O Dachshund é uma das raças de cachorro mais populares no Brasil. O famoso cachorro salsicha é extremamente fiel e protetor com o dono e é um ótimo companheiro. Além dessas características existem muitas coisas sobre a raça de cachorro Dachshund que será interessante você conhecer. Sabendo disso, o Patas da Casa reuniu 10 características sobre esses pets. Dá só uma olhada!

1) Cachorro salsicha pode ter diferentes tipo de pelagem

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro Dachshund pode ter até três tipos de pelagem, sendo eles o curto, o longo e o pelo duro - também chamado de "arame". A coloração dos pelos também pode variar, podendo ser mais uniforme, bicolor e até manchada, coo é o caso do Dachshund arlequim. O cachorro salsicha preto com manchas de cor canela é uma das tonalidades mais populares da raça. A frequência do cuidado com a pelagem do animal irá variar de acordo com o tipo de pelo.

2) Cachorro salsicha filhote precisa de muito cuidado

A raça Dachshund é uma raça de cachorro pequeno. Por essa característica, um cachorro salsicha quando filhote será ainda menor e mais frágil. Por isso é importante tirar todas as dúvidas antes de adotar ou comprar o filhote. No caso da compra, é essencial buscar um canil confiável e pesquisar sobre o local. Não se esqueça de levá-lo ao veterinário para fazer a vacinação, vermifugação e anti parasitários.

Além disso, prepare a sua casa ou o espaço onde o cachorrinho vai ficar: por serem baixinhos, os filhotes de Dachshund podem se esconder em tocas dentro de casa como, por exemplo, embaixo da cama, do sofá ou até mesmo atrás de alguns móveis. Para não correr o risco de o cachorro sumir dentro de casa, vale lá impedir o acesso a locais potencialmente perigosos para ele. 

3) O cachorro Dachshund gosta de dormir com o dono

Por ter um temperamento dócil e ser um cão muito companheiro, o Dachshund é um cachorro que ama dormir com seu dono. Os cães dessa raça tendem a ser muito amorosos e amigáveis - beirando até para o ciúme de seus donos. Por isso, o cachorro salsicha gosta de sempre ter a família por perto, até na hora de dormir.

4) O cachorro salsicha está mais propenso a desenvolver problemas na coluna

O corpinho curto e patinhas pequenas do Dachshund são um alerta para problemas na coluna. Doenças como o acometimento do disco invertebral são comuns e podem ser decorrentes de movimentos cotidianos, como subir e descer escadas. Para evitar o desenvolvimento desse tipo de enfermidade, é necessário ter atenção ao peso do cachorro salsicha. A obesidade no Dachshund pode fazer com que sua coluna sofra mais pressão e acarretará a maior chance de trazer problemas. Para além disso, fazer com que o cão evite escadas e faça uso de rampas para o acesso a lugares da casa irá ajudar a preservar sua coluna.


A raça   Dachshund pode ter diferentes tipos e cores de pelagem, o cachorro salsicha preto é uma das variações mais populares
A raça Dachshund pode ter diferentes tipos e cores de pelagem, o cachorro salsicha preto é uma das variações mais populares

5) Cachorrinhos da raça Dachshund se dão muito bem com outros animais

O cachorro salsicha é muito amigável e tende a ter uma boa relação com outros animais - principalmente quando são cãezinhos da mesma raça. Apesar de ser um animal muito sociável, Dachshund também costuma ter uma característica de personalidade dominante e por isso pode ser muito ciumento com seu espaço e brinquedos. Portanto, é importante o tutor ficar atento e fazer a socialização do cachorro o quanto antes.

6) Dachshund pode se sentir solitário

Existem alguns doguinhos que costumam lidar bem ao ficarem sozinhos em casa. Essa não é uma característica do cachorro salsicha. Esse cãozinho não costuma lidar muito bem com a solidão. Por ser muito apaixonado pelos donos, o Dachshund pode se sentir ansioso e ter alguns comportamentos indesejáveis ao passar muito tempo longe dos tutores. Por isso, ao pensar em adotar um salsichinha é importante se atentar ao tempo de dedicação que você poderá oferecer ao animal.

7) O cachorro Dachshund é um cão de caça

O nome da raça está diretamente ligado à caça. Pelo formato do corpo do cachorro salsicha, ele era considerado o animal perfeito para caçar texugos e outros animais que se escondem em tocas. Por isso, antigamente em algumas regiões, o Dachshund chegou a ser chamado de cachorro texugueiro. Isso quer dizer que nos dias de hoje ele pode curtir algumas brincadeiras que estimulem esse comportamento instintivo como procurar petiscos ou objetos, buscar bolinhas e cavar túneis! 

8) Dachshund: o cãozinho com muita energia

Por originalmente ser um cão de caça, o salsicha tem energia de sobra. Por isso ele é um pet que precisa ter uma rotina de exercícios físicos e irá gostar de ter a experiência de grandes aventuras junto de seu tutor. Não se engane com o porte pequeno do animal, pois a energia será de um tamanho bem maior.

9) Cachorro salsicha filhote: preço pode variar

Se você pensa em comprar um Dachshund, saiba que o preço pode variar conforme o vendedor. Geralmente o preço de um cachorro salsicha filhote é encontrado na faixa de R$ 500 a R$ 2.500. Como dito anteriormente, certifique-se de que o local onde você está pensando é comprar e confiável. Infelizmente alguns canis apenas visam o lucro, podendo fazer matrizes e filhotes sofrerem maus tratos.

10) Cachorro salsicha também é chamado de Teckel

Cachorro salsicha, linguiça, Dachshund, texugueiro… Essa raça é conhecida por muitos nomes e entre eles está o Teckel. Em alguns lugares do mundo é um apelido muito comum para a raça. Assim como o nome Cofap aqui no Brasil. Independente da forma que você quiser chamar, saiba que o cachorro salsicha será um animal irá te trazer muito amor e carinho.

Redação: Hyago Bandeira