Gato

O que a cor das fezes de gato pode indicar sobre a saúde dele?

Publicado - 02 Março 2023 - 18h48

Atualizado - 28 Maio 2024 - 15h40

Sabia que a cor, a textura e o formato do cocô de gato tem muito a dizer sobre seu pet? Afinal, o processo digestivo vai muito além de absorver nutrientes e expelir restos de alimentos e está fortemente relacionado a outros fatores, como o bem-estar felino e o funcionamento geral do organismo. As fezes do gato moles, por exemplo, indica que a digestão não está adequada, seja por ansiedade ou má alimentação. Já as fezes avermelhadas podem ser um sinal de feridas no sistema digestivo, o que merece bastante atenção.

Prestar atenção a cor do cocô de gato, portanto, ajuda a combater desde uma verminose a uma grave intoxicação. Descubra o que que cada cor das fezes do seu gato significa. 

Cocô do gato saudável deve ser marrom e com textura firme

A cor adequada do cocô de gato - isto é, que não indica nenhum sinal de infecções no sistema digestivo - varia entre o marrom claro ou escuro. Essa tonalidade mostra que está tudo bem no trato digestivo, pois ela é resultado da mistura da bílis amarela com a bilirrubina, ambas substâncias liberadas pelo fígado. A consistência das fezes de gato deve ser firme, longa e um pouco brilhante ao ser expelida. O cheiro ainda é desagradável, no entanto, não é forte. Quando o gato enterra as fezes na caixa de areia, normalmente o cheiro é abafado. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cocô de gato esbranquiçado indica dieta rica em cálcio

Geralmente, as fezes do gato esbranquiçadas é comum entre aqueles que seguem uma dieta diferenciada, com alimentos in natura e bastante osso. A cor do cocô de gato branca ou cinza é resultado do consumo do cálcio presente nesses ossos. Ainda são fezes firmes, o que indica que está tudo bem, desde que a recomendação da dieta seja feita e acompanhada por um veterinário. Mas quando ele come ração de gato seca, fique de olho: isso pode ser um um problema no fígado, como a hepatite em gatos.

Fezes de gato amareladas indica problemas no fígado

Há uma série de causas por trás do cocô de gato amarelo. Assim como as demais cores, isso pode ser um problema hepático, que deixa as fezes em tons amarelos ou esbranquiçados. Mas não é só isso: o cor dessa cor também pode ser uma pancreatite felina, ou seja, uma inflamação no pâncreas. Já o gato com diarreia também pode apresentar cocô amarelo. Em todo caso, busque um veterinário.

Gato com cocô amarelo também pode ser de origem emocional

Outro fator que deixa as fezes amareladas são questões emocionais, como a a ansiedade em gatos, condição que acelera a digestão de maneira anormal e resulta nessa cor, além de deixar as fezes amolecidas ou líquidas. Nessa situação, ele também pode sofrer de diarreia, vômito, lambedura excessiva e mudanças comportamentais. Se percebeu que o gato fez cocô amarelo e não há indícios de outros sintomas físicos, fique alerta para uma possível ansiedade e não descarte a ajuda de um profissional.

Fezes de gato filhote ou adulto na cor verde quer dizer o quê?

Quando o felino está fazendo cocô verde e a casa é repleta de plantas liberadas para os gatos, isso quer dizer que ele está comendo bastante folha durante uma brincadeira. É saudável nesses casos! Mas é bom estar alerta, pois, assim como as fezes brancas, o cocô de gato verde é sinal de que ele está com problemas no fígado, principalmente na vesícula biliar, ou é alguma condição no pâncreas. O ideal é levá-lo ao veterinário, junto de uma amostra das fezes para complementar o diagnóstico e posteriormente fazer o tratamento.

 

Gato dentro de caixa de areia de madeira
Gato com diarreia normalmente expele fezes amarelas e pastosas ou lí­quidas

 

Cocô de gato também fica azul em caso de intoxicação por envenenamento

Parece difícil, mas acontece, principalmente com os felinos que ingeriram veneno de rato, como o chumbinho. Ou seja, fezes dessa cor são um grande sinal de alerta de gato envenenado e a recomendação é que o tutor busque imediatamente a emergência veterinária, pois além das fezes azuis, o gato pode sofrer uma hemorragia e vomitar sangue, sem contar que isso pode ser fatal.

Quanto mais cedo a ajuda é acionada, maiores são as chances de salvar o felino, aumentando a eficácia do antídoto contra o raticida. Normalmente, a presença dos bichanos já espanta o rato, mas se há sujeira ao redor da casa, eles podem aparecer. Nesse caso, busque outras soluções, como uma ratoeira em locais que o pet não tenha acesso.

Gato com cocô laranja indica infecções no trato digestivo

O cocô de gato laranja é outro sinal de que o intestino não vai bem. Geralmente é causado por uma infecção bacteriana que começou nesse órgão e se espalhou pelo sangue, atingindo o ducto biliar, que é responsável por transportar a bile do fígado e da vesícula para o intestino delgado. Quando há um problema nesse trajeto, a cor do cocô de gato pode mudar para outras tonalidades, incluindo o laranja.

Gato fazendo cocô preto deve ser levado na emergência veterinária imediatamente

Aqui, a consistência das fezes costuma ser semelhante ao carvão. O gato com cocô preto mostra que há algum sangramento no começo do sistema digestivo, que é composto pela boca, faringe, esôfago e estômago. As causas mais comuns podem ser alergias, digestão de algo tóxico ou má administração de medicamentos que afetam o trato digestivo.

Cocô de gato com sangue ou vermelho é sinal de problemas no intestino

As fezes com listras vermelhas são indícios de condições no intestino grosso, seja no cólon, reto ou no ânus. Inclusive, a causa mais comum pode ser um machucado no ânus, que deve ser tratado para não infeccionar e gerar mais problemas. Outro fator é a ingestão de algum corpo estranho que não foi expulso de forma adequada. Quando as listras são recorrentes ou as fezes são avermelhadas, isso indica uma inflamação chamada hematoquezia, ou colite felina, outra condição inflamatória. Além disso, o cocô de gato com sangue pode ser giárdia ou câncer, então não deixe de buscar auxílio veterinário.

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

Cinomose: 7 fatos para entender melhor uma das doenças de cachorro mais graves que existem

A cinomose é uma das doenças caninas mais perigosas e sérias que existem. Altamente contagiosa e frequentemente fatal, essa doença p...

Adoção

Gato frajola dá trabalho? Veja como é a convivência com um gato preto e branco dentro de casa

Com manchas brancas e pretas espalhadas pelo corpo, o gato frajola tem um charme que não passa despercebido. Donos de uma personalid...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Ver todas