Adoção animal

13 características marcantes do Golden Retriever

Publicado - 28 Fevereiro 2024 - 17h21

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quando se trata de cachorros grandes, o Golden Retriever é um dos mais queridos entre as famílias brasileiras. E não é para menos, né? Ativo, brincalhão e amoroso, o cachorro Golden é a escolha certa para quem busca um companheiro de quatro patas. Para te ajudar a conhecer (e amar) ainda mais o cachorro raça Golden, nós reunimos em um só lugar as principais características desse cão adorável. Veja só e se surpreenda com tudo sobre o Golden Retriever: personalidade, cuidados, curiosidades e muito mais!

1) O Golden Retriever é um cachorro extremamente amigável e carinhoso

Você já deve ter ouvido falar sobre a amabilidade do cachorro Golden Retriever. O temperamento do Golden dócil, carinhoso e amigável é um dos motivos por trás de toda a fama do cão desta raça. Mesmo sendo capaz de se manter quieto e centrado sempre que necessário, o Golden Retriever é a definição de companheiro para todas as horas. Por isso, quem sonha em ter esse doguinho em casa, pode investir sem medo!

2) O Golden Retriever filhote possui muita energia e precisa de espaço para brincar

Pensa em um cãozinho cheio de energia: esse é o Golden Retriever filhote! Embora também seja um animal super ativo na fase adulta, a “infância” desse doguinho é considerada a etapa mais energética da vida do cachorro Golden. Por isso, acaba exigindo uma certa atenção dos tutores durante os primeiros meses. É por um bom motivo, já que eles querem brincar e gastar toda a sua energia acumulada.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

As casas com quintais ou espaços abertos são as melhores opções para criar um Golden Retriever filhote. No entanto, nada impede de ter um mesmo morando em apartamentos e lugares menores, desde que os passeios e as atividades ao ar livre façam parte da rotina do animal.

3) O apego ao tutor é uma característica da raça de cachorro Golden que facilita o processo de adestramento

A inteligência e o desejo de agradar os seus humanos faz do Golden Retriever um ótimo candidato ao adestramento. Diferentes de outras raças, como Beagle e Shih Tzu, o cão desta raça costuma se esforçar bastante para aprender os comandos o mais rápido possível para agradar o seu tutor.

4) O Golden Retriever é um dos cachorros que mais gostam de brincar na água

Que o cachorro Golden Retriever precisa de passeios constantes para gastar energia não é novidade. Mas, o que poucos tutores sabem é que, as brincadeiras podem se tornar mais atrativas para o seu amigo quando envolvem água. Sim, isso mesmo! Quando falamos do Golden Retriever, características incluem o fascínio por água. O cachorro na piscina ou praia fica muito feliz. Ele também não pode ver uma mangueira no quintal que já quer se aventurar. 

5) O cachorro Golden é bastante apegado a sua família

Ter um cachorro de qualquer raça já é algo que requer atenção por parte do tutor, mas quando se trata de um cão Golden Retriever , esse cuidado deve ser ainda maior. Isso porque esse cãozinho é extremamente carinhoso e apegado aos humanos, o que pode se tornar um problema caso ele não tenha a sua companhia ao longo do dia. O cachorro Golden Retriever precisa se sentir amado e acolhido pela sua família na medida certa. Caso contrário, ele pode desenvolver quadros de ansiedade e até mesmo depressão em cachorro.

golden retriever com criança

6) Golden: cachorro da raça pode ser bem territorialista

 

Por trás de toda a personalidade carinhosa e companheira do Golden Retriever, existem alguns traços que fazem dele também um cão territorialista. Justamente por isso, é comum que o cachorro dessa raça expresse a sua insatisfação por estar “perdendo a liderança”. Para evitar problemas, o ideal é que o Golden Retriever seja socializado desde cedo. Dessa forma, ele vai crescer acostumado com outras companhias além dos tutores. 

7) Raça Golden de cachorro não costuma latir muito

Ao contrário de algumas raças de cachorro, como Pinscher e Yorkshire, o Golden Retriever não costuma latir muito, apenas quando necessário. No entanto, vale ressaltar que, quando deixado sozinho por muito tempo, o cão desta raça pode desenvolver o hábito de latir com frequência com o objetivo de chamar a atenção do seu tutor. Sendo assim, já sabe, né?! Nada de deixar o seu amigo de lado! Reserve um período do seu dia para brincar e passear com cachorro. 

8) Golden Retriever: o companheiro perfeito para famílias com crianças

Embora todos da casa possam ser beneficiados pela personalidade amigável do Golden Retriever, existem aqueles que levam vantagem nessa disputa: as crianças. Apesar do porte grande, a raça é muito dócil, paciente e ativa. Por isso, é uma das melhores raças de cachorro para quem tem crianças em casa. Mas lembre-se: é preciso supervisionar as brincadeiras para evitar possíveis conflitos.

9) O cão Golden também carrega a fama de “trabalhador” 

O cachorro da raça Golden Retriever é a mistura perfeita de companheirismo e energia. Considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo, ele possui um passado como cão caçador que faz jus à sua fama de trabalhador. Ao mesmo tempo, quando falamos das características, Golden Retriever também é movido a exercícios físicos: precisa de corridas e brincadeiras estimulantes com frequência. 

10) Características do Golden Retriever: pelagem da raça não passa despercebida

A raça de cachorro Golden Retriever recebe esse nome justamente por causa dos seus longos pelos dourados. A cor desse cãozinho pode variar desde um dourado mais claro, como se fosse um bege, até um dourado mais escuro. A palavra dourado em inglês é Golden — o que explica muita coisa. Os pelos têm um aspecto longo, liso, macio e sedoso!

11) A pelagem da raça Golden exige uma rotina de escovação e cuidados específicos

Os pelos longos e lisos do Golden Retriever são o verdadeiro charme dessa raça de cachorro. No entanto, para mantê-los com um aspecto bonito e saudável, é preciso ter alguns cuidados. Escovar o pelo do cachorro com o acessório correto de uma a duas vezes na semana é um deles.

Além disso, é importante se atentar a secagem dos pelos do animal, já que o Golden tem muita facilidade de desenvolver dermatites e alergias. E não precisa se preocupar com a queda de pelos, viu? Mesmo que você realize a escovação todos os dias, é comum que isso aconteça.

12) No Golden Retriever, personalidade amável da raça faz dela uma das melhores raças para a pet terapia

A personalidade de um Golden Retriever é sempre dócil, amorosa e muito companheira. São cães que são energéticos, mas que também são super obedientes e tranquilos no dia a dia. Por esse motivo, o cachorro Golden acaba sendo uma das melhores escolhas possíveis para diferentes trabalhos além de caçador, como cão-guia ou até como aliado na pet terapia, também chamada de terapia associada a animais (T.A.A.).

13) Golden Retriever: cachorro não tem um preço tão caro

Depois de conquistar a todos com a sua personalidade, Golden Retriever vira objeto de desejo de muita gente! Sobre o preço, essa raça de cachorro acaba não sendo das mais caras. É possível encontrar filhotes de Golden Retriever a partir de R$ 1.500. Em alguns casos, o preço pode chegar a R$ 4.000, dependendo das características físicas e genéticas do pet.

Publicado originalmente em: 27/10/2020
Atualizado em: 28/02/2024

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas