Raças

10 fatos curiosos sobre o cachorro Merle

Conheça algumas curiosidades sobre o cachorro merle
Conheça algumas curiosidades sobre o cachorro merle

Você já ouviu falar no cachorro merle? Muita gente pensa que essa definição é o nome de uma raça de cachorro, mas na verdade, merle é um padrão de pelagem que pode ocorrer em cachorros de diferentes raças e tamanhos. De origem genética, a pelagem merle se caracteriza pelo aspecto manchado dos pelos sobre uma cor sólida ou bicolor. Para saber mais sobre essa interessante aparência, o Patas da Casa separou 10 curiosidades sobre o cachorro merle. Venha conferir!

1) Merle: cachorro com essa característica tem um padrão genético diferente

O cachorro merle não apenas tem a pelagem diferente: seu padrão genético também carrega algumas características próprias. Merle é um nome dado a um heterozigoto de um gene incompletamente dominante. O merle pode ser identificado por testes de DNA, em casos onde as cores da pelagem não são visíveis. Estes casos são chamados de merle fantasma. É importante que o teste em laboratório seja feito caso o tutor desconfie que o cachorro possua o gene.

2) Cachorros merle não podem cruzar entre si

A pelagem merle é muito bonita e pode chamar bastante a atenção. No entanto, é importante que os cães com o gene merle não cruzem entre si. Isso é necessário pois existe alta probabilidade de parte dos filhotes gerados nesse tipo de cruzamento desenvolverem uma série de problemas de saúde como surdez, cegueira, microftalmia (malformação do globo ocular), esterilidade, epilepsia e outros problemas físicos que podem fazer o cão nascer completamente sem olhos.

Ao pesquisar sobre o gene merle em cachorro, provavelmente você irá encontrar relatos de criadores dizendo que não houveram problemas neste tipo de cruzamento. Entretanto, este ato não é recomendado por especialistas em saúde veterinária. Por isso, o teste laboratorial para identificar o chamado “merle fantasma”, no caso de suspeitas, é super importante.

3) Gene merle também interfere na coloração dos olhos do cão

Além de modificar a pelagem, o gene merle também pode modificar a coloração escura dos olhos, resultando em um par de olhos azuis. Em alguns casos pode ocorrer até a chamada heterocromia, onde cada olho fica de uma cor.

4) Merle: raças variadas podem ter o padrão de cor

Como dito anteriormente, o merle não é uma raça. Cachorros de diferentes raças podem apresentar o padrão de cor. Dentre as mais comuns estão as que se encaixam no termo cão de pastoreio, como: Border Collie, Pastor de Shetland, Pastor Australiano, Pembroke, dentre outros. A pelagem merle também pode aparecer em outras raças como American Pit Bull Terrier, Cocker Spaniel e até Bulldog Francês. Independente da raça, um cachorro merle nunca pode ser cruzado com outro com o mesmo gene.

5) Pelagem merle pode ter diferentes tons

As bases de pelos são diferentes para cada raça, portanto a cor merle costuma se apresentar em tons variados. As cores podem se mesclar de forma diferente em cachorros de pelos pretos, marrons, chocolate e etc. O famoso cachorro Blue Merle, por exemplo, é aquele com pelagem de base preta ou azul com as características da mutação merle pelo corpo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O cachorro merle pode apresentar heterocromia. Isto é, ter os olhos de cores diferentes
    O cachorro merle pode apresentar heterocromia. Isto é, ter os olhos de cores diferentes

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    6) O cachorro merle não pode participar de competições caninas

    Os cachorros merle podem ser registrados nas associações que reconhecem raças de cães, mas não podem participar de shows de conformação. Esses shows são competições de cães em que os tutores desfilam com os cachorros para um júri especializado que avalia o quanto o cão de raça pura está em conformidade com o padrão oficial da raça. Geralmente essas competições são promovidas por um kennel club nacional.

    7) Cachorro merle: além da pelagem, gene pode alterar cor das patas e focinho

    As modificações que o gene merle geram são aleatórias - ou seja, não seguem um padrão. Além das alterações na pelagem e pigmentação dos olhos, o gene merle também pode alterar a cor das patas e do focinho do cachorro. Em alguns cães são observadas manchas de cor rosa nessas regiões.

    8) Merle não é o único padrão de pelagem diferente

    As características do gene merle são únicas. No entanto, existem outros aspectos genéticos que formam outros tipos de padrões de pelagem. Existem também o padrão arlequim, onde manchas arredondadas escuras ficam sobre uma pelagem mais clara. Já o padrão "ruão" é caracterizado por uma mistura de pelos coloridos com pelos brancos.

    9) A pelagem merle pode se misturar com outro padrão

    Mesmo não sendo a coisa mais comum do mundo, existem alguns cachorros que apresentam uma mistura da pelagem merle com arlequim. Esse fato curioso é mais comum de acontecer com os cães da raça Dogue Alemão. Os cachorros com essas duas características costumam ser brancos com manchas pretas arredondadas por todo o corpo e apresentar tonalidade cinza em algumas partes.

    10) Independente da pelagem merle, cada cachorro é único

    O cachorro merle costuma ser muito desejado por sua pelagem exótica. No entanto, muitos fatores devem ser avaliados antes de decidir ter um cãozinho com essa característica, principalmente se você poderá dar o suporte necessário a alguns problemas de saúde que ele desenvolver. Lembre-se também de que cada cachorro é único, independente de qualquer mutação genética. Um cão sem essa característica de pelos pode te dar amor da mesma forma que um cachorro merle.

    Redação: Hyago Bandeira

    Nebelung: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    Próxima matéria

    Nebelung: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Ver Todas >

    Quais são as raças de gatos mais independentes?
    Adote um animal

    Quais são as raças de gatos mais independentes?

    As pessoas normalmente têm a ideia de que os gatos são animais mais independentes e menos apegados do que os cachorros. De fato, esse pensamento não está totalmente errado, mas existem sim algumas raças de gato que são mais carinhosas e dependentes de seus donos do que outras, exigindo maior atenção e dedicação no dia a dia. No entanto, o contrário também é totalmente possível: tem raças de gato que são bastante independentes e conseguem se virar muito bem sozinhas. 

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)
    Adote um animal

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)

    Os cachorros pretos costumam ser injustiçados na hora de ganharem uma família. Isso acontece porque muita gente associa essa cor de pelagem à falta de sorte e outras superstições. No entanto, é necessário desmistificar essa ideia e abrir os nossos corações para os cães pretos que, assim como qualquer outro, estão sempre dispostos a oferecer amor e carinho. A pelagem preta, inclusive, faz parte do padrão de centenas de raças de cachorros. 

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro
    Adote um animal

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro

    O American Pit Bull Terrier, conhecido apenas como Pitbull no Brasil, é um cachorro companheiro, alegre e muito apegado ao dono. Apesar da fama de agressivo, o Pitbull se dá muito bem com todas as pessoas desde que tenha passado pela socialização adequada. Criar um Pitbull dócil é uma realidade, desde que os cuidados comecem ainda nos primeiros meses de vida no animal. Se você está pensando em ter a fofurinha que é um filhote de Pitbull em casa, provavelmente ficará em dúvida em como nomeá-lo. 

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil
    Adote um animal

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil

    Dono de uma personalidade dócil e brincalhona, o Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil. Com diversos tamanhos, tipos de pelagem e cores, essa raça de cachorro também carrega muitas curiosidades que o tornam único. Já deu para perceber que, por estar presente em muitos lares brasileiros, o Poodle é sociável e não dispensa a companhia de seus humanos, né?!

    Ver Todas >