuros são mais agressivos do que os de pelagem clara. Isso não passa de uma superstição sem base científica (e até preconceituosa), mas é algo que acaba influenciando na escolha de tutores que querem adotar um cãozinho. É importante desmistificar essa ideia. Que tal abrir seu coração para um cachorro vira-lata com a pelagem preta?

 

Vira-lata preto: esses cães são dóceis e muito amigáveisO cachorro vira-lata preto tem um jeitinho muito especialA companhia de um vira-lata preto muda a vida de qualquer pessoa para melhor

 

4) O filhote vira-lata preto vai mudar a sua vida para melhor

 

Por mais clichê que pareça, essa é a mais pura verdade. Sempre que abrimos as portas de casa para um filhote vira-lata preto, a vida fica mais bonita, divertida e alegre. Os cães normalmente têm essa capacidade de transformar qualquer lugar em um lugar melhor, e com os vira-latinhas isso fica ainda mais evidente. Eles preenchem o ambiente com muita energia e é praticamente impossível não se deixar contagiar por eles. Sem falar que você acaba mudando a vida dele para melhor também, né? Afinal, você vai estar salvando a vida de um cãozinho que poderia continuar sofrendo nas ruas e nunca encontrar um lar.

5) Adotar um cachorro vira-lata preto (filhote ou adulto) não custa nada!

Se você sempre sonhou em ter um cãozinho, mas não tem condições de comprar um cachorro de raça, aqui vai uma dica: adotar um cachorro vira-lata preto é totalmente de graça! Você ainda salva a vida de um bichinho abandonado e ganha uma companhia incrível. Mas ainda que o processo de adoção seja gratuito, é importante ter um planejamento financeiro para comprar coisas essenciais para o pet, como ração e os gastos do veterinário. Essas são algumas responsabilidades que acompanham todo cãozinho, e com o cachorro vira-lata preto (filhote ou adulto) não é diferente.

6) O vira-lata preto é um amigo que você vai ter para o resto da vida

Quando um cachorro preto vira-lata entra na nossa vida é pra sempre. Ele vai estar com você na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza. Por isso você precisa aceitá-lo de peito aberto também. Os cães não têm a plena capacidade de nos compreender, até porque as habilidades cognitivas deles são mais limitadas, mas eles bem que tentam. A linguagem canina, inclusive, é muito rica e se você souber interpretar os sinais, vai criar uma linda relação de amizade e cumplicidade com o seu doguinho. O amor de um vira-lata preto é, sem dúvidas, uma das mais puras formas de amor.

Redação: Juliana Melo