Higiene

Veja em infográfico um passo a passo de como dar banho em cachorro

Como dar banho em cachorro? Essa é uma pergunta de muitos tutores, principalmente daqueles que são pais de pets de primeira viagem. O banho de cachorro é um cuidado necessário pelo menos a cada 15 dias, e é um hábito que promove maior bem-estar para o cão e diminui até mesmo o risco de doenças. Para os cães de pelo longo, esse cuidado é ainda mais importante e o ideal é que o banho seja dado uma vez por semana. Muitos tutores podem ter receio de dar banho no cãozinho em casa, mas essa é uma tarefa totalmente possível. Para não restar dúvidas, confira o infográfico com o passo a passo de como dar banho em cachorro em casa!

Veja o infográfico!
Veja o infográfico!

Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
Cuidados dos animais

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Cuidados dos animais

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Cuidados dos animais

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Cuidados dos animais

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

Banho: cachorro precisa ser preparado para a hora da limpeza

Antes de começar o processo do banho em cachorro, é recomendado escovar os pelos do pet. Mesmo para os doguinhos de pelo curto esse cuidado faz toda a diferença, pois isso fará com que os produtos funcionem de forma mais eficaz e evitará que os pelos soltos se acumulem no ralo após o banho. Além da escovação, é muito importante checar se os produtos para o banho em cachorro são apropriados para pets e se certificar de que a água está com a temperatura ideal.

Deixar os produtos por perto evita que você precise se afastar do cãozinho, o que pode deixá-lo agitado. Já a temperatura da água precisa ser morninha e não deve estar muito quente para não correr o risco de queimar a pele do animal. Uma boa dica é testar a temperatura com o cotovelo. Os lugares fechados são os mais recomendados para dar banho em cachorro, pois isso evita que o animal fuja. Dê preferências para boxes, banheiras ou tanques para esse momento.

Shampoo para cachorro, sabonete e condicionador: qual a importância dos produtos específicos para pets?

Muita gente não sabe que produtos usar para dar banho em cachorro, mas basta se certificar que eles são específicos para pets. Os sabonetes, shampoos e condicionadores para humanos possuem uma composição que pode ser prejudicial para os animais e agredir sua pele. Nos pet shops é possível encontrar uma vasta variedade de condicionador, sabonete e shampoo para cachorro. Existem até mesmo alguns produtos mais específicos, como o shampoo para cachorro filhote, que é mais recomendado para os pequenos. Seja qual for a sua escolha, o mais importante é nunca usar os produtos para humanos e sempre conversar com um profissional antes - especialmente no caso de cães com problemas de pele.

O que fazer depois de dar banho em cachorro?

Secar bem o cão com uma toalha é muito importante depois de dar banho no cachorro. Muitas pessoas também gostam de usar o secador de cabelo para garantir que o amigo ficará bem sequinho. Esse cuidado é necessário, pois os pelos úmidos podem contribuir para a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, o tutor não deve deixar que o cãozinho vá para lugares com muita corrente de ar para não ficar doente, principalmente caso ele ainda esteja com o pelo um pouco úmido. Se seu cachorro tiver pelo longo, você também deve escovar seus pelos novamente após o banho para deixá-lo bem arrumadinho e completar seu dia de beleza.

Redação: Hyago Bandeira

Educador sanitário para cachorro: como o produto funciona?

Próxima matéria

Educador sanitário para cachorro: como o produto funciona?

Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)
xixi

Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)

Ter um cãozinho vai muito além dos momentos de diversão e fofura: é preciso também saber como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Caso contrário, uma situação que pode se tornar muito comum (e desagradável) é encontrar xixi de cachorro pela casa toda. Felizmente, existem algumas técnicas que são bastante úteis na hora de ensinar o animal a fazer xixi e cocô no local adequado.

Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa
Higiene

Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa

Manter o cachorro sempre limpo vai além da questão de deixar seu animal cheiroso, principalmente para quem dorme ou deixa o pet deitar na cama e no sofá. A higiene regular do seu cão impede o surgimento de parasitas e doenças de pele. Mas dar banho em cachorro em casa pode ser uma missão bastante trabalhosa! Com algumas dicas, você pode tirar de letra e ainda deixar seu bichinho limpo para colocar a pata onde quiser. Mesmo que tenha o hábito de levá-lo no pet shop, é bom saber o que fazer para situações de emergência ou até mesmo para economizar uma grana.

Como dar banho em cachorro medroso? 3 dicas para amenizar o sofrimento dos bichinhos
Higiene

Como dar banho em cachorro medroso? 3 dicas para amenizar o sofrimento dos bichinhos

A hora do banho em cachorro pode ser o momento preferido do seu amigo de quatro patas, mas se ele for medroso e não gostar muito da água (e, eventualmente, do secador), pode se que você tenha um problema. A higiene do animal não pode ser deixada de lado para que a convivência dele com as pessoas da sua casa continue sendo confortável. Mesmo que você possa usar a estratégia do banho seco de vez em quando, a lavagem geral com água e shampoo é a que funciona de forma mais eficiente. Ou seja: em algum momento você vai precisar ajudar o seu cachorro medroso a superar esse trauma e sofrer menos na hora de ficar cheirosinho. Confira, aqui embaixo, algumas dicas para isso!

Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado
Passeio

Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado

Passear com cachorro é mais que um momento de lazer ou um horário destinado para o animal fazer as necessidades fisiológicas, é um ato de cuidado e amor. Ter um animal requer muita responsabilidade e algumas horas dedicadas para proporcionar mais qualidade de vida a ele. Isso inclui brincadeiras, cuidados com a higiene, visitas ao veterinário, uma alimentação de qualidade e, claro, os passeios. Antes de comprar ou adotar um cachorro, esteja preparado para sair com seu novo amigo pelo menos uma vez por dia.

Ver Todas >

Vale a pena investir na caixa de areia fechada? Veja a opinião de alguns tutores!
Cuidados dos animais

Vale a pena investir na caixa de areia fechada? Veja a opinião de alguns tutores!

Você já ouviu falar na caixa de areia fechada? Menos usual que o modelo tradicional aberto, a caixa de areia para gatos fechada é uma das opções que existem desse item essencial para a higiene dos felinos. Ela possui uma portinha e funciona como um banheiro para seu animal de estimação. Se você quer saber quais as vantagens e desvantagens da caixa de areia fechada para gatos, confira as dicas do Patas da Casa.

Como fazer uma toca para gato com papelão, madeira e feltro?
Cuidados dos animais

Como fazer uma toca para gato com papelão, madeira e feltro?

A toca para gatos é o local perfeito para o pet descansar, aconchegar e até mesmo se divertir em casa. Existem inúmeros modelos de tocas para gatos por aí, mas se você quer economizar ou dar um toque especial, a melhor opção é fazer você mesmo. A toca de gato feita de papelão é barata, fácil de fazer, sustentável e ainda vai divertir muito o seu bichano.  

Bolsa ou caixa de transportes para gatos: qual a melhor opção para carregar o seu pet?
Cuidados dos animais

Bolsa ou caixa de transportes para gatos: qual a melhor opção para carregar o seu pet?

Alguns acessórios facilitam bastante a vida de qualquer tutor, como a caixa de transporte para gatos e a bolsa de transporte para gatos - especialmente na hora de passear com o felino. Mas qual deles é a melhor opção para o seu bichano? A resposta vai depender de uma série de fatores, como o comportamento do gato, o trajeto que será percorrido e a adaptação do felino ao acessório. 

Como descartar fezes de cães corretamente?
Cuidados dos animais

Como descartar fezes de cães corretamente?

Você sabe onde descartar fezes de cachorro? Mesmo tendo experiência com animais, muitos tutores ainda tem dúvidas do que fazer com os dejetos do doguinho e até descartam de forma errada. O cocô do cachorro é considerado lixo sanitário. Por isso, saber como descartar fezes de cães, tanto em casa como na rua, corretamente é uma questão de saúde pública. 

Ver Todas >