Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você convive com um ou mais doguinhos, provavelmente já deve ter reparado que um comportamento é comum aos cães nas festas de fim de ano: o medo de fogos de artifício. Latidos, agitação e até mesmo choros podem ocorrer nesses momentos, mas a maioria dos tutores não sabe como agir. Afinal, por que cachorro tem medo de fogos? Será que esse é um barulho realmente muito assustador para os pets? No caso de um cão com medo, o que fazer para acalmá-lo? Para te ajudar a desvendar todas essas questões, preparamos um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o cachorro com medo de fogos. Chega mais!

infográfico sobre cachorro com medo de fogos

Não sabe por que os cachorros têm medo de fogos? A gente explica!

 

Para nós, os fogos de artifício não tem nada de assustador e são uma forma de celebrar as festividades de fim de ano. Mas para os nossos amigos de quatro patas, não é bem assim que funciona. O primeiro fator que influencia nisso é a audição canina. Diferente dos humanos, que são capazes de identificar apenas frequências entre 16 e 20 mil Hz, os cães podem ouvir até 40 mil Hz. Sendo assim, os cachorros têm uma sensibilidade auditiva muito maior do que a nossa, e, por isso, qualquer som muito alto pode deixá-los agitados, mesmo que estejam distantes.

Logo, não é difícil imaginar por que cachorros têm medo de fogos, né? O som explosivo e repentino desse artefato é, definitivamente, um grande pesadelo para os animais. Além disso, como os cães não compreendem o que está acontecendo, o barulho dos fogos se torna bastante ameaçador, e é por isso que alguns tendem a apresentar comportamentos mais agressivos e protetores. A aversão ao desconhecido também pode ser um motivo por que cachorro tem medo de fogos.

5 dicas infalíveis de como acalmar cachorro com medo de fogos

1) Técnica de amarração para cachorro com medo de fogos

Também chamado de Tellington Touch, esse é um método bastante eficaz nos dias em que você sabe que vai haver queima de fogos, como no Ano Novo. Criado pela canadense Linda Tellington-Jones, que é especialista em comportamento animal, o truque consiste em pegar uma faixa para cachorro com medo de fogos e amarrá-la no corpo do pet, como mostra o infográfico acima. Isso ajuda a trazer mais tranquilidade e segurança para o cão.

2) Música para acalmar cachorro com medo de fogos

Outra forma de tornar o barulho menos estressante para os pets é colocando músicas que abafam o ruído dos fogos. Existem vários tipos de músicas para cachorro que podem ajudar nessas horas; basta procurar uma playlist no YouTube e colocar em uma altura confortável para o pet.

3) Brincadeiras podem distrair um cachorro com medo de fogos

Nada melhor do que mudar o foco do cãozinho, né? Por isso, é importante não deixar o pet sozinho nessa hora. Pelo contrário, com brincadeiras e petiscos é super possível desviar a atenção do cachorro com medo de fogos. Assim ele se diverte bastante e nem se importa com o que está acontecendo do lado de fora.

4) O cachorro precisa se sentir seguro 

Separe um espacinho da casa para acomodar o seu cachorro durante a queima de fogos. É importante que ele se sinta seguro e confortável no ambiente, por isso uma boa ideia é colocar a caminha do cachorro no lugar com um cobertor e os brinquedos preferidos do animal. 

5) Florais e medicamentos podem ajudar um cachorro com medo de fogos, mas precisam da autorização do médico veterinário

Por fim, se seu amigo de quatro patas têm quadros frequentes de ansiedade e estresse, vale a pena consultar um médico veterinário de confiança para verificar a possibilidade de se usar florais ou medicamentos específicos para o pet. Mas lembre-se: é imprescindível que isso seja supervisionado por um profissional qualificado. Caso contrário, a automedicação pode acabar comprometendo a saúde do animal.

Redação: Juliana Melo