Imagem de um cachorro marrom sendo lavado por uma pessoa. O cão está piscando e parece relaxado.
Icon Patas indica

Tem dúvidas sobre o seu Pet? O Patas da Casa Responde

Nossos especialistas te orientam sobre cuidados, alimentação, saúde, bem-estar pet e muito mais.

Meu gato está com as fezes ressecadas. O que preciso fazer para ajudar?

Foto da Caroline Acquesta Canal - Médica Veterinária/Representante de informações veterinária

Caroline Acquesta Canal / Médica Veterinária/Representante de informações veterinária

CRMV-SP: 32547

Médica veterinária graduada pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e MBA em Marketing pela Universidade Pública de Piracicaba (USP-Esalq). Trabalho na área comercial há 12 anos atuando como promotora técnica e executiva de vendas de produtos veterinários. Ingressei na Nestlé Purina como Executiva de vendas, na qual fiquei exatamente um ano e fui promovida para o cargo de Representante de informações veterinária atualmente.

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Assim que o tutor perceber que seu gato não consegue defecar, o ideal sempre é levá-lo ao veterinário para uma avaliação mais cuidadosa e realização de exames. Em geral, nesses casos, as recomendações dos profissionais incluem ajustes na dieta e aumento da ingestão de água.

É preciso ter em mente que há diversas razões que deixam um gato com prisão de ventre, como desidratação ou consumo inadequado de água; má alimentação ou alimentação de baixa qualidade; obstruções intestinais (ingestão de corpo estranho); ou até mesmo bolas de pelos não expelidas.

As fezes ressecadas causam dores, tensão abdominal, mudança de apetite e atividade, ida à caixa de areia diversas vezes e esforços maiores para evacuar. Por isso, é essencial prevenir esse quadro estimulando o gato a beber mais água (inclusive oferecendo sachê para gato, que tem bastante umidade); investindo em uma alimentação com alto teor de fibras; mantendo um bom nível de atividades físicas; e fazendo a escovação regular dos pelos para evitar a ingestão excessiva de pelos mortos.

Assuntos relacionados

Gato

Cocô de gato: como saber se as fezes estão normais e saudáveis?

Por mais estranho que pareça, observar o cocô de gato de perto pode ser muito útil para os pais de pet. Na hora de limpar a caixinha...

Gato

Quando se preocupar com as fezes do gato? 9 sinais para ficar de olho

Observar a caixa de areia do gato pode não ser a tarefa mais agradável do mundo, mas é uma das formas mais eficientes de monitorar a...

Gato

O que a cor das fezes de gato pode indicar sobre a saúde dele?

Sabia que a cor, a textura e o formato do cocô de gato tem muito a dizer sobre seu pet? Afinal, o processo digestivo vai muito ...

Gato

Por que os gatos escondem as fezes?

Os gatos são animais que ainda têm heranças genéticas da época que eram selvagens. Mesmo domesticados, eles ainda têm vários comport...