A hora da alimentação com a ração de gato é um dos momentos favoritos da rotina dos felinos. Entretanto, além da nutrição com os alimentos tradicionais, alguns gateiros gostam de oferecer guloseimas e outros petiscos para os bichanos. O único problema é que muitas vezes oferecer produtos não destinados para pets aumenta o risco de intoxicação. É importante saber o que os gatos não podem comer de jeito nenhum. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa listou 5 alimentos proibidos para gatos. Veja abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Chocolate é uma das coisas que gatos não podem comer

O chocolate é considerado um dos alimentos mais queridos pelos humanos. Mas será que os pets podem experimentar esse doce que para muitos é sinônimo de felicidade? Muito se fala sobre o fato do chocolate ser proibido para os caninos, mas é bom saber que o mesmo vale para os bichanos. Da lista de coisas que gatos não podem comer, o chocolate é um dos alimentos mais perigosos. A sobremesa pode deixar o gato vomitando, além de causar problemas cardíacos, convulsões e até mesmo levar o animal a óbito. 

2) Abacate é um dos alimentos proibidos para gatos por possuir substância tóxica ao organismo felino

Algumas frutas são liberadas para os felinos e podem inclusive trazer alguns benefícios para o funcionamento do organismo deles. No entanto, algumas delas também podem ser tóxicas e entram na lista de comidas que gatos não podem comer. O abacate é uma delas. Além de ser um alimento gorduroso, o fruto pode ser prejudicial para o pâncreas do animal por contém uma substância chamada persina, que é bem nociva para os felinos.

 

alimentos que gatos não podem comer: gato na mesa de comida

3) Café também é um dos alimentos que gatos não podem consumir

 

O café é um item que não pode faltar no café da manhã de muitas pessoas. Ou seja, o pó de café e receitas que levam o ingrediente devem ser mantidos longe dos felinos. Ele pode causar hiperatividade, convulsões e aumento da atividade cardíaca. Por isso, nunca deixe o seu gato consumir café, em nenhum tipo de preparo.

4) Carne crua é uma das coisas que gatos não podem comer de jeito nenhum

A carne crua é um alimento que poucos tutores pensam quando imaginam o que gato não pode comer. Apesar dos felinos serem carnívoros, eles podem sofrer intoxicação alimentar e contaminação de salmonella e outros parasitas. 

5) Leite e derivados fazem parte da lista do que gato não pode comer

O leite de vaca é um alimento muito associado aos gatos, mas por incrível que pareça, a bebida faz muito mal para eles. Os felinos adultos são intolerantes à lactose e podem sofrer com diarreia, vômitos e dores de barriga ao consumirem leite de vaca e seus derivados. Portanto, queijos, iogurtes e outros derivados devem ser evitados na alimentação do gato.

Redação: Hyago Bandeira