Viajar com cachorro é sempre uma delícia! Afinal, o cão é o melhor amigo que podemos ter em todos os momentos da nossa vida, inclusive nas festas de fim de ano. O problema é que nem todo animal se adapta muito bem em viagens. Nesses casos, existem boas alternativas como contratar um pet sitter ou até mesmo deixá-lo em um hotel para cachorro. Mas qual será a melhor opção para o seu cachorro? Veja os prós e contras de cada um a seguir para te ajudar na sua escolha!
Hotel para cachorro é escolha perfeita para cães agitados e sociáveis
O hotel para cachorro funciona exatamente como um hotel de humanos, mas os hóspedes são os peludos de quatro patas. Nesse espaço, os cães têm seus próprios cantinhos para descansar (que pode ser individual ou compartilhado) e uma alimentação muito bem cuidada. Os cachorros também realizam atividades variadas ao longo do dia, socializando com outros pets e participando de muitas brincadeiras divertidas.
O tutor só precisa fazer o check-in do pet, informar o tempo de hospedagem e sair para as férias tranquilamente, pois o animal estará sendo cuidado por uma equipe de profissionais. Na hora de escolher o local ideal, você pode pesquisar “hotel para cachorro perto de mim” na internet e avaliar o que cada um deles oferece, além das avaliações de clientes antigos.
Sem dúvidas, o hotel para cachorro é uma solução muito prática para os donos e super divertida para os peludos. Porém, alguns cuidados são necessários. Como o cão inevitavelmente vai conviver com outros animais no hotel, é importante que ele tenha todas as vacinas em dia. Ele também deve estar livre de parasitas e vermifugado.
O hotel para cachorro é a opção ideal para cachorros mais sociáveis, agitados e que adoram brincar com outros pets. Por outro lado, cães mais introvertidos e que não são fãs de contato com outros animais ou pessoas podem achar a situação bastante estressante.
Pet sitter é ideal para cachorros mais quietos e reservados
Se o seu cão se enquadra no grupo dos mais quietinhos, o pet sitter é a escolha perfeita! O pet sitter nada mais é do que uma “babá para cachorro”, ou seja, alguém que vai até a sua casa para cuidar do seu animal de estimação todos os dias. Ele vai dar banho, brincar, passear, oferecer comida e tomar conta do bichinho em horários definidos previamente.
Normalmente, o valor pago ao profissional depende das horas que ele vai passar cuidando do pet. Como o animal continua no conforto do seu próprio lar, é uma opção bem vantajosa para os cães mais reservados e que não gostam muito de mudanças ou ambientes diferentes do comum.
Se você já contratou um pet sitter antes e ele se deu bem com seu cão, tente manter o mesmo profissional. Já se for a primeira vez da pessoa na sua casa, a dica é pedir que ela conheça o cachorro aos poucos e faça testes para saber se os dois realmente vão se dar bem. Alguns cães podem ser mais desconfiados e, por isso, é importante criar essa relação de confiança antes de deixá-lo sozinho com o pet sitter.
Viajar com cachorro é ótimo para cães acostumados a ficar fora de casa
Ao invés do hotel para cachorro e do pet sitter, você pode simplesmente simplesmente viajar com cachorro nas férias! Muitos cães adoram passear para lugares diferentes com o dono e isso pode ser feito sem problemas se todas as medidas necessárias forem tomadas. A viagem ajuda a estreitar a relação entre o cão e a família e ainda traz novas vivências para os pets curiosos.
Para viajar com cachorro, é importante pensar em alguns fatores. Primeiro, o cão deve ser vacinado e socializado, já que inevitavelmente vai se deparar com outros animais e pessoas. Além disso, é preciso levar em conta o tempo de viagem. Passar muito tempo dentro de um carro, avião ou ônibus pode ser bem estressante para o pet, para o tutor e para os outros passageiros.
Se o seu cão já tem experiências com viagens, ótimo! Mas se não, prefira começar aos poucos, levando-o para passeios um pouco mais demorados na mesma cidade até conhecer melhor seu comportamento nesse tipo de situação. Você também deve prestar atenção no que a lei diz sobre viajar com cachorro em transportes como ônibus e avião, pois cada meio tem sua própria regulamentação.
Outros fatores que devem ser levados em conta na hora de viajar com cão são: ele passa mal em movimento? Fica nervoso quando preso em um mesmo meio de transporte ou cômodo por muito tempo? Se irrita quando está rodeado de muitas pessoas? Se a resposta para tudo for “não”, é um sinal de que você pode viajar com cachorro sem problemas, desde que siga todos os cuidados necessários!
Como viajar com cachorro: veja dicas para viagem perfeita!
Mesmo aqueles cães mais acostumados a viajar conseguem aproveitar muito melhor a viagem se ela for feita em trajetos curtos. Por isso, não esqueça de dar pausas para o cão se alongar fora do carro e prefira fazer escalas caso um voo direto seja muito longo.
Além disso, se você quer viajar com cachorro, é importante escolher um destino pet friendly e pensar nas atividades que o animal poderá fazer lá. Afinal, não adianta nada levar seu amigo para um local onde ele não terá qualquer tipo de lazer. Prefira sempre destinos que sejam apropriados para cães e certifique-se de escolher um hotel pet friendly.
Se a viagem for feita de carro, o cachorro deve usar o cinto de segurança para cães e precisa de um bom espaço. No caso de viagens de ônibus, é bom garantir que a empresa realmente aceita transporte de animais e qual é o porte permitido (normalmente é pequeno a médio, de até 8 kg). Também é importante ter um atestado de vacinação e um atestado sanitário para trânsito de cães assinado pelo médico veterinário, confirmando que o animal está apto para viajar. O mesmo vale para uma viagem de avião, sendo necessário checar com a companhia aérea quais são as regras estabelecidas para o transporte de animais.
Outra dica importante de como viajar com cachorro de forma segura é sempre estar com alguns objetos essenciais em mãos: carteira de vacinação, coleira de identificação, ração, brinquedos, comedouro, bebedouro e tapete higiênico.