Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Manter a pelagem de gatos saudável requer uma série de cuidados. Um deles - e talvez o mais importante - é a escovação, que deve ser feita regularmente com uma escova específica para isso, principalmente nas épocas em que a queda de pelo em gatos fica mais intensa, como na primavera. O hábito ajuda a remover os pelos mortos e desembaraçar possíveis nós na pelagem. Mas você sabe como fazer isso da maneira certa? Vários fatores influenciam na hora de escovar o pelo de gato, desde a escolha do melhor acessório até o sentido certo da escovação. Veja o infográfico que preparamos com algumas dicas para facilitar o processo!


O pelo de gato precisa ser escovado regularmente. Saiba como fazer isso!
O pelo de gato precisa ser escovado regularmente. Saiba como fazer isso!

1) A escova de gato deve ser apropriada para o tipo de pelagem do animal

Existem diferentes tipos de escova para tirar pelo de gato, e é importante escolher um modelo que seja adequado para o seu bichano. No caso de gatos com pelos curtos, o ideal é optar por escovas de cerdas macias; enquanto gatos com pelos médios ou longos precisam de modelos com cerdas um pouco mais resistentes para retirar os nós e outros emaranhados. Algumas opções disponíveis são:

• Escova rasqueadeira: esse é o modelo mais popular entre as escovas de gato, e deve ser usada principalmente em animais com pelagem média ou longa. Além de remover os pelos mortos, a escova de gato rasqueadeira também ajuda a desembaraçar nós. 

Escova furminator: gatos que soltam pelos em excesso são os mais beneficiados com esse modelo. Trata-se de uma espécie de rasqueadeira retrátil que ajuda a remover pelos muito curtos ou que já caíram e permanecem no corpo do animal. Apesar de ser uma ótima escova de gato, ela costuma incomodar os felinos, então é importante ter cautela.

• Pentes de dentes largos ou curtos: os pentes podem funcionar bem para cuidar da pelagem dos gatos. Os modelos com dentes largos normalmente são indicados para gatos com pelagem mais comprida, enquanto os dentes curtos são ideais para felinos com menos quantidade de pelos.

• Luva para tirar pelo de gato: assim como as escovas, a luva para tirar pelo de gato também é uma excelente opção - especialmente para felinos que se estressam facilmente com escovas e pentes. O acessório possui cerdas macias e não machuca o animal, tornando o momento da escovação mais prazeroso para os bichanos.

2) Escovação precisa seguir a direção do pelo de gato

Depois de escolher a melhor escova para gatos, chegou a hora de começar a escovação. Todo o processo deve acompanhar o sentido de crescimento do pelo do gato para evitar qualquer tipo de problema. Embora pareça um mero detalhe, isso faz toda a diferença, porque a escovação no sentido contrário pode causar muito  desconforto para os felinos. Se isso acontecer, é possível que o gatinho se torne mais resistente à escovação da próxima vez.

3) É importante remover os pelos da escova para gatos

Tanto a luva quanto a escova de gato podem acumular pelos que ficam presos nas cerdas e não soltam tão facilmente. Portanto, ao perceber que houve um acúmulo desses pelinhos, é importante limpar a escova antes de continuar o trabalho, ou a escovação não vai ser tão eficiente. Você pode passar um pente entre as cerdas para remover o pelo de gato da escova ou tirar com as próprias mãos.

4) Para facilitar a escovação do pelo de gato, use e abuse de muito carinho e petiscos

O pelo de gato caindo normalmente é um grande inconveniente para os pais de pet, mas é importante saber escolher a hora certa para fazer a escovação. O bichano deve estar tranquilo, e o tutor deve fazer tudo cuidadosamente para não transformar esse momento em algo estressante e traumático para o animal. A associação positiva pode ajudar bastante nessa missão, fazendo com o que o gatinho se sinta mais relaxado e feliz de estar ali. Por isso, petiscos, carinho ou até mesmo a presença de um brinquedo preferido pode facilitar muito nessas horas.

5) Se a pelagem de gatos estiver com nós, é necessário ter calma e paciência

Os gatos com pelos médios ou longos são mais propensos a ficarem com nós, ainda mais se eles não forem escovados frequentemente. Quando isso acontece, não precisa se desesperar. Na verdade, o ideal é redobrar a paciência e a atenção com o pelo de gato, escovando a região afetada com muita cautela. Uma técnica que costuma funcionar é segurar a pelagem do animal na base para não puxar a raiz durante a escovação. Desenrole os pelos aos poucos e sem pressa, sempre de forma muito suave para não machucar o gatinho.

6) Pelo de gato: região da barriga e bigodes é mais delicada

Algumas partes do corpo do gato são mais sensíveis do que outras e, portanto, precisam de mais cuidados, como é o caso da barriga e os bigodes. A área ao redor dos olhos, boca e orelha do bichano também precisa de movimentos mais delicados. Para evitar que o felino sinta qualquer desconforto ou dor nesses locais, é necessário escovar o pelo de gato com bastante delicadeza e sempre observando a reação do bichano. Se estiver incomodando, ele certamente vai dar um jeito de demonstrar isso.

Redação: Juliana Melo