O vômito e diarreia em gatos são condições que sempre ligam o alerta nos tutores. Geralmente sintoma de algum outro problema de saúde, o gato vomitando ou com diarreia pode representar tanto uma reação natural do organismo felino quanto uma doença mais grave. O sistema digestivo do gato é sensível e pode ser afetado por uma simples alteração na alimentação. Para que você saiba o que fazer para evitar as condições do gato vomitando e com diarreia, o Patas da Casa separou algumas dicas!

1) Trocar a ração de forma gradual é fundamental para não deixar o gato com diarreia

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Qualquer mudança na alimentação dos felinos pode provocar vômito ou deixar o gato com diarreia. Por conta disso, a readaptação ao novo alimento deve ser feita de forma gradual. A ração do gato antiga deve ser misturada com o novo alimento por pelo menos sete dias. A quantidade da comida antiga deve ser diminuída gradualmente durante esse período até que o gato se alimente exclusivamente da nova ração. Dessa forma, o organismo do seu pet vai assimilando a mudança aos poucos.

Além disso, comer rápido demais é um comportamento que também provoca vômito em gatos. Por isso, é necessário observar se o seu bichano está muito empolgado com o novo alimento. Para reduzir os riscos, o tutor pode alimentar o gato com refeições menores e com mais frequência, até notar que o animal está comendo mais devagar. Oferecer ração em uma superfície ampla e rasa também ajuda, pois o pet não consegue abocanhar quantidades maiores do que deveria de uma vez só.

2) Gato com diarreia: não ofereça comidas humanas para o pet

As quantidades de gordura muito elevadas podem comprometer significativamente a saúde do gato. É por isso que é totalmente contraindicado oferecer comidas humanas para o pet, já que alguns ingredientes podem provocar vômito e diarreia em gatos. É essencial que a dieta do pet seja composta exclusivamente por uma ração para gatos de boa qualidade. Os petiscos podem ser oferecidos periodicamente como forma de recompensa ou para agradar o felino.

3) Manter as visitas ao veterinário em dia faz parte dos cuidados com gatos mais essenciais

Levar o animal de estimação ao veterinário somente quando ele apresenta um problema de saúde é um descuido cometido por muitos pais de pets. Tanto gatos como cachorros devem ter uma rotina de visitas ao profissional especializado para checar a saúde. Lembre-se que os vômitos e a diarreia são sintomas de outras condições que estão afetando o gato, por isso, manter os check-ups em dia vai ajudar a identificar qualquer problema com antecedência. 


A alimentação não é único fator que deve ser levado em conta na hora de prevenir o vômito e diarreia em gatos
A alimentação não é único fator que deve ser levado em conta na hora de prevenir o vômito e diarreia em gatos

4) Cuidar da pelagem do gato ajuda a evitar os vômitos provocados pelas bolas de pelo

A formação de bolas de pelo no estômago do gato é uma condição que pode provocar vômito esporádicos. Ao fazer a autolimpeza com a língua, é normal que o gato acabe ingerindo uma grande quantidade de pelos no processo. Há quem acredite que as bolas de pelo são normais, mas não se engane: os fios irritam a mucosa gástrica e provocam os vômitos, que de forma alguma são saudáveis para a saúde do animal.  Escovar os pelos do bichinho frequentemente é uma das formas de evitar a ingestão dos pelos e, consequentemente, causar os vômitos de bolas de pelo. 

5) Manter as vacinas do gato em dia ajuda a evitar doenças que causam vômitos e diarreia

Vacinar o gato sem atrasos é essencial para a qualidade de vida do pet. Como dito anteriormente, a diarreia e vômito podem ser sintomas de doenças graves, que muitas vezes são prevenidas com vacina, como é o caso da panleucopenia felina. Atrasar a vacina não é uma opção e pode fazer com que seja necessário repetir todo o ciclo de imunização.

6) O vermífugo para gatos é essencial para evitar problemas com diarreia

Os parasitas são uma das causas mais comuns da diarreia em gatos. Fazer a vermifugação preventiva do felino é uma forma de evitar a condição. As verminoses são perigosas e ainda podem evoluir para estados de saúde mais graves, principalmente quando não diagnosticadas no início.

Redação: Hyago Bandeira