Ter um doguinho é sinônimo de companheirismo, felicidade e… responsabilidades! Cuidar da saúde e do bem-estar dos pets é algo necessário para que eles cresçam fortes e saudáveis. Por isso, a vacina para cachorro é uma das principais formas de proteger o seu amigo de uma série de doenças que, além de serem incômodas, podem ser fatais. Mas o que acontece se atrasar a vacina do cachorro? Será que isso é algo que pode fazer tão mal para o animal assim, ou não tem muito problema se o atraso durar apenas alguns dias? A seguir, descubra quais são os principais perigos de esquecer de vacinar o seu cãozinho.

1) As vacinas de cachorro atrasadas deixam o animal desprotegido

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por mais óbvio que pareça, nem todo mundo entende que quando a vacina do cachorro atrasada afeta diretamente a imunidade do animal em relação a diferentes doenças, como parvovirose e cinomose. O motivo para isso é que o organismo do cachorro fica com a quantidade de anticorpos diminuída, uma vez que a produção é estimulada com a regularidade das vacinas. Logo, o cachorro fica mais vulnerável enquanto não tomar as doses de reforço anuais.

2) Os filhotes são os mais afetados ao deixar a vacina do cachorro atrasada

Em processo de desenvolvimento, os filhotes de cachorro têm a imunidade muito frágil no primeiro ano de vida, por isso estão mais vulneráveis a diversas doenças. O recomendado é que o cachorro filhote seja vacinado a partir de 45 dias de vida, logo após a vermifugação. A segunda e terceira doses das vacinas devem ocorrer em 21 dias e 42 dias, respectivamente, depois do início do ciclo vacinal. É necessário respeitar o intervalo entre uma e outra para garantir a imunização completa do animal.


Deixar a vacina do cachorro atrasada pode prejudicar bastante a saúde do pet
Deixar a vacina do cachorro atrasada pode prejudicar bastante a saúde do pet

3) Atrasei a terceira vacina do meu cachorro, e agora?

Quando se atrasa qualquer uma das três doses da vacina do cachorro filhote, é necessário reiniciar o processo de vacinação. Isto é, se o filhote receber a segunda ou a terceira dose de vacina atrasada, o médico veterinário vai precisar aplicar novamente a primeira dose, 21 dias depois a segunda, e 21 dias depois a terceira. Somente assim é possível garantir que a vacina atinja a eficácia necessária no organismo do animal.

4) Quanto maior for o tempo de atraso, maior riscos o cachorro sofre

“Depois que o animal atinge a fase adulta, pode atrasar a vacina de cachorro?” Não. Claro que o problema maior é quando o cãozinho ainda é filhote, porque ele passa mais tempo vulnerável e ainda tem o sistema imunológico fragilizado, mas os cachorros adultos também não devem ficar com as vacinas atrasadas. Quanto maior for o tempo sem a imunização, maior o risco do animal ficar doente.

5) Lembre-se: tem problema atrasar a vacina do cachorro, sim! 

Como você já deve ter percebido, não pode atrasar a vacina de cachorro de jeito nenhum. Tudo bem que às vezes imprevistos acontecem e nem sempre é possível seguir à risca o prazo estabelecido pelo médico veterinário, mas o ideal mesmo é que não haja nenhum tipo de atraso quanto a isso. Se não for possível vacinar o animal na data certa, o recomendado é que o cachorro não tenha contato com outros cãezinhos e que evite passeios em locais com mais riscos, como trilhas e praias. Não se esqueça que o cachorro fica mais exposto à diversas doenças e enfermidades quando ele não está vacinado.

Redação: Juliana Melo