Cuidados

5 coisas que você pode fazer pelos cachorros abandonados da sua cidade

O Groot é um cachorro que foi resgatado pelo @projetoaumigosdobem! Ele está disponível para adoção em São Paulo!
O Groot é um cachorro que foi resgatado pelo @projetoaumigosdobem! Ele está disponível para adoção em São Paulo!

Poucas cenas partem tanto o nosso coração quanto ver um cãozinho abandonado pelas ruas da cidade, né? Mas o que poucas pessoas sabem é que é totalmente possível fazer pequenos gestos que podem mudar completamente a vida daquele bichinho. Nem sempre adotar um cachorro é uma opção viável, e isso pode acontecer pelos mais diferentes motivos, mas não significa que não dá para ajudar os animais abandonados a ter uma vida um pouquinho melhor. E como é possível fazer isso, afinal de contas? Vem que a gente te mostra como pequenas atitudes podem melhorar - e muito! - a vida de um cachorrinho abandonado.

Cachorro de rua: como cuidar de um animal nessa situação?

Uma das muitas dúvidas que permeiam a cabeça de quem ama bichinhos é o que fazer quando encontra um cachorro abandonado na rua. Será que é melhor levar para casa? Como arranjar um lar temporário? ONGs e protetores de animais podem ajudar? Que outras atitudes podem ser tomadas para tornar a vida do animal menos complicada nas ruas? São muitas perguntas que aparecem nesse momento. Mas para cuidar de cachorro, você não precisa de muita coisa - e mesmo que não dê para levá-lo para sua casa, é possível fazer algumas coisas para oferecer mais bem-estar ao animal. Confira!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Providenciar uma cama para cachorro de rua ou espalhar potinhos com ração e comida são algumas coisas que você pode
    Providenciar uma cama para cachorro de rua ou espalhar potinhos com ração e comida são algumas coisas que você pode

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    1) Faça uma casinha para o cachorro ter onde dormir

    Todo mundo precisa de um cantinho para chamar de seu, e com um cachorro abandonado isso não é diferente. Mesmo que não seja possível encontrar um lar temporário para o animal no momento, é importante montar uma espécie de “casinha” para ele. Assim, o cãozinho vai ter onde dormir e se abrigar do frio ou chuva. Por isso, aprender como fazer uma casinha de cachorro com garrafa pet ou papelão pode ser muito útil. Apesar de dar mais trabalho, a casa com garrafa pet é mais resistente. 

    2) Ofereça comida e um bebedouro de água para cachorro

    Outra atitude que pode ajudar bastante os cãezinhos de rua é a distribuição de bebedouro e comedouro para cachorro pela região. Não precisa ser nada muito luxuoso, pelo contrário: aquele pote velhinho que você tem em casa ou até mesmo uma garrafa pet cortada pode servir como um ótimo comedouro ou bebedouro para cachorro. Um dos maiores problemas que os animais abandonados enfrentam é conseguir se alimentar e se hidratar corretamente, e isso pode acabar desencadeando vários problemas de saúde. Assim, é possível alimentar o cachorrinho e garantir que ele não vai passar fome e terá água limpa à disposição.

    3) Procure uma ONG ou um protetor de animais

    O que não faltam são projetos e protetores que ajudam a cuidar de cachorros abandonados! Eles atuam, principalmente, no resgate de animais que são encontrados em situações precárias ou de maus-tratos. Não é à toa que o trabalho que essas iniciativas exercem são de extrema importância para bichinhos que foram deixados na rua. Por isso, caso você perceba uma situação de abandono de cachorro, a melhor medida a ser tomada é procurar ONGs ou protetores de animais que trabalham com resgate de cães. Assim, você garante que o bichinho será bem tratado e terá todos os cuidados necessários para sobreviver.

    4) Se possível, leve o cachorro a um veterinário

    Se tiver condições e tempo disponível, uma boa ideia é procurar um médico veterinário perto da região para verificar como está a saúde do animal. Como os cachorros abandonados não possuem nenhuma infraestrutura para sobreviver, eles ficam totalmente vulneráveis a diversas doenças e outros problemas, como carrapatos e pulgas. Vale pesquisar se existem clínicas veterinárias que oferecem o serviço de graça ou por um preço popular e acessível quando se trata de animais abandonados. 

    5) Divulgue a situação do cachorro nas redes sociais

    As redes sociais são ferramentas poderosíssima nos dias de hoje. Por isso, uma boa forma de ajudar os animais abandonados é divulgar a história deles no Facebook, Instagram e até mesmo no Twitter. Compartilhando a situação do cãozinho com outras pessoas, é bem possível que a notícia chegue até alguém que se solidarize com o animal e tenha condições de ajudá-lo ou até mesmo adotar. 

    Redação: Juliana Melo

     

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?

    Próxima matéria

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)
    Adoção

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)

    Adotar cachorro é um ato de amor! Ainda mais se ele for um cão sem raça definida (SRD), que é popularmente conhecido como vira-lata aqui no Brasil. Esses animais geralmente vivem nas ruas e só procuram um lar para chamar de seu. Felizmente, de uns tempos pra cá eles se tornaram os queridinhos dos amantes de cachorros. Não é à toa que o vira-lata caramelo virou praticamente um verdadeiro símbolo brasileiro! Mas afinal de contas, o que é importante saber antes de adotar um cachorro vira-lata? Que características são próprias desse cãozinho e que cuidados são necessários com ele? Reunimos 6 coisas que você precisa saber antes de ter um vira-latinha em casa. Chega mais!

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Ver Todas >

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?
    Cuidados dos animais

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    A caixa de areia para gatos é um item super importante na rotina dos felinos domésticos. Por puro instinto, os gatinhos aprendem desde cedo que aquele é o lugar certo para fazer as necessidades - e também aprendem a enterrar o xixi e as fezes. Mas você, humano, sabe como cuidar da caixinha de areia do jeito correto? Já avisamos que não vale colocar a areia no recipiente e esquecer que ela existe: o banheiro dos gatos precisa de manutenção quase diária.

    Bigode de gato: como saber se as
    Cuidados dos animais

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Mais que elegância, o bigode de gato tem importantes funções no comportamento felino. Manter uma boa aparência em nossos gatinhos é sempre bom, mas além da estética, é essencial prestar atenção na saúde do animal. A queda das vibrissas do gato, popularmente chamadas de bigodes, e outras alterações sempre vão gerar dúvidas nos tutores. É preciso se preocupar com a queda desses pelos? E afinal, para que serve o bigode de gato? 

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Ver Todas >