Os filhotes de cachorro são muito mais propensos a sofrerem com verme. Além da contaminação facilmente ocorrer pela amamentação, os filhotes ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e diversas funções do organismo. É por isso que a primeira dose do vermífugo para cachorro filhote deve ser feita aos 30 dias de vida, com reforço mensal até os seis meses, para garantir a saúde do pet. Mas como saber se o filhote de cachorro está com verme, principalmente se você não tem acesso ao histórico de saúde dele? Para te ajudar nisso, reunimos algumas informações sobre os sinais mais comuns da contaminação de verme em cachorro filhote.
Como saber se o filhote de cachorro está com verme? Quais os sinais mais comuns?
A primeira coisa que você deve observar é se o animal apresenta sintomas de que está com verme. Os sinais mais comuns de um filhote com verme são diarreia, vômito, perda de peso, pelos opacos, inchaço na barriga, tosse, irritação na pele (podendo fazer com que o animal arraste o ânus no chão) e cansaço. Além disso, é importante verificar as fezes do filhote com frequência para identificar a presença de vermes: os parasitas costumam ter o comprimento de um grão de arroz na cor branca ou marrom. Caso o cachorro esteja vomitando, é indicado ver se os parasitas também estão presentes no líquido expelido.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Cachorro filhote com verme: o que fazer?
Observar os sinais de verme em filhote de cachorro pode ser desesperador, mas é preciso que o tutor seja prático e consciente nessas situações. O ideal é que todo filhote de cachorro passe por uma consulta veterinária nos primeiros dias de vida. Além de acompanhar o peso e desenvolvimento do animal, o médico também vai receitar o melhor vermífugo para prevenir as verminoses. A consulta também é indispensável se o cãozinho já apresenta sintomas de que está com vermes. Isso porque existem tipos diferentes de vermes, que podem demandar cuidados e medicamentos específicos.
Depois que o tratamento para o verme em cachorro filhote é feito, o tutor precisa continuar dando os vermífugos de prevenção, que geralmente são dados uma vez por mês até o filhote completar seis meses de vida.
Como prevenir verme em cachorro filhote?
A melhor forma de prevenir o verme em filhote de cachorro é fazer a medicação preventiva e não atrasar as doses. Adotar ou comprar um cachorro é uma alegria que vem com muitas responsabilidades (e gastos). Por isso, é importante se planejar financeiramente. Atrasar o vermífugo para cachorro filhote não é uma atitude segura. Outras formas de prevenir o problema é garantindo a saúde da mãe dos filhotes durante a gestação, manter o ambiente em que os animais vivem sempre limpos e não passear com o cachorrinho antes que o veterinário libere as saídas de casa.
Redação: Hyago Bandeira
