O vira-lata é, sem dúvidas, um dos cães mais amados e queridos pelos brasileiros. Conhecido oficialmente como cachorro sem raça definida (SRD), esses pets derivam do cruzamento entre duas ou mais raças, o que torna cada animal único. A maioria desses cães vivem nas ruas e procuram por um lar para chamar de seu, mas felizmente hoje o cachorro vira-lata é uma das “raças” mais populares no Brasil. E não é para menos, né? As fotos de vira-lata não negam: esses cães têm tudo para conquistar um espaço no coração de qualquer um.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas o que é importante saber antes de adotar um cachorro vira-lata filhote ou adulto? Quais características são próprias desse cãozinho e que cuidados são necessários com ele? Reunimos 6 coisas que você precisa saber antes de ter um vira-latinha em casa. Chega mais!

1) Alguns traumas podem fazer parte da história do vira-lata, então dê espaço ao seu cãozinho

Antes de abrir as portas de casa para um vira-lata filhote ou adulto, é importante ter em mente que os animais que vivem nas ruas nem sempre têm uma história feliz. A vivência de cada cãozinho é diferente: alguns são abandonados pela própria família, outros nascem e passam por diversas dificuldades na rua e tem até vira-lata que é vítima de maus-tratos. 

Ao adotar um cachorro vira-lata você precisa entender que ele pode ter traumas passados, mesmo que ainda seja um filhote. O processo de adaptação pode demorar um pouquinho até que ele se acostume com a nova família e com o novo lar. Por isso, uma das melhores formas de aprender como cuidar de um cachorro filhote vira-lata é saber respeitar o espaço do pet desde o início, além de oferecê-lo um cantinho com tudo que ele precisa. Isso também vale para os cães mais velhos. O amor e a paciência são grandes aliados!

2) Cachorro vira-lata sempre vai estar pronto para te dar amor!

Adotar cachorro vira-lata é um ato de amor! E pode ter a certeza de que esses cãezinhos sempre vão retribuir todo o carinho que recebem em dobro. Depois que o cachorro vira-lata (bebê ou adulto) se adapta na nova casa e se familiariza com o ambiente, o que não vai faltar é amor e companheirismo na vida de toda a família. Os cachorros sem raça definida são mega carinhosos, e depois que eles se apegam aos tutores não tem quem separe. O vira-lata tende a ser mais carente do que outros cães, especialmente quando ele é resgatado e adotado ainda filhote, então quando ele começa a se sentir amado por alguém, não há nada que o impeça de demonstrar todo o amor e gratidão que sente.

3) O vira-lata tem uma fonte inesgotável de energia!

Se você pretende ter um cachorro vira-lata, deve estar ciente de que esses animais são super ativos. Gostam de correr, pular e brincar sempre que podem. Passear com o cachorro vira-lata é o ponto alto do dia desses cães, por isso é algo que não deve ser deixado de lado. Mas se um dia ou outro não der para passear com ele não tem problema, porque o vira-lata sempre dá o seu jeitinho de gastar energia até dentro de casa. Então uma boa dica é: invista em brinquedos para cachorro. Pode ser de todo tipo: recicláveis, interativos ou até mesmo a famosa bolinha para cães. Tudo isso agrada o vira-lata e vai deixá-lo bastante feliz!

Ah, mas não se esqueça de comprar brinquedos apropriados para cada fase de vida do doguinho, hein? O cachorro vira-lata filhote precisa de brinquedos mais maleáveis, como os mordedores, ou que possam servir de companhia, como as pelúcias. Conforme o cãozinho fica mais velho, outros tipos de brinquedos podem ser incluídos nessa lista. Uma outra dica é aprender como treinar um cachorro vira-lata, pois esses cães também costumam ser bastante inteligentes e podem aprender vários truques, além de comandos básicos de obediência.

 

A Aurora é a clássica vira-lata caramelo que os brasileiros amamTem cachorro vira-lata de todo tipo e de todos os tamanhos, como o LeãoO vira-lata peludo sempre é muito charmoso, que nem a BrisaO cachorro vira-lata preto, como o Alfredo, encanta qualquer pessoaVira-lata peludo: a Paçoca é bem peludinha e muito fofaO Guga é um cachorro vira-lata que sempre está pronto para brincarO cachorro vira-lata é sinônimo de amor e carinho, e a Baunilha é a prova dissoO vira-lata filhote precisa crescer em um ambiente acolhedor, como tá acontecendo com o Neo

 

4) Aprenda como saber o tamanho de um cachorro vira-lata!

 

Quando se tem um vira-lata filhote, uma dúvida muito comum é quanto ao porte do animal. Afinal, como é possível determinar isso quando o cãozinho não é de raça e, portanto, não tem um porte definido? Bom, a verdade é que isso é mais simples do que parece. Geralmente, o vira-lata pequeno tem um crescimento acelerado nas primeiras semanas de vida, atingindo praticamente sua estatura da fase adulta, que varia entre 25 e 40 cm. Já quando se trata de um filhote de vira-lata de porte grande, o crescimento é mais lento e o cão pode crescer até os dois anos, atingindo pelo menos 70 cm nesse meio tempo. Contudo, a grande maioria dos cachorros vira-latas são de porte médio e por isso ficam na faixa de 40 a 60 cm.

5) O vira-lata também precisa estar com o calendário de vacinas em dia

Muita gente alega que o cachorro vira-lata tem uma saúde de ferro e não fica doente, mas isso não passa de um mito. Embora eles sejam realmente um pouco mais resistentes, não quer dizer que o cãozinho está imune e livre de qualquer doença. Muito pelo contrário: é importante ter o mesmo cuidado com esse doguinho que você teria com um cachorro de raça pura. Levá-lo ao veterinário regularmente para saber como anda a saúde dele, dar todas as vacinas que são recomendadas para os cães e não esquecer de vermifugar o seu amigão. Além disso, remédios para pulgas e carrapatos também são muito bem-vindos!

Para o doguinho ficar ainda mais saudável, a ração para vira-lata também deve ser de uma boa qualidade, contendo todos os nutrientes importantes para o seu organismo. Uma boa opção de ração para cachorro vira-lata é a versão Premium ou Super Premium, que fornece uma alimentação balanceada e completa para os cães.

6) Afinal de contas, quanto tempo vive um cachorro vira-lata?

Por mais que alguns acreditem que a expectativa do vira-lata é maior do que a dos cães de raça, não é bem assim. Na verdade, o que determina quanto tempo vive um vira-lata é a qualidade de vida que esse animal tem. Se ele for bem cuidado, tiver uma boa alimentação, praticar exercícios físicos com frequência e viver em uma ambiente saudável, feliz e com muito amor envolvido, a expectativa de vida do animal pode variar de 10 a 16 anos. Mas isso está mais relacionado ao ambiente em que ele vive do que ao fato de ser um vira-lata. Como cuidar desses cães faz toda a diferença nessas horas!

BÔNUS: Como saber se o cachorro é vira-lata?

Um cachorro de raça pura que cruza com um animal da mesma raça vai dar origem a um outro cãozinho de raça pura. Já quando temos um cachorro de determinada raça que faz esse cruzamento com uma raça distinta, pode gerar uma mistura inusitada, como o Labradoodle (uma mistura de Labrador com Poodle), por exemplo. No caso do vira-lata que conhecemos, a gente não tem como saber qual é exatamente a linhagem do animal, porque é uma mistura de vários cruzamentos diferentes que deu origem a ele. Por isso o cachorro sem raça definida é tão imprevisível em todos os aspectos, inclusive na aparência, já que é possível encontrar desde um vira-lata caramelo filhote até um cachorro vira-lata peludo todo branquinho.

Redação: Juliana Melo

Publicada originalmente em: 02/07/2020

Atualizada em: 11/08/2021