Cuidados

Veja em infográfico como acalmar cachorro com medo de fogos!

Se você convive com um ou mais doguinhos, provavelmente já deve ter reparado que um comportamento é comum aos cães nas festas de fim de ano: o medo de fogos de artifício. Latidos, agitação e até mesmo choros podem ocorrer nesses momentos, mas a maioria dos tutores não sabe como agir. Afinal, por que cachorro tem medo de fogos? Será que esse é um barulho realmente muito assustador para os pets? No caso de um cão com medo, o que fazer para acalmá-lo? Para te ajudar a desvendar todas essas questões, preparamos um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o cachorro com medo de fogos. Chega mais!

Cachorro com medo de fogos: veja o que fazer para acalmar seu amigo nessas ocasiões
Cachorro com medo de fogos: veja o que fazer para acalmar seu amigo nessas ocasiões

Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
Cuidados dos animais

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Cuidados dos animais

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Cuidados dos animais

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Cuidados dos animais

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

Não sabe por que os cachorros têm medo de fogos? A gente explica!

Para nós, os fogos de artifício não tem nada de assustador e são uma forma de celebrar as festividades de fim de ano. Mas para os nossos amigos de quatro patas, não é bem assim que funciona. O primeiro fator que influencia nisso é a audição canina. Diferente dos humanos, que são capazes de identificar apenas frequências entre 16 e 20 mil Hz, os cães podem ouvir até 40 mil Hz. Sendo assim, os cachorros têm uma sensibilidade auditiva muito maior do que a nossa, e, por isso, qualquer som muito alto pode deixá-los agitados, mesmo que estejam distantes.

Logo, não é difícil imaginar por que cachorros têm medo de fogos, né? O som explosivo e repentino desse artefato é, definitivamente, um grande pesadelo para os animais. Além disso, como os cães não compreendem o que está acontecendo, o barulho dos fogos se torna bastante ameaçador, e é por isso que alguns tendem a apresentar comportamentos mais agressivos e protetores. A aversão ao desconhecido também pode ser um motivo por que cachorro tem medo de fogos.

5 dicas infalíveis de como acalmar cachorro com medo de fogos

1) Técnica de amarração para cachorro com medo de fogos

Também chamado de Tellington Touch, esse é um método bastante eficaz nos dias em que você sabe que vai haver queima de fogos, como no Ano Novo. Criado pela canadense Linda Tellington-Jones, que é especialista em comportamento animal, o truque consiste em pegar uma faixa para cachorro com medo de fogos e amarrá-la no corpo do pet, como mostra o infográfico acima. Isso ajuda a trazer mais tranquilidade e segurança para o cão.

2) Música para acalmar cachorro com medo de fogos

Outra forma de tornar o barulho menos estressante para os pets é colocando músicas que abafam o ruído dos fogos. Existem vários tipos de músicas para cachorro que podem ajudar nessas horas; basta procurar uma playlist no YouTube e colocar em uma altura confortável para o pet.

3) Brincadeiras podem distrair um cachorro com medo de fogos

Nada melhor do que mudar o foco do cãozinho, né? Por isso, é importante não deixar o pet sozinho nessa hora. Pelo contrário, com brincadeiras e petiscos é super possível desviar a atenção do cachorro com medo de fogos. Assim ele se diverte bastante e nem se importa com o que está acontecendo do lado de fora.

4) O cachorro precisa se sentir seguro 

Separe um espacinho da casa para acomodar o seu cachorro durante a queima de fogos. É importante que ele se sinta seguro e confortável no ambiente, por isso uma boa ideia é colocar a caminha do cachorro no lugar com um cobertor e os brinquedos preferidos do animal. 

5) Florais e medicamentos podem ajudar um cachorro com medo de fogos, mas precisam da autorização do médico veterinário

Por fim, se seu amigo de quatro patas têm quadros frequentes de ansiedade e estresse, vale a pena consultar um médico veterinário de confiança para verificar a possibilidade de se usar florais ou medicamentos específicos para o pet. Mas lembre-se: é imprescindível que isso seja supervisionado por um profissional qualificado. Caso contrário, a automedicação pode acabar comprometendo a saúde do animal.

Redação: Juliana Melo

Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

Próxima matéria

Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
Adoção

Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

Cachorro com medo de fogos: como acalmar o animal + técnica de amarrar o pano
Cuidados

Cachorro com medo de fogos: como acalmar o animal + técnica de amarrar o pano

Não é raro cachorro ter medo de fogos de artifício ou qualquer outro barulho muito forte e repentino. Em épocas de festas de fim de ano, carnaval e final de campeonatos de futebol, os animais podem sofrer bastante com os estouros. Não é à toa que o Revéillon é o período com o maior índice de fugas de cachorrinhos. E não existe uma regra, esse medo pode acometer qualquer raça e qualquer porte.

Cachorro e gato juntos: veja em infográfico como melhorar a relação entre as duas espécies!
Cachorro

Cachorro e gato juntos: veja em infográfico como melhorar a relação entre as duas espécies!

Por muito tempo, cachorro e gato foram considerados verdadeiros inimigos, mas é necessário desmistificar essa ideia, porque isso não condiz muito bem com a realidade. Na verdade, é totalmente possível construir uma boa relação entre as duas espécies e viver em harmonia com o gato e cachorro na mesma casa. Não é à toa que muitos tutores têm os dois bichinhos - e isso acaba rendendo várias fotos bem fofas de doguinhos dormindo junto com os bichanos. No entanto, não se pode negar: às vezes criar bons laços entre os dois animais pode ser uma tarefa difícil. Por isso, o Patas da Casa preparou um infográfico com algumas dicas de como adaptar cachorro com gato sem grandes problemas. Veja abaixo!

Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)
xixi

Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)

Ter um cãozinho vai muito além dos momentos de diversão e fofura: é preciso também saber como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Caso contrário, uma situação que pode se tornar muito comum (e desagradável) é encontrar xixi de cachorro pela casa toda. Felizmente, existem algumas técnicas que são bastante úteis na hora de ensinar o animal a fazer xixi e cocô no local adequado.

Ver Todas >

4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova
Cuidados dos animais

4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova

A mudança de casa é uma das coisas mais estressantes na vida de um gato. Muito apegados à rotina, os bichanos se veem de uma hora para outra longe dos cômodos e das coisas que conhecem. A explicação para essa dificuldade de adaptação é simples: os gatos ainda possuem muitos instintos e características da fase selvagem, por isso são bem territorialistas. Para eles, o território que têm seu cheiro é o lugar em que sente seguro e sem ameaças para desenvolver suas habilidades. 

Qual a melhor cama para gato? Veja os modelos mais populares antes de decidir
Cuidados dos animais

Qual a melhor cama para gato? Veja os modelos mais populares antes de decidir

Os gatos passam cerca de 2/3 do dia dormindo e é exatamente por isso que os tutores devem se atentar a um acessório muito importante para o momento de descanso do pet: a cama para gato. Além de fazer parte da gatificação da casa, as caminhas também servem como refúgio para o animal, deixando ele muito mais à vontade para expressar seus instintos naturais. Mas na hora de comprar o acessório, o tutor também deve se atentar à personalidade do gato para escolher a melhor opção.

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo depois da mudança de casa?
Cuidados dos animais

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo depois da mudança de casa?

Mudar de casa com o cachorro é sempre um processo complicado. Embora os cães sejam um pouco mais desapegados do que os gatos, leva um tempinho até que o animal consiga se adaptar totalmente ao novo ambiente e reconhecer que aquela é sua nova casa. Logo de início, um problema que a maioria dos tutores enfrenta é o cachorro urinando fora do lugar, o que pode prejudicar a convivência com o animal nos primeiros dias. 

Como acalmar um gato na hora de levar no veterinário?
Cuidados dos animais

Como acalmar um gato na hora de levar no veterinário?

Para manter a saúde do gato, é essencial que o animal tenha uma rotina de consultas no veterinário - principalmente porque os felinos costumam não apresentar sinais de que estão doentes. No entanto, essa é uma tarefa difícil para os donos de gatos. Os felinos estão acostumados a ter uma rotina, então qualquer mudança mínima é capaz de deixar o gato bem estressado. O transporte e o ambiente diferente do veterinário são algumas dessas situações. 

Ver Todas >