Resgatar um cãozinho, ainda mais nos primeiros meses de vida, é um verdadeiro ato heroico - mesmo que você não saiba como cuidar de filhote de cachorro. Como o animal é frágil e está completamente indefeso, é normal ficar um pouco perdido no início. O que fazer primeiro? Levá-lo ao veterinário? Será que pode dar banho em filhote de cachorro? Como deve ser a alimentação do bichinho? São muitas perguntas que podem surgir. Mas para te ajudar nesse momento, o Patas da Casa reuniu algumas dicas importantes para os resgateiros de primeira viagem. Dá só uma olhada!

Levar o cachorro filhote ao veterinário é fundamental

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O primeiro passo ao resgatar um filhotinho é levá-lo a uma clínica veterinária para realizar um check-up da saúde do animal. É preciso ter em mente que, nos primeiros meses de vida, a saúde do cachorro ainda é muito frágil - consequentemente, ele fica mais vulnerável a várias doenças, já que seu sistema imunológico ainda está se desenvolvendo. Além disso, um cãozinho que foi deixado na rua não tem a infraestrutura que um filhote precisa e acaba correndo o sério risco de se machucar. Por isso, uma consulta com um médico veterinário é essencial. O profissional vai verificar se o bichinho está com algum problema de saúde e indicará os cuidados necessários sobre como cuidar de um filhote de cachorro nessas condições. Além disso, você também pode tirar possíveis dúvidas sobre vacina para cachorro e a vermifugação do animal - medidas extremamente necessárias para prevenir doenças e vermes.


Um filhote de cachorro precisa de uma cama quentinha e outros acessórios para ter conforto nessa primeira fase da vida
Um filhote de cachorro precisa de uma cama quentinha e outros acessórios para ter conforto nessa primeira fase da vida

Saiba como alimentar filhote de cachorro com 20 dias e nos primeiros meses de vida

A alimentação de um cachorro filhote é um fator fundamental para a manutenção da sua saúde. Mas qual é a maneira certa de cuidar da dieta dele? Normalmente, o ideal é que os filhotes sejam alimentados com o leite materno durante as seis primeiras semanas de vida. Mas se o filhote foi abandonado, a amamentação materna torna-se inviável. Felizmente, existem opções de leite com fórmulas específicas para auxiliar na nutrição de cães filhotes em pet shops - basta procurar a mais recomendada pelo veterinário.

Isso acaba levantando outra questão: será que pode dar qualquer tipo de leite para filhote de cachorro? E a resposta é: não. Como já foi dito, o ideal é que o leite em questão seja específico para filhotes de cachorro, já que a fórmula é diferente dos demais. Portanto, nada de dar leite de vaca ou de cabra para o bichinho, hein? Alguns cachorros têm intolerância à lactose e podem acabar passando mal durante a digestão.

Após o desmame, inicia-se a introdução da ração na dieta do cãozinho. Ela pode ser seca ou úmida, já que ambas são bastante nutritivas para o animal, mas é importante comprar uma ração que seja específica para filhotes, que têm os grãos menores e nutrientes essenciais para essa fase da vida. Você pode oferecê-la da seguinte forma:

- de quatro a seis vezes por dia quando o filhote tiver dois meses;

- quatro vezes ao dia para cães de três meses;

- de duas a três vezes por dia na fase que vai dos quatro aos seis meses;

- duas vezes por dia (ou quantas o veterinário indicar) dos seis meses em diante.

Afinal, pode dar banho em filhote de cachorro?

Para filhotes recém-nascidos, o ideal é esperar pelo menos duas ou três semanas antes de introduzir o banho na rotina do animal. Antes disso, a pele dele ainda é muito frágil e sensível, o que pode acabar incomodando o bichinho. Para limpá-lo, o mais indicado é utilizar lenços umedecidos específico para cães. Após esse período, porém, já é possível dar banho no filhote de cachorro. Mas lembre-se sempre comprar shampoos indicados para essa fase de vida do cãozinho, hein?

Filhote de cachorro chorando: o que isso pode significar?

Nada mais deixa o nosso coração partido do que ver um filhote de cachorro chorando, mas poucas pessoas sabem o que isso realmente quer dizer. Muitos associam o choro a fome ou dor, só que na verdade o choro de um filhote normalmente está relacionado a saudade que o cãozinho sente da sua mãe. Isso acontece porque a separação materna acaba deixando o animalzinho bastante confuso e perdido, e a forma que ele encontra de transparecer isso é com os choros à noite. Mas pode ficar tranquilo, pois com o tempo o cãozinho logo se adapta a essa nova rotina e se acostuma com a sua nova família. Se o choro persistir por muito tempo, converse com o veterinário, pois ele pode estar sentindo algum incômodo que não tenha relação com a saudade da mãe e dos irmãozinhos. 

Resgatei um filhote de cachorro: quais acessórios devo providenciar?

Além da visita ao veterinário, vermífugo e da compra de uma ração indicada para filhote de cachorro, você vai precisar providenciar alguns itens para acomodar o cãozinho em casa. Alguns são bem fáceis de improvisar, inclusive. Primeiro, é importante que o cachorro tenha um lugar confortável e quentinho para descansar: se não tiver uma caminha para cachorro, pode ser um travesseiro ou mesmo uma caixa com almofadas e cobertores. Além disso, você precisa reservar dois potinhos para colocar água limpa e ração, que devem ser colocados perto da caminha do animal. É importante colocar jornais ou tapetes higiênicos próximos para que ele entenda que é ali que deve fazer as necessidade - no início, vai errar bastante, mas você pode usar algumas táticas para ensiná-lo a acertar o local do xixi e cocô

Os filhotes amam dormir, mas quando estão acordados eles gostam mesmo é de brincar e aprontar. Por isso, compre brinquedinhos para ele brincar bastante e ficar entretido - os mordedores vão ajudar a aliviar o desconforto dos dentinhos nascendo.

Como cuidar de filhote de cachorro: lembre-se de que o animal precisa de um lar

Além dos cuidados com a higiene e alimentação do cãozinho, é fundamental procurar um lar para o animal, caso você não possa ficar com ele. Filhote de cachorro para adoção é uma situação muito comum, e a boa notícia é que normalmente os doguinhos nessa idade são adotados com mais facilidade. Então, depois de resgatar um animal e cuidar dele nesse momento inicial, é importante um adotante. Outra opção é buscar ONGs e projetos que possam acolher o animal até encontrar uma família.

Redação: Juliana Melo