O verme em cachorro é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos pais e mães de pet de plantão. É super importante que você mantenha o vermífugo do cachorro sempre em dia e respeitando o intervalo entre as doses. Essa atitude preventiva é um dos principais métodos para evitar que o seu cãozinho fique doente. Embora normalmente não seja um quadro grave, os parasitas podem trazer uma série de incômodos, como o cachorro com diarreia, vômito e dores. Em algumas situações, o animal pode precisar de um atendimento médico para tratar esses sintomas. Para te ajudar a identificar o cachorro com verme, reunimos os 5 principais sinais que indicam o problema! 

1) A diarreia é o principal sintoma de cachorro com verme

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Você notou que o seu amigo está a alguns dias com as fezes pastosas ou muito moles? O cachorro com diarreia é um pode ser um sinal de vermes. A presença desses parasitas no organismo do animal provoca diversas disfunções intestinais, resultando na diarreia. Nesse caso, é importante que o tutor observe o comportamento do cachorro e outros sinais que ele pode te dar. O soro caseiro pode ajudar a manter o animal hidratado. Caso a diarreia seja contínua ou com intervalos de menos de 24 horas, com ou sem outras indisposições, é melhor consultar um médico veterinário para garantir o tratamento adequado.

2) Pelo fraco e pálido é uma característica de verme em cachorro

Se você tem um cãozinho em casa, certamente já deve ter ouvido falar que a saúde do animal pode ser avaliada pela aparência da sua pelagem, certo? Quando se trata de verme em cães, não podia ser diferença. Um cachorro com verme pode apresentar pelagem opaca e ressecada. Além disso, a queda excessiva da pelo também pode indicar que algo não vai bem. Ao perceber esse e outros sintomas, é importante verificar se o vermífugo do animal está em dia e considerar levá-lo para um check-up de saúde. 


Cachorro com verme: sintomas podem variar de vômito e diarreia à perda de peso e fraqueza
Cachorro com verme: sintomas podem variar de vômito e diarreia à perda de peso e fraqueza

3) Cachorro vomitando é outro sinal que merece a sua atenção

O Cachorro vomitando costuma causar muita preocupação nos tutores. E não é à toa: o sintoma indica que algo não vai bem e pode significar diversos problemas de saúde, inclusive verme em cachorro. Em algumas situações, a lombriga pode ser observada no vômito, mas não é regra. O vômito frequente  pode resultar em fraqueza, prostração, desidratação e perda de peso. Se o cachorro vomitar em um espaço de tempo muito curto ou se observar a presença de sangue, o ideal é que você o leve ao veterinário o quanto antes.

4) Em caso de verme, cachorro pode apresentar perda de peso e apetite

Os cachorros têm fama de serem comilões e, quase sempre, eles não abrem mão de suas refeições. Por isso, a falta de apetite do seu cachorro pode estar ligada a alguma doença, como aquelas causadas pelo verme em cachorros. Normalmente, a recusa de comida leva à perda de peso e o desânimo, fazendo com o que seu cãozinho fique com aspecto triste e cabisbaixo. Então, já sabe, né? É preciso estar atento ao comportamento do seu pet e a qualquer sinal de mudança procurar ajuda. 

5) Mudança na textura e aparência das fezes pode indicar o quadro de cachorro com verme 

Outro sintoma bastante comum de cachorro com verme é a mudança nas fezes do animal. A presença de sangue, por exemplo, pode indicar que o seu amigo está lidando com a presença de parasitas no organismo, como a giárdia. Além disso, a aparência das fezes podem mudar e, nesse caso, é comum que alguns vermes podem ser vistos a olho nu. Mesmo que não seja uma tarefa agradável, é importante que o tutor observe e sabia descrever corretamente a as fezes do seu pet para que o veterinário possa determinar a origem do problema e, assim, confirmar o diagnóstico de verme no animal. 

Redação: Úrsula Gomes