Comportamento animal

5 passos para acostumar criança com cachorro em casa

Publicado - 30 Agosto 2022 - 18h35

Atualizado - 22 Abril 2024 - 11h41

Criança e cachorro têm muito em comum! A energia e a disposição para brincadeiras de ambos faz com que um seja a dupla perfeita do outro. Mas até que essa sinergia seja alcançada, é preciso que o tutor e responsável tenha paciência e tempo para educá-los. E é claro que existe um passo a passo para a boa convivência de criança com cachorro. É o que você vai ler a seguir.

Cachorro para criança: por que é uma boa ideia adotar um animal para seu filho

Poucas coisas são mais bonitas do que presenciar a amizade entre criança e cachorro sendo construída! Muitas famílias, ao descobrirem que há um filho à caminho, logo adotam um cachorro com o intuito de que os dois cresçam juntos. Essa é, inclusive, uma das melhores formas de possibilitar a criação desse laço. Quando o cachorro filhote é trazido para a casa de uma criança ainda pequena, os responsáveis pelos dois vão ter tempo suficiente para acostumá-los um ao outro antes que cresçam, ensinando boas regras de convivência desde cedo e cortando comportamentos prejudiciais pela raiz. Com o passar dos anos, vai sendo criada uma relação de respeito e muito amor. Quer viver essa experiência? Então veja no passo a passo a seguir como acostumar criança com cachorro.

Passo 1: conheça algumas raças de cachorro para crianças

cachorro beagle sentado ao lado de menina no sofá
<strong>Beagle: criança e cachorro dessa raça vão brincar muito juntos!</strong>

Antes mesmo de pensar em como será o dia a dia do pequeno na companhia do peludo, dedique um tempo a estudar quais são as melhores raças de cachorro para crianças. Acontece que algumas raças têm uma maior predisposição a se dar bem com elas: seja por causa do tamanho, do temperamento mais receptivo à brincadeiras ou do instinto de cuidado e proteção com seu ser humaninho. Se você está em busca do melhor cachorro para criança, considere esses:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

 

Labrador: cheio de energia para brincar, o Labrador é um cachorro dócil que também se dá bem com outros cães e gatos, além das crianças.

 

Golden Retriever: outro cachorro grande que ama brincadeiras e é super apegado à família! O Golden é um eterno filhote, ainda que cresça bastante.

 

Vira-lata: cães sem raça definida não têm uma personalidade predominante, mas garantimos que um vira-lata adotado não vai economizar amor com os pequenos.

 

Beagle: divertidos e muito tolerantes com crianças, os Beagles são uma raça de cachorro que pode ser criada em apartamentos numa boa.

 

Shih Tzu: se a ideia é ter um cão de pequeno porte, que tal esse peludinho? O Shih Tzu cabe no colo - onde adoram ficar - mas também é um cãozinho bem ativo!

 

Rottweiler: pode acreditar! Apesar de parecer perigoso, o Rottweiler é um ótimo cão para crianças, pois é amoroso, protetor e muito calmo.

 

American Bully: esse tipo de Pitbull se dá bem com crianças - com quem gostam de brincar e tirar sonecas abraçadinhos - e prefere a companhia de pessoas em vez de outros animais.

 

Passo 2: socialização do cachorro ajuda no convívio com pessoas de todas as idades

cachorro passeando com mulher no parque
<strong>Passeios diários são a melhor forma de socializar o cachorro com crianças, adultos e outros pets.</strong>

Para ter um cachorro que se dá bem com crianças, é preciso que ele aprenda a conviver com todo tipo de pessoa, inclusive as estranhas. Quando fica confinado em um ambiente, o doguinho pode ter uma falsa sensação de que o mundo se resume à sua casa - o que vai deixá-lo desconfortável na presença de qualquer pessoa. Quando o cão passeia na rua, brinca com outros animais e está acostumado a receber visitas, ele se torna muito mais tolerante com todos.

Passo 3: criança com cachorro pode ser um pouco exagerada nos carinhos; veja como educá-la

cachorro com criança sendo supervisionada pelo pai
<strong>Ensine criança e cachorro a conviverem com respeito aos limites de cada um.</strong>

Por sua vez, uma criança que não tem medo de cachorro pode pecar pelo excesso ao interagir com o animal, causando incômodo e se colocando em risco. Afinal, não há como prever a reação de um cachorro que se sente ameaçado: um abraço mais apertado ou em um momento inadequado - como na hora da refeição ou do sono - pode ser retribuído com uma mordida, por exemplo. A atitude correta é ensinar à criança que cachorro não é brinquedo: ele também sente dor, fica irritado e precisa ter seu espaço respeitado.

Passo 4: criança brincando com cachorro precisa da supervisão de um adulto

criança brincando com cachorro sendo observada pelos pais
<strong>Nunca deixe criança e cachorro sozinhos brincando, nem por 1 minuto, mesmo que o pet seja manso!</strong>

Mesmo que a criança esteja mais do que acostumada com o cão, é responsabilidade do adulto vigiar essa interação. Acontece que, mesmo em um cenário conhecido, a criança brincando com cachorro pode viver situações como ser derrubada no chão, por exemplo, sem que o dog tenha intenção de machucá-la. Às vezes, o animal eufórico simplesmente não consegue medir sua força. Cabe ao adulto usar um comando que faça o cachorro entender que exagerou e tranquilizar a criança, para que ela não crie um trauma. Deixar as unhas do cachorro sempre bem aparadas também é importante.

Passo 5: reforço positivo para acostumar cachorro e criança que não mora com ele
 

criança dando petisco para cachorro
<strong>Criança e cachorro desconhecidos podem precisar de mais tempo para se acostumarem um ao outro.</strong>

Se você tem um cão em casa e vai receber a visita de uma criança que não o conhece, existem algumas formas de guiar essa interação para que ela seja bem sucedida. Ainda que seu dog não seja a melhor raça de cachorro para criança, é possível adaptar a situação para que ela seja agradável para todo mundo. O segredo é não estimular o medo, nem no cão, nem no pequeno. Vestir a guia no cachorro antes do mini visitante chegar pode ser uma estratégia: se o cão se exaltar, você vai conseguir segurá-lo numa boa.

O ideal é deixar que o cachorro se aproxime da criança, e não o contrário. Ao ver a criança correndo em sua direção, o cãozinho pode se assustar. Também não espere que uma grande amizade seja criada no mesmo dia: às vezes, a melhor atitude vai ser separar os dois em um primeiro momento, principalmente se o cachorro estiver latindo muito. O reforço positivo com petiscos pode ser uma alternativa para estreitar os laços: se a criança se sentir confortável, peça que ela dê um biscoitinho ao cão quando ele estiver calmo. Com paciência, cachorro e criança sempre podem se entender.

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas