Quando se trata de cachorros grandes, o Golden Retriever é um dos mais queridos entre as famílias brasileiras. E não é para menos, né? Ativo, brincalhão e amoroso, o cachorro Golden é a escolha certa para quem busca um companheiro de quatro patas. Para te ajudar a conhecer (e amar) ainda mais o animal da raça Golden, nós reunimos em um só lugar as principais características desse cão adorável. Veja só!
1) O Golden Retriever é um cachorro extremamente amigável e carinhoso
Você já deve ter ouvido falar sobre a amabilidade do cachorro Golden Retriever, certo? O temperamento dócil, carinhoso e amigável é um dos motivos por trás de toda a fama do cão desta raça. Mesmo sendo capaz de se manter quieto e centrado sempre que necessário, o Golden Retriever é a definição de companheiro para todas as horas. Por isso, quem sonha em ter esse doguinho em casa, pode investir sem medo!
2) O Golden Retriever filhote possui muita energia e precisa de espaço para brincar
Pensa em um cãozinho cheio de energia: esse é o Golden Retriever filhote! Embora também seja um animal super ativo na fase adulta, a “infância” desse doguinho é considerada a etapa mais energética da vida do cachorro Golden. Por isso, acaba exigindo uma certa atenção dos tutores durante os primeiros meses, mas é por um bom motivo, já que eles querem brincar e gastar toda a sua energia acumulada. Por esse motivo, as casas com quintais ou espaços abertos são as melhores opções para criar um Golden Retriever filhote. No entanto, nada impede de ter um mesmo morando em apartamentos e lugares menores, desde que os passeios e as atividades ao ar livre façam parte da rotina do animal.
3) O apego ao tutor é uma característica da raça de cachorro Golden que facilita o processo de adestramento
A inteligência e o desejo de agradar os seus humanos faz do Golden Retriever um ótimo candidato ao adestramento. Diferentes de outras raças, como Beagle e Shih Tzu, o cão desta raça costuma se esforçar bastante para aprender os comandos o mais rápido possível para agradar o seu tutor. Por esse motivo, o Golden também é uma das raças mais procuradas para servir como cão-guia.
4) O Golden Retriever é um dos cachorros que mais gostam de brincar na água
Que o cachorro Golden Retriever precisa de passeios constantes para gastar energia não é novidade. Mas, o que poucos tutores sabem é que, as brincadeiras podem se tornar mais atrativas para o seu amigo quando envolvem água. Sim, isso mesmo! O Golden Retriever não pode ver uma piscininha à disposição ou uma mangueira no quintal que já quer se aventurar. Por isso, vale a pena investir em atividades como essas para garantir a felicidade do seu amigo.
5) O cachorro Golden é bastante apegado a sua família
Ter um cachorro de qualquer raça já é algo que requer atenção por parte do tutor, mas quando se trata de um Golden Retriever, esse cuidado deve ser ainda maior. Isso porque esse cãozinho é extremamente carinhoso e apegado aos humanos, o que pode se tornar um problema caso ele não tenha a sua companhia ao longo do dia. O cachorro Golden Retriever precisa se sentir amado e acolhido pela sua família na medida certa. Caso contrário, ele pode desenvolver quadros de ansiedade e até mesmo depressão canina.

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.
6) Golden: cachorro da raça pode ser bem territorialista
Por trás de toda a personalidade carinhosa e companheira do Golden Retriever, existem alguns traços que fazem dele também um cão territorialista. Justamente por isso, é comum que o cachorro dessa raça expresse a sua insatisfação por estar “perdendo a liderança”. Para evitar problemas, o ideal é que o Golden Retriever seja socializado desde cedo. Dessa forma, ele vai crescer acostumado com outras companhias além dos tutores.
7) O cachorro Golden Retriever não costuma latir muito
Ao contrário de algumas raças de cachorro, como Pinscher e Yorkshire, o Golden Retriever não costuma latir muito, apenas quando necessário. No entanto, vale ressaltar que, quando deixado sozinho por muito tempo, o cão desta raça pode desenvolver o hábito de latir com frequência com o objetivo de chamar a atenção do seu tutor. Sendo assim, já sabe, né?! Nada de deixar o seu amigo de lado! Reserve um período do seu dia para brincar e passear com cachorro.
8) Golden Retriever: o companheiro perfeito para famílias com crianças
Embora todos da casa possam ser beneficiados pela personalidade amigável do Golden Retriever, existem aqueles que levam vantagem nessa disputa: as crianças. Apesar do porte grande, a raça é muito dócil, paciente e ativa e, por isso, é ideal para famílias com crianças pequenas. Mas lembre-se: é preciso supervisionar as brincadeiras para evitar possíveis conflitos.
9) A raça Golden também carrega a fama de “trabalhadora”
O cachorro da raça Golden Retriever é a mistura perfeita de companheirismo e energia. Considerado um dos cães mais inteligentes do mundo, ele possui um passado como cão caçador que faz jus à sua fama de trabalhador. Ao mesmo tempo, o Golden Retriever também é movido a exercícios físicos: precisa de corridas e brincadeiras estimulantes com frequência.
10) A pelagem da raça Golden exige uma rotina de escovação e cuidados específicos
Os pelos longos e lisos do Golden Retriever são o verdadeiro charme dessa raça de cachorro. No entanto, para mantê-los com um aspecto bonito e saudável, é preciso ter alguns cuidados. Escovar o pelo do cachorro com o acessório correto de uma a duas vezes na semana é um deles. Além disso, é importante se atentar a secagem dos pelos do animal, já que o Golden tem muita facilidade de desenvolver dermatites e alergias. E não precisa se preocupar com a queda de pelos, viu? Mesmo que você realize a escovação todos os dias, é comum que isso aconteça.
Redação: Úrsula Gomes
