Adoção

6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)

O vira-lata é o melhor amigo de quatro patas que você pode ter!
O vira-lata é o melhor amigo de quatro patas que você pode ter!

Adotar cachorro é um ato de amor! Ainda mais se ele for um cão sem raça definida (SRD), que é popularmente conhecido como vira-lata aqui no Brasil. Esses animais geralmente vivem nas ruas e só procuram um lar para chamar de seu. Felizmente, de uns tempos pra cá eles se tornaram os queridinhos dos amantes de cachorros. Não é à toa que o vira-lata caramelo virou praticamente um verdadeiro símbolo brasileiro! Mas afinal de contas, o que é importante saber antes de adotar um cachorro vira-lata? Quais características são próprias desse cãozinho e que cuidados são necessários com ele? Reunimos 6 coisas que você precisa saber antes de ter um vira-latinha em casa. Chega mais!

1) Alguns traumas podem fazer parte da história do vira-lata, então dê espaço ao seu cãozinho

Nem todo cachorro tem uma história feliz. Alguns são abandonados pela própria família, outros nascem e passam por diversas dificuldades na rua e tem até aqueles que acabam sendo vítimas de maus-tratos. Portanto, ao adotar um vira-lata você precisa entender que o cãozinho pode ter traumas passados. A vida dele pode não ter sido exatamente fácil, então vai demorar um pouquinho até ele se adaptar com a nova família e seu novo lar. Não quer dizer que ele não esteja feliz por ter você por perto, só significa que ele não está acostumado a receber carinho e ter um cantinho só dele. Então dê um pouco de espaço ao vira-lata que logo, logo ele vai estar super animado em ter você do lado dele. O amor e paciência são grandes aliados!

2) Cachorro vira-lata sempre vai estar pronto para te dar amor!

Depois que o vira-lata se familiariza com o ambiente, prepare-se para receber muito amor do seu pet! Os cachorros sem raça definida são mega carinhosos, e depois que eles se apegam a sua nova família não tem quem separe. Esses animais tendem a ser mais carentes no geral, então quando eles começam a se sentir amados por alguém, não há nada que os impeça de demonstrar amor e gratidão em dobro.

3) O vira-lata tem uma fonte inesgotável de energia!

Se você pretende ter um cachorro vira-lata, deve estar ciente de que esses animais são super ativos. Gostam de correr, pular e brincar sempre que podem. Os passeios, aliás, são o ponto alto do dia deles e não devem ser deixados de lado. Mas um dia ou outro que não dê para passear com o seu amigo também não tem problema, porque o vira-lata sempre dá o seu jeitinho de gastar energia até dentro de casa. Então uma boa dica é: invista em brinquedos. Pode ser de todo tipo: recicláveis, interativos ou até mesmo a famosa bolinha para cães. Tudo isso agrada o vira-lata e vai deixá-lo bastante feliz no dia a dia!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O vira-lata caramelo virou um símbolo no Brasil! E assim como todo bom SRD, ele é cheio de energia!
    O vira-lata caramelo virou um símbolo no Brasil! E assim como todo bom SRD, ele é cheio de energia!

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    4) Aprenda como saber o tamanho de um cachorro vira-lata!

    Quando se tem um vira-lata filhote, uma dúvida muito comum é quanto ao porte do animal. Afinal, como é possível determinar isso quando o cãozinho não é de raça e, portanto, não tem um porte definido? Bom, a verdade é que isso é mais simples do que parece. Geralmente, os cães de porte pequeno têm um crescimento acelerado nas primeiras semanas de vida, atingindo praticamente sua estatura da fase adulta, que varia entre 25 e 40 cm. Já os cachorros grandes têm um crescimento mais desacelerado, porque podem crescer até os dois anos, atingindo pelo menos 70 cm nesse meio tempo. Contudo, a grande maioria dos cachorros vira-latas são de porte médio e por isso ficam na faixa de 40 a 60 cm.

    5) O vira-lata também precisa estar com o calendário de vacinas em dia

    Muita gente alega que o cachorro vira-lata tem uma saúde de ferro e não fica doente, mas isso não passa de um mito. Embora eles sejam realmente um pouco mais resistentes mesmo, não quer dizer que o cãozinho está imune e livre de qualquer doenças. Muito pelo contrário: é importante ter o mesmo cuidado com esse doguinho que você teria com um cachorro de raça pura. Levá-lo ao veterinário regularmente para saber como anda a saúde dele, dar todas as vacinas que são recomendadas para os cães e não esquecer de vermifugar o seu amigão. Além disso, remédios para pulgas e carrapatos também são muito bem-vindos!

    6) Afinal de contas, quanto tempo vive um cachorro vira-lata?

    Por mais que alguns acreditem que a expectativa do vira-lata é maior do que a dos cães de raça, não é bem assim. Na verdade, o que determina quanto tempo vive um vira-lata é a qualidade de vida que esse animal tem. Se ele for bem cuidado, tiver uma boa alimentação, praticar exercícios físicos com frequência e viver em uma ambiente saudável, feliz e com muito amor envolvido, a expectativa de vida do animal pode variar de 10 a 16 anos. Mas isso está mais relacionado aos cuidados que ele recebe do que ao fato de ser um vira-lata.

    BÔNUS: Como saber se o cachorro é vira-lata?

    Um cachorro de raça pura que cruza com um animal da mesma raça vai dar origem a um outro cãozinho de raça pura. Já quando temos um cachorro de determinada raça que faz esse cruzamento com uma raça distinta, pode gerar uma mistura inusitada, como o Labradoodle (uma mistura de Labrador com Poodle), por exemplo. No caso do vira-lata que conhecemos, a gente não tem como saber qual é exatamente a linhagem do animal, porque é uma mistura de vários cruzamentos diferentes que deu origem a ele. Por isso o cachorro sem raça definida é tão imprevisível em todos os aspectos.

    Redação: Juliana Melo

     

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Próxima matéria

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)
    Adoção

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Ver Todas >

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?
    Adote um animal

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?

    Os Bulldogs estão presentes em muitos lares brasileiros (e também no mundo inteiro). Com uma personalidade brincalhona e ao mesmo tempo dócil, esses cãezinhos são a companhia ideal para qualquer humano. Mas será que você sabe como diferenciar um Bulldog Inglês de um Bulldog Francês? Assim como várias outras raças de cachorro, esses dois doguinhos compartilham algumas semelhanças, mas também existem várias diferenças entre eles. 

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça

    O American Staffordshire Terrier é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião. 

    Ver Todas >