Normalmente os pelos do cachorro não exigem cuidados muito específicos, certo? Errado! A saúde da pelagem do cachorro está muito mais ligada à alimentação do animal do que você imagina. Um cachorro que não recebe a ração adequada pode ficar com os pelos opacos ou caindo mais que o normal. Outros fatores, como a frequência dos banhos e a escovação, também podem interferir na saúde dos pelos. Isso porque a pelagem do cachorro tem ligação direta com a saúde, já que ela ajuda na proteção contra agentes externos e na manutenção da temperatura do cão. Por isso, reunimos algumas dicas importantes sobre como melhorar a pelagem do cachorro. Dá só uma olhada!

Alimentação do cachorro é uma das chaves para uma pelagem bonita

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como dito acima, a beleza da pelagem está diretamente ligada à saúde do pet. Por conta disso, a alimentação de seu bichinho poderá garantir um pelo de cachorro bonito e vigoroso. É válido conversar com o veterinário de confiança para saber a melhor ração para a raça, faixa etária e porte de seu pet. Pelo de cachorro caindo muito, ressecado e frágil pode indicar deficiências nutricionais ou até alergias. Por isso a alimentação do cachorro é tão importante: a ração precisa ser indicada para a idade e porte do seu cachorro, além de ser oferecida na quantidade ideal para suprir as necessidades de nutrientes do animal. Além disso, a hidratação correta também é essencial para manter a pelagem do cachorro sempre com uma aparência saudável.


Escovação, alimentação e banhos são fundamentais para a boa aparência da pelagem do cachorro
Escovação, alimentação e banhos são fundamentais para a boa aparência da pelagem do cachorro

Pelo de cachorro precisa de manutenção com banhos frequentes

Assim como a alimentação, o banho no cachorro pode ser um grande aliado para deixar a pelagem com boa aparência. Afinal de contas, uma boa higiene faz parte da saúde e bem-estar. Por isso é muito importante que seu cachorro tome banhos regularmente. Preste atenção na escolha do shampoo e condicionador de cachorro, pois  cada tipo de pelagem demanda um tipo diferente de produto. Jamais use os produtos para humanos no seu pet, eles podem causar alergias e desconforto em seu doguinho. A frequência ideal de banhos vai depender de fatores como a raça e porte do animal, mas normalmente o indicado é de 15 em 15 dias. Tenha cuidado de sempre secar bem seu amigo depois do banho, seja com toalha ou secador. 

Escovar o pelo do cachorro ajuda no crescimento saudável

Escovar os pelos do cachorro regularmente é essencial, mesmo que você sempre leve seu cachorro ao pet shop para banho e tosa. A escovação ajuda na eliminação da pelagem morta e estimula o crescimento de novos pelos, além de desfazer nós que causam incômodo em cãozinhos mais peludos. Cachorros também costumam entender a escovação de pelos como carinho, por isso esse momento pode ser um ótimo jeito de passar um tempo com seu pet e melhorar a relação entre vocês. Existem escovas de cachorro específicas para cada tipo de pelagem, por isso se certifique de fazer a escolha adequada para seu pet.

Redação: Hyago Bandeira