Cachorro

10 características do Dachshund, o famoso cachorro salsicha

Veja 10 características curiosas sobre o cachorro salsicha
Veja 10 características curiosas sobre o cachorro salsicha

O Dachshund é uma das raças de cachorro mais populares no Brasil. O famoso cachorro salsicha é extremamente fiel e protetor com o dono e é um ótimo companheiro. Além dessas características existem muitas coisas sobre a raça de cachorro Dachshund que será interessante você conhecer. Sabendo disso, o Patas da Casa reuniu 10 características sobre esses pets. Dá só uma olhada!

1) Cachorro salsicha pode ter diferentes tipo de pelagem

O cachorro Dachshund pode ter até três tipos de pelagem, sendo eles o curto, o longo e o pelo duro - também chamado de "arame". A coloração dos pelos também pode variar, podendo ser mais uniforme, bicolor e até manchada, coo é o caso do Dachshund arlequim. O cachorro salsicha preto com manchas de cor canela é uma das tonalidades mais populares da raça. A frequência do cuidado com a pelagem do animal irá variar de acordo com o tipo de pelo.

2) Cachorro salsicha filhote precisa de muito cuidado

A raça Dachshund é uma raça de cachorro pequeno. Por essa característica, um cachorro salsicha quando filhote será ainda menor e mais frágil. Por isso é importante tirar todas as dúvidas antes de adotar ou comprar o filhote. No caso da compra, é essencial buscar um canil confiável e pesquisar sobre o local. Não se esqueça de levá-lo ao veterinário para fazer a vacinação, vermifugação e anti parasitários.

Além disso, prepare a sua casa ou o espaço onde o cachorrinho vai ficar: por serem baixinhos, os filhotes de Dachshund podem se esconder em tocas dentro de casa como, por exemplo, embaixo da cama, do sofá ou até mesmo atrás de alguns móveis. Para não correr o risco de o cachorro sumir dentro de casa, vale lá impedir o acesso a locais potencialmente perigosos para ele. 

3) O cachorro Dachshund gosta de dormir com o dono

Por ter um temperamento dócil e ser um cão muito companheiro, o Dachshund é um cachorro que ama dormir com seu dono. Os cães dessa raça tendem a ser muito amorosos e amigáveis - beirando até para o ciúme de seus donos. Por isso, o cachorro salsicha gosta de sempre ter a família por perto, até na hora de dormir.

4) O cachorro salsicha está mais propenso a desenvolver problemas na coluna

O corpinho curto e patinhas pequenas do Dachshund são um alerta para problemas na coluna. Doenças como o acometimento do disco invertebral são comuns e podem ser decorrentes de movimentos cotidianos, como subir e descer escadas. Para evitar o desenvolvimento desse tipo de enfermidade, é necessário ter atenção ao peso do cachorro salsicha. A obesidade no Dachshund pode fazer com que sua coluna sofra mais pressão e acarretará a maior chance de trazer problemas. Para além disso, fazer com que o cão evite escadas e faça uso de rampas para o acesso a lugares da casa irá ajudar a preservar sua coluna.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A raça   Dachshund pode ter diferentes tipos e cores de pelagem, o cachorro salsicha preto é uma das variações mais populares
    A raça Dachshund pode ter diferentes tipos e cores de pelagem, o cachorro salsicha preto é uma das variações mais populares

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    5) Cachorrinhos da raça Dachshund se dão muito bem com outros animais

    O cachorro salsicha é muito amigável e tende a ter uma boa relação com outros animais - principalmente quando são cãezinhos da mesma raça. Apesar de ser um animal muito sociável, Dachshund também costuma ter uma característica de personalidade dominante e por isso pode ser muito ciumento com seu espaço e brinquedos. Portanto, é importante o tutor ficar atento e fazer a socialização do cachorro o quanto antes.

    6) Dachshund pode se sentir solitário

    Existem alguns doguinhos que costumam lidar bem ao ficarem sozinhos em casa. Essa não é uma característica do cachorro salsicha. Esse cãozinho não costuma lidar muito bem com a solidão. Por ser muito apaixonado pelos donos, o Dachshund pode se sentir ansioso e ter alguns comportamentos indesejáveis ao passar muito tempo longe dos tutores. Por isso, ao pensar em adotar um salsichinha é importante se atentar ao tempo de dedicação que você poderá oferecer ao animal.

    7) O cachorro Dachshund é um cão de caça

    O nome da raça está diretamente ligado à caça. Pelo formato do corpo do cachorro salsicha, ele era considerado o animal perfeito para caçar texugos e outros animais que se escondem em tocas. Por isso, antigamente em algumas regiões, o Dachshund chegou a ser chamado de cachorro texugueiro. Isso quer dizer que nos dias de hoje ele pode curtir algumas brincadeiras que estimulem esse comportamento instintivo como procurar petiscos ou objetos, buscar bolinhas e cavar túneis! 

    8) Dachshund: o cãozinho com muita energia

    Por originalmente ser um cão de caça, o salsicha tem energia de sobra. Por isso ele é um pet que precisa ter uma rotina de exercícios físicos e irá gostar de ter a experiência de grandes aventuras junto de seu tutor. Não se engane com o porte pequeno do animal, pois a energia será de um tamanho bem maior.

    9) Cachorro salsicha filhote: preço pode variar

    Se você pensa em comprar um Dachshund, saiba que o preço pode variar conforme o vendedor. Geralmente o preço de um cachorro salsicha filhote é encontrado na faixa de R$ 500 a R$ 2.500. Como dito anteriormente, certifique-se de que o local onde você está pensando é comprar e confiável. Infelizmente alguns canis apenas visam o lucro, podendo fazer matrizes e filhotes sofrerem maus tratos.

    10) Cachorro salsicha também é chamado de Teckel

    Cachorro salsicha, linguiça, Dachshund, texugueiro… Essa raça é conhecida por muitos nomes e entre eles está o Teckel. Em alguns lugares do mundo é um apelido muito comum para a raça. Assim como o nome Cofap aqui no Brasil. Independente da forma que você quiser chamar, saiba que o cachorro salsicha será um animal irá te trazer muito amor e carinho.

    Redação: Hyago Bandeira

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)

    Próxima matéria

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Dachshund: características, comportamento e cuidados com a saúde... saiba tudo sobre a raça salsicha
    Raças

    Dachshund: características, comportamento e cuidados com a saúde... saiba tudo sobre a raça salsicha

    Cachorro salsicha, Dachshund ou teckel: muitos são os nomes que definem essa raça de cães. Bem agitados e cheios de energia, o cãozinho de corpo alongado e patas curtas tornam qualquer brincadeira mais animada ainda, pois amam diversão e se dão super bem com crianças. A fama de bagunceiro pode até ter um fundo de verdade, mas o Dachshund é um cãozinho que, certamente, vai te conquistar e se tornará seu melhor amigo em pouco tempo.

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro

    O cachorro Bulldog Inglês sempre conquista corações por onde passa! Não necessariamente por causa da sua aparência, já que eles têm uma carinha de rabugento, mas sim por causa do seu jeito doce e carinhoso. Parentes distantes do Bulldog Francês, essas duas raças são muito confundidas, mas cada uma delas tem uma essência única. Saiba tudo sobre o Bulldog Inglês.

    Ver Todas >

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro
    Adote um animal

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro

    O American Pit Bull Terrier, conhecido apenas como Pitbull no Brasil, é um cachorro companheiro, alegre e muito apegado ao dono. Apesar da fama de agressivo, o Pitbull se dá muito bem com todas as pessoas desde que tenha passado pela socialização adequada. Criar um Pitbull dócil é uma realidade, desde que os cuidados comecem ainda nos primeiros meses de vida no animal. Se você está pensando em ter a fofurinha que é um filhote de Pitbull em casa, provavelmente ficará em dúvida em como nomeá-lo. 

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil
    Adote um animal

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil

    Dono de uma personalidade dócil e brincalhona, o Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil. Com diversos tamanhos, tipos de pelagem e cores, essa raça de cachorro também carrega muitas curiosidades que o tornam único. Já deu para perceber que, por estar presente em muitos lares brasileiros, o Poodle é sociável e não dispensa a companhia de seus humanos, né?!

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Adote um animal

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro de raça, precisa conhecer o Bernese Mountain. Esse cãozinho, que também é chamado de Boiadeiro de Berna e Boiadeiro Bernês, tem uma personalidade cativante e que consegue encantar a todos. Ele adora estar perto da sua família, é bastante leal e não é muito agitado como outras raças. Por isso, é um ótimo animal para te acompanhar em diversos momentos do dia a dia. 

    Cachorro para idosos: veja as 7 raças mais indicadas
    Adote um animal

    Cachorro para idosos: veja as 7 raças mais indicadas

    Adotar um cachorro é maravilhoso em qualquer fase da vida, mas conforme a velhice se aproxima, é natural que o pique para fazer algumas coisas vá diminuindo. Por isso, encontrar um cãozinho com uma personalidade mais calma e tranquila é fundamental para acompanhar o ritmo na terceira idade. Até mesmo porque uma pessoa idosa dificilmente vai conseguir conter os ânimos de um animal que é muito agitado ou que tem comportamentos destruidores. Então, qual a melhor raça de cachorro para idosos? 

    Ver Todas >