Raças de gatos

12 características do gato Burmilla

Publicado - 11 Fevereiro 2021 - 15h38

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O gato Burmilla é uma ótima companhia para quem procura uma raça tranquila e de fácil convivência. Além de não exigir muitos cuidados com a sua rotina, esse bichano é muito afetuoso e fiel à sua família, fazendo de tudo para agradar e levar muita alegria para a casa. Contudo, poucas pessoas conhecem a raça e, consequentemente, perdem a oportunidade de ter um grande amigo de quatro patas em casa. O Patas da Casa separou as principais características do Burmilla. Prepare-se para conhecer mais a fundo esta raça de gato e se apaixonar!

1) O gato Burmilla é resultado do cruzamento entre um Persa e um Birmanês

A raça de gato Burmilla surgiu em 1981 no Reino Unido e é relativamente recente se comparada a outros gatos. Resultado de um cruzamento acidental entre um gato Persa Chinchila e uma gata Birmanesa, a criação do Burmilla não foi planejada. Deu tão certo que vários criadores se apaixonaram e decidiram aumentar as ninhadas da raça, que é considerada experimental e ainda não foi reconhecida oficialmente.

2) O porte do Burmilla é médio

Essa é uma raça de gato de tamanho médio com um corpo bastante compacto e robusto que costuma pesar entre 4 e 7 kg. Portanto, é uma companhia muito adequada para apartamentos e até ambientes mais reduzidos, já que o Burmilla não requer muito espaço para viver bem e feliz.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Os pelos do gato Burmilla são curtos, macios e sedosos

A pelagem do Burmilla é chamativa porque é sedosa, macia e bem brilhante. Ela não precisa de tantos cuidados porque é curta, mas é bom escovar os pelos semanalmente. Além disso, as cores mais comuns são com a base branca e manchas variadas entre bege, azul, chocolate, lilás e avermelhado.

4) Burmilla: personalidade da raça é tranquila e de fácil convivência

Calmos e tranquilos, os gatos da raça Burmilla são super indicados para quem gosta de uma companhia pacata. Eles até gostam de brincar, mas não são muito agitados e nem necessitam de atenção o tempo todo. São amorosos e bastante apegados com a família. Eles adoram compartilhar bons momentos ao lado de seus humanos.

5) A raça de gato Burmilla tem tendência à obesidade felina

Uma alimentação balanceada e nutritiva que atenda às necessidades da raça é fundamental para evitar a obesidade felina. Além disso, os estímulos físicos e mentais do gato Burmilla também fazem com que ele se exercite frequentemente e tenha seus instintos naturais de caçador devidamente estimulados.

6) Enriquecimento ambiental é essencial para exercitar o Burmilla

Essa é uma raça que definitivamente gosta de brincar e correr atrás de brinquedos, como bolinhas ou varetas, mas essa não é a única forma de estimular o animal a se movimentar. A instalação de nichos e prateleiras também é super indicada para o Burmilla, porque esse é um gato que definitivamente gosta de apreciar do alto a movimentação da casa.


O Burmilla parece sério, mas no fundo ele é um amorzinho
O Burmilla parece sério, mas no fundo ele é um amorzinho

7) Burmilla: raça de gato é sociável e se dá bem com todo tipo de gente

A ideia de que os gatos são animais antissociais não condiz muito com a realidade do gato Burmilla. Embora ele possa ser um pouco desconfiado perto de estranhos no início, logo ele se solta e começa a fazer amizade. Não é à toa que essa é uma raça que convive tranquilamente com crianças, adultos, idosos e até animais de outras espécies, se houver a socialização correta.

8) O Burmilla não sofre com doenças congênitas

Doenças genéticas podem ser um verdadeiro problema para determinadas raças de gato, mas esse não é o caso do Burmilla. Esse gatinho, na verdade, tem uma saúde bastante forte e resistente. Mas, claro, não se deve esquecer das consultas anuais com um veterinário para realização do check-up e do reforço das vacinas, que não devem ficar atrasadas.

9) O gato Burmilla adora receber carinho

Algumas raças de gato são mais carinhosas do que outras, e o Burmilla certamente se encaixa nisso. Ele não é totalmente dependente dos seus humanos, mas não dispensa uma boa troca de afeto. Mas lembre-se: nem todas as partes do corpo do gato são indicadas para fazer carinho. A cabeça, queixo e as costas são os melhores lugares para isso. 

10) Alguns cuidados básicos são fundamentais na rotina do gato Burmilla

Assim como qualquer bichano, o Burmilla também requer uma atenção especial com seus dentes, ouvidos e garras. É importante aparar as unhas do gato a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês. Também é importante escovar os dentes do animal para evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, além de limpar os ouvidos do gato para prevenir  infecções.

11) Gato da raça Burmilla pode viver entre 10 a 14 anos

Se um gatinho Burmilla for bem tratado e receber todos os cuidados necessários para viver bem, a raça tem uma expectativa de vida média de 10 a 14 anos. Para isso acontecer, é necessário que haja um comprometimento com a saúde e qualidade de vida oferecida para o Burmilla, levando-o regularmente ao veterinário, oferecendo uma alimentação de qualidade e, claro, sempre dando muito carinho para ele.

12) Burmilla: comprar um gato da raça não exige muito planejamento financeiro

O preço do gato Burmilla não é tão caro e um filhotinho da raça pode ser encontrado por cerca de R$ 2 mil reais - às vezes ocorre uma variação no preço por causa da linhagem do animal. Ainda assim, é importante escolher um gatil de confiança e com boas referências para não cair em ciladas. E se houver a oportunidade, escolha sempre a adoção de animais no lugar da compra.

Redação: Juliana Melo

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas