Antes de escolher qual brinquedo fazer para o seu gato, você precisa entender quais os benefícios de certos objetos para os gatinhos. Um arranhador, por exemplo, é essencial para que eles aparem as unhas - se você não tiver um, é bem provável que o seu sofá assuma essa função. Outros brinquedos, principalmente os que estimulam ele a correr e se movimentar, são um artifício para se exercitarem. É importante observar os comportamentos do seu gato: se ele é mais ativo, pode gostar de um circuito feito com caixas de papelão; agora se é mais tranquilão, um dispenser de comida pode distraí-lo. Pegue a tesoura, os materiais e mão na massa:

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1. Arranhador de caixa de papelão

Para poupar os seus móveis das unhas do gatinho, você pode fazer um arranhador de caixa de papelão. Basta recortar algumas tiras do mesmo tamanho, colar uma na outra e deixar disponível para a apreciação do seu felino depois que secar. Se você achar que o papelão não é suficiente, pode incrementar a estrutura com o sisal, que é uma corda bem baratinha e fácil de ser encontrada.

2. Como fazer caixa de papelão virar um circuito para seu gatinho

Os gatinhos amam explorar a casa, seja do alto ou entrando em lugares mais escondidos. É por isso que criar um circuito para ele se movimentar pode ser uma boa opção. Primeiro, pense no tamanho do circuito. Você tem muito espaço em casa? Então pode fazer ele com a direção na horizontal. Se você não tem muito espaço, pode ir para um formato de torres. O importante é que o gatinho se divirta e se movimente pelas caixas, explorando o ambiente. Você deve deixar uma abertura para que eles possam entrar e sair das caixas. A graça desse brinquedo é justamente que eles tenham a possibilidade de fazer vários caminhos.

3. Brinquedos com rolo de papel higiênico

Os gatos amam caçar e o rolo do papel higiênico é uma alternativa bem simples. Você pode fazer furos no rolinho, fechar as extremidades e colocar ração para o seu gatinho descobrir a melhor maneira de tirar a comida dali. Outra ideia é fazer uma pirâmide de rolinhos de papel e colocar petisquinhos dentro. Todas essas brincadeiras vão estimular a capacidade cognitiva do felino, que vai ter que se esforçar para conseguir conquistar a comida.

 

Brinquedos para gatos: que tal rechear uma almofadinha com catnip e oferecer pro seu gatinho? Descubra como fazer caixa de papelão virar um circuito para o seu gatinho! Brinquedos para gatos: que tal fazer um arranhador com caixas de papelão? Brinquedos para gatos: gatos amam explorar caixas. Corte um local para entrada e saída e pronto!

 

4. Brinquedos reciclados com caixa de ovo

 

O seu gatinho também pode caçar a comida dentro da caixa de ovo. Ele vai demorar bem mais para comer (uma ajuda para os filhotes gulosinhos) e vai ficar um bom tempo pensando em como tirar a comida dali. Você pode colocar uma pastinha ou até mesmo a ração nos buracos em que ficam os ovos. Outra ideia é também prender aquelas cartelas abertas na parede: assim, ele terá o lugar perfeito para se esfregar e deixar a sua marca. É bem provável que o seu gatinho também goste de arranhar as unhas na caixa de ovos, então vale a pena fazer um arranhador com o material. 

5. Brinquedos reciclados com caixa de leite

Sabe as caixas de leite vazias? Também podem virar brinquedos para o gato caçar a própria comida. O brinquedo pode ter vários buracos para saída dos petiscos, mas também pode se tornar mais desafiador se você fizer apenas um ou dois furos do tamanho do alimento. A experiência de caçar a própria comida pode ser muito importante para aflorar os instintos do seu gatinho. Também é possível fazer o mesmo brinquedo com garrafas pet. 

6. Rolhas com penas ou fitas

Em vez de descartar a rolha do vinho que você bebe às sextas, guarde e use para fazer um brinquedo simples e que seu gatinho vai amar. Basta fazer um furo na rolha, de cima para baixo, usando um alfinete. Depois, passe por dentro do buraco penas e deixe bem fixadas: ele vai amar correr pela casa empurrando o brinquedo com a pata ou jogando para o alto com a boca. Vale também fazer um furo maior com uma tesoura e amarrar fitas ou cadarços (qualquer coisa para chamar a atenção do seu gatinho) e deixar um pedaço maior para fora. Assim, você pode balançar o brinquedo no ar para que ele tente pegar: além de tudo, você terá um momento de diversão com seu amigo.  

Redação: Júlia Cruz