Se você é brasileiro, com certeza já viu um cachorro vira-lata caramelo. Memes com esse cachorrinho não faltam por aí, já que eles são ícones da simpatia: a vira-lata caramelo Pipi é a mais famosa. A cadela caramelo estampou notas de R$200 como brincadeira após o Banco Central anunciar a nova cédula com o valor - gerando até uma petição para que isso acontecesse mesmo! Afinal, o cachorro caramelo vira-lata representa mais o Brasil que samba e futebol, não é? Quando se trata de cachorro caramelo, memes como o do Chico do Colchão, que viralizou por destruir completamente a cama da sua tutora, fazem a alegria do brasileiro. O Patas da Casa conversou com três tutores para saber como é viver com um vira-lata caramelo . Eles falaram da personalidade e rotina desse cão que já é quase uma celebridade!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ter um vira-lata caramelo é a certeza de ter histórias engraçadas para contar

 

 O cachorro caramelo é conhecido pelo carisma. A Nina é a prova disso!A vira-lata caramelo Nina foi abandonada antes de ser encontrada por Lívia e seu irmãoA dog caramelo Nina era bem carente, mas hoje é mais independente - e sempre carinhosa!Com jeito típico de cachorro caramelo, Nina é arteira e já foi picada por abelhas ao tentar caçá-las!

 

A cadela caramelo Nina – ou “Tenso”, para os íntimos – faz parte da vida da jornalista Lívia D’Ambrosio há sete anos. O apelido não é por acaso: basta olhar seu rostinho nas fotos para entender. A dog caramelo tinha tudo para ter uma história triste de abandono, pois foi deixada com outros filhotes de cachorro em uma caixa de papelão. Mas, felizmente, foi resgatada por Lívia e seu irmão, tornando-se parte da família. “Abrigamos os filhotes por duas semanas e conseguimos doar quatro dos cinco cachorrinhos, mas adivinha quem acabou sobrando? Nina!”, conta Lívia. “Não teve jeito. A Nina era pra ser nossa”.

 

Como uma boa doguinho caramelo, Nina era bem travessa: comia chinelo e latia para toda a vizinhança. Também tinha um lado carente quando era uma vira-lata caramelo filhote. Hoje ela é mais independente e esperta. “A Nina adora correr, brincar de buscar bolinha e não vive sem um brinquedo. Ela também é muito folgada e só gosta de dormir em lugares macios”, diz a dona. Mesmo  com mais independência, o jeito típico do vira-lata brasileiro carinhoso continua. Lívia diz que ela não é exatamente o tipo de cachorro simpático com visitas, mas sempre tem momentos com a família. “A Nina era muito apegada com a minha mãe, sempre dormia do seu ladinho na cama e vivia atrás dela pela casa, como se fosse uma sombra. Mas, depois que ela faleceu, acabou se aproximando mais da gente”.

Assim como todo cachorro cor caramelo, Nina/Tenso também tem sua coleção de histórias engraçadas – como o dia em que ficou com o rosto todo inchado por culpa do hobby de caçar abelhas. “Um dia meu namorado chegou em casa e notou que ela estava com o focinho muito inchado e logo ligou uma coisa à outra: ela foi picada por uma abelha. Na hora do susto, ele logo a levou no veterinário para ser medicada e deu tudo certo! Ficou tudo bem e depois rimos bastante de toda a situação”, relembra. 

É muito normal se apaixonar por dog caramelo à primeira vista

 

 

 

Aurora é a típica dog caramelo que alegra a família com seu carisma e gentilezaA vira-lata caramelo diverte a todos quando tenta imitar seus irmão de quatro patasA doguinho caramelo Aurora não perde a oportunidade de tirar um cochilo de princesa!A relação entre a cadela caramelo e a tutora Gabriela foi de amor à primeira vista!

 

A vira-lata caramelo Aurora e sua tutora Gabriela Lopes são a prova de que, ao menos entre dono e animal, amor à primeira vista existe! Após a morte de sua outra cachorra, a estudante procurou adoções em grupos do Facebook até encontrar Aurora. Gabriela logo se apaixonou pela pet com a linda cor de cachorro caramelo: “Ela foi encontrada em uma cidade aqui do Distrito Federal com a pata machucada e com tumor venéreo transmissível. Estava muito assustada e tinha acabado de ter filhotes. Dias depois, eu já fui conhecê-la pessoalmente e só confirmou o que havia sentido quando eu a vi pelas fotos”.

 

Pelo trauma do abandono, no início a vira-lata caramelo Aurora sentia muito medo das pessoas ao redor, principalmente homens. Agora, com cerca de seis anos, a doguinho caramelo tem outro comportamento: “Ela continua com receio de pessoas que não conhece, mas melhorou bastante! No geral, é bem tímida, quieta e reservada, não dá absolutamente trabalho nenhum e é muito obediente. Também é muito carinhosa com a gente e ama receber carinho!”, relata Gabriela.

A dog caramelo diverte suas donas ao tentar copiar os outros cães da casa de um jeito... peculiar. “A Aurora meio que tenta imitar os outros cachorros quando a gente chega, pulando, correndo e balançando o rabo. Só que ela tenta fazer tudo isso junto e acaba saindo uma coisa bem esquisita e desengonçada, mas única dela!”, conta. Para Gabriela, a personalidade de Aurora idêntica a de sua cachorra falecida foi importante na superação da perda. “Ela é uma cadela iluminada, paciente, gentil e traz muita paz para a nossa vida. Todos os dias com a Aurora são um aprendizado”, finaliza emocionada. 

O cachorro caramelo vira-lata quase sempre tem uma história de superação

 

 

 

A vira-lata caramelo Tigs já foi adotada bem velhinha, ganhando um novo lar após o abandonoCom comportamento tí­pico de um cachorro vira-lata caramelo, Tigs é preguiçosa e ama dormir

 

Geralmente chamada pelo apelido Tigresa ou Tigs, a vira-lata caramelo do William Guimarães tem nome completo: Tigresa Voadora Gigante Surreal. Com quase 13 anos hoje, chegou na vida do especialista em Tecnologia da Informação já idosa e em situação crítica por conta de maus-tratos. Uma amiga com quem dividia apartamento a achou na rua bem magra e com machucados nas orelhas e pescoço – fora complicações descobertas mais tarde, como falta da visão em um olho e catarata inicial no outro. No início, seria apenas um lar temporário, mas o apego com a dog caramelo surgiu e não teve jeito. “Nos apegamos à Tigresa e nunca procuramos outro lar para ela. Coincidiu de a pessoa que fez o resgate se mudar e não levar a Tigs, então, ela ficou aqui comigo”, conta.

 

Tigresa segue uma linha clássica do cão caramelo: cachorro carente e preguiçoso. Ela dorme a maior parte do tempo e não gosta de ficar sozinha. Embora sempre ache que os brinquedos com apitos são filhotes, não se interessa muito por esses objetos. A vira-lata caramelo também tem a qualidade de não estranhar pessoas ou cachorrinhos pela rua. “Até hoje, Tigs nunca mordeu ninguém e nenhum outro animal; no máximo, estranha e rosna alto para quem pega sua comida ou resmunga quando a abraçam/pegam no colo”, explica o dono.

Hoje, três anos ao lado de sua cadela caramelo, William diz que ganhou mais consciência sobre a adoção animal. “Já tive animais dos mais diversos tipos, mas a Tigresa foi meu primeiro animal resgatado, mesmo que de forma involuntária. O processo de ajudar a tratar os machucados, ver ganhando força e peso, sua pelagem ganhando brilho e crescendo... enfim, acompanhar a sua melhora de forma gradativa, me fez criar um elo muito diferente”, afirma.

Alguma dúvida do quanto o cão caramelo vira-lata é especial? Não tem jeito: o cachorro caramelo representa o Brasil mais que samba e futebol sem a menor dúvida!

Redação: Nívia Passos e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 14/10/2019

Atualizada em: 16/08/2021