Que o vira-lata caramelo é um símbolo do Brasil todo mundo sabe, mas sabia que as histórias envolvendo esses pets continuam surpreendendo muita gente? Pelo menos foi isso que o “Cabo Oliveira” mostrou: esse vira-lata caramelo conseguiu a proeza de se tornar o mascote do 17º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro logo depois de ter sido resgatado por policiais. Além de ter virado basicamente um cão policial, ele ganhou um perfil no Instagram que conquistou a internet!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O perfil (@oliveira17bpm) já conta com 126 mil seguidores e tem mais de 300 publicações. Várias fotos e vídeos usando vestimentas policiais são o que chamam a atenção nesse cachorro vira-lata caramelo, que virou o xodó da corporação. Confira um dos vídeos postados para conhecer melhor esse doguinho:


Oliveira foi resgatado em 2019 pelo policial carioca Cristiano de Oliveira nos arredores da delegacia onde trabalha. O vira-lata caramelo estava abandonado, com fome e tinha a pata ferida. Cristiano ofereceu água, comida e começou a cuidar do animal, que logo se apegou à rotina do Batalhão e em pouco tempo ganhou o coração de todos, virando o mascote oficial deles.

Vale destacar que, apesar de ser um cachorro policial nas redes sociais, o Cabo Oliveira não participa da operação. Ele apenas gera conteúdo e engajamento nas redes sociais e atua como um tipo de vigilante na delegacia, sempre atento a tudo que acontece ao redor.

Veja outro vídeo do vira-lata caramelo policial: 


Como se tornar um cachorro policial?

Geralmente, a escolha de um cão policial é feita a partir de raças específicas que têm habilidade para executar essa função, como o Pastor Alemão, Pastor Belga e Doberman. No entanto, isso não impede que outros cães ganhem esse título, como no caso do vira-lata caramelo Cabo Oliveira. Ainda assim, é importante ter em mente que o processo para tornar um cachorro policial requer muito treinamento, principalmente na fase inicial da vida - seja um vira-lata caramelo filhote ou um cão de raça, como o Pastor Alemão.

Além do Cabo Oliveira, Lucimara é outro vira-lata caramelo que chamou a atenção dos internautas

É bem provável que você já tenha visto na internet alguma notícia sobre a Lucimara, vira-lata caramelo que ganhou o direito de ser cãopanheira de quarto do seu tutor após ele ter sido atropelado e hospitalizado. Isso aconteceu porque o dono da cadelinha, que é um morador de rua com deficiência visual, sofreu um acidente e foi encaminhado para a Santa Casa de São Paulo, no centro da capital paulista.

Para demonstrar todo o seu apoio e fidelidade, a vira-lata caramelo permaneceu por horas na frente do hospital esperando ter “notícias” do tutor e logo chamou a atenção de funcionários. Eles resolveram alimentá-la e, após conquistar a confiança de todos, Lucimara recebeu a autorização para ficar ao lado do dono antes mesmo que ele recebesse alta médica. Essa enorme prova de fidelidade da cadelinha acabou virando notícia e ganhou o coração de muita gente na internet, mostrando que não faltam motivos para adotar um vira-lata caramelo!

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes