close
Cuidados

Veja em infográfico 6 dicas para escovar os pelos do gato

Atualizado em 10 de junho de 2021 às 18h57

Publicado em 10 de junho de 2021 às 18h57

Manter a pelagem de gatos saudável requer uma série de cuidados. Um deles - e talvez o mais importante - é a escovação, que deve ser feita regularmente com uma escova específica para isso, principalmente nas épocas em que a queda de pelo em gatos fica mais intensa, como na primavera. O hábito ajuda a remover os pelos mortos e desembaraçar possíveis nós na pelagem. Mas você sabe como fazer isso da maneira certa? Vários fatores influenciam na hora de escovar o pelo de gato, desde a escolha do melhor acessório até o sentido certo da escovação. Veja o infográfico que preparamos com algumas dicas para facilitar o processo!

O pelo de gato precisa ser escovado regularmente. Saiba como fazer isso!
O pelo de gato precisa ser escovado regularmente. Saiba como fazer isso!

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
Cuidados dos animais

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Cuidados dos animais

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Cuidados dos animais

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Cuidados dos animais

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

1) A escova de gato deve ser apropriada para o tipo de pelagem do animal

Existem diferentes tipos de escova para tirar pelo de gato, e é importante escolher um modelo que seja adequado para o seu bichano. No caso de gatos com pelos curtos, o ideal é optar por escovas de cerdas macias; enquanto gatos com pelos médios ou longos precisam de modelos com cerdas um pouco mais resistentes para retirar os nós e outros emaranhados. Algumas opções disponíveis são:

• Escova rasqueadeira: esse é o modelo mais popular entre as escovas de gato, e deve ser usada principalmente em animais com pelagem média ou longa. Além de remover os pelos mortos, a escova de gato rasqueadeira também ajuda a desembaraçar nós. 

Escova furminator: gatos que soltam pelos em excesso são os mais beneficiados com esse modelo. Trata-se de uma espécie de rasqueadeira retrátil que ajuda a remover pelos muito curtos ou que já caíram e permanecem no corpo do animal. Apesar de ser uma ótima escova de gato, ela costuma incomodar os felinos, então é importante ter cautela.

• Pentes de dentes largos ou curtos: os pentes podem funcionar bem para cuidar da pelagem dos gatos. Os modelos com dentes largos normalmente são indicados para gatos com pelagem mais comprida, enquanto os dentes curtos são ideais para felinos com menos quantidade de pelos.

• Luva para tirar pelo de gato: assim como as escovas, a luva para tirar pelo de gato também é uma excelente opção - especialmente para felinos que se estressam facilmente com escovas e pentes. O acessório possui cerdas macias e não machuca o animal, tornando o momento da escovação mais prazeroso para os bichanos.

2) Escovação precisa seguir a direção do pelo de gato

Depois de escolher a melhor escova para gatos, chegou a hora de começar a escovação. Todo o processo deve acompanhar o sentido de crescimento do pelo do gato para evitar qualquer tipo de problema. Embora pareça um mero detalhe, isso faz toda a diferença, porque a escovação no sentido contrário pode causar muito  desconforto para os felinos. Se isso acontecer, é possível que o gatinho se torne mais resistente à escovação da próxima vez.

3) É importante remover os pelos da escova para gatos

Tanto a luva quanto a escova de gato podem acumular pelos que ficam presos nas cerdas e não soltam tão facilmente. Portanto, ao perceber que houve um acúmulo desses pelinhos, é importante limpar a escova antes de continuar o trabalho, ou a escovação não vai ser tão eficiente. Você pode passar um pente entre as cerdas para remover o pelo de gato da escova ou tirar com as próprias mãos.

4) Para facilitar a escovação do pelo de gato, use e abuse de muito carinho e petiscos

O pelo de gato caindo normalmente é um grande inconveniente para os pais de pet, mas é importante saber escolher a hora certa para fazer a escovação. O bichano deve estar tranquilo, e o tutor deve fazer tudo cuidadosamente para não transformar esse momento em algo estressante e traumático para o animal. A associação positiva pode ajudar bastante nessa missão, fazendo com o que o gatinho se sinta mais relaxado e feliz de estar ali. Por isso, petiscos, carinho ou até mesmo a presença de um brinquedo preferido pode facilitar muito nessas horas.

5) Se a pelagem de gatos estiver com nós, é necessário ter calma e paciência

Os gatos com pelos médios ou longos são mais propensos a ficarem com nós, ainda mais se eles não forem escovados frequentemente. Quando isso acontece, não precisa se desesperar. Na verdade, o ideal é redobrar a paciência e a atenção com o pelo de gato, escovando a região afetada com muita cautela. Uma técnica que costuma funcionar é segurar a pelagem do animal na base para não puxar a raiz durante a escovação. Desenrole os pelos aos poucos e sem pressa, sempre de forma muito suave para não machucar o gatinho.

6) Pelo de gato: região da barriga e bigodes é mais delicada

Algumas partes do corpo do gato são mais sensíveis do que outras e, portanto, precisam de mais cuidados, como é o caso da barriga e os bigodes. A área ao redor dos olhos, boca e orelha do bichano também precisa de movimentos mais delicados. Para evitar que o felino sinta qualquer desconforto ou dor nesses locais, é necessário escovar o pelo de gato com bastante delicadeza e sempre observando a reação do bichano. Se estiver incomodando, ele certamente vai dar um jeito de demonstrar isso.

Redação: Juliana Melo

Colar cervical para cachorro: o que é e para que serve?

Próxima matéria

Colar cervical para cachorro: o que é e para que serve?

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
Raças

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça
Raças

Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça

Escolher o nome de um novo integrante da família é uma tarefa muito difícil. O gato siamês é um pet muito carinhoso e ao pensar em nomeá-los podemos sempre procurar as opções mais fofinhas possíveis. Além da doçura, podemos levar em conta as características físicas do bichano, ou até mesmo se inspirar em personalidades da cultura pop. O nome de gato siamês ideal para o seu novo bichinho de estimação é aquele que une a sua personalidade com as características do bichano. O gato siamês é originário do sudoeste asiático e possui uma aparência inconfundível. Com seus olhos azuis e pelagem em tom creme e chocolate, ele já encanta o lar de muitas pessoas pelo mundo. Para te ajudar na missão de nomear seu novo felino, o Patas da Casa fez uma seleção de 100 nomes para gatos siameses. Confira!

Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores
Histórias reais

Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores

Resolver adotar um gato filhote é sempre uma grande aventura. Os filhotes preenchem qualquer ambiente com muita alegria e amor. Mas, além de aprender como cuidar de gatos filhotes, quem já tem um gato adulto ou idoso em casa precisa pensar muito bem em como introduzir o novo membro na família. O processo de adaptação nem sempre é fácil, e é fundamental saber como conduzir essa apresentação da melhor forma possível, respeitando o espaço de cada um e torcendo para que eles se deem bem. 

Ver Todas >

Quanto tempo vive um cachorro?
Cuidados dos animais

Quanto tempo vive um cachorro?

Pensar em quanto tempo vive um cachorro sempre é uma informação que todo mundo quer saber. Essa informação é muito importante não só para hora de adotar cachorro, como também para saber os melhores cuidados em cada fase de vida, seja um filhote, adulto ou idosinho. Existem muitos fatores que podem influenciar nisso. Para te ajudar a descobrir até quanto anos cachorro vive, o Patas da Casa reuniu informações importantes sobre isso. 

Quanto tempo vive um gato?
Cuidados dos animais

Quanto tempo vive um gato?

Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

Cortador de unha para cachorro: devo ter um em casa? Como escolher?
Cuidados dos animais

Cortador de unha para cachorro: devo ter um em casa? Como escolher?

Mais que uma questão estética, aprender como cortar unha de cachorro é essencial para a saúde e bem-estar do bichinho. Uma unha bem aparada pode evitar infecções, facilitar a locomoção, além de impedir que o seu amigo de quatro patas machuque pessoas da sua família ou outros animais domésticos. A não ser que o seu cão seja extremamente ativo e passeie muito, é improvável que a unha de cachorro se desgaste por conta própria.

Roupa para gato: saiba quando e como usar o acessório
Cuidados dos animais

Roupa para gato: saiba quando e como usar o acessório

Roupa para gato não é um acessório muito comum quando falamos dos felinos. Quando pensamos em roupinhas para animais, já associamos à roupa para cachorro, não é mesmo?! A verdade é que existem roupas para gatos e cachorros! A roupa de gato pode ser um aliado para aquecer os bichanos em temporadas mais frias ou se você mora em algum lugar que normalmente tem a temperatura mais baixa - o Sphynx, por ser um gato sem pelo, é super beneficiado pelo acessório. 

Ver Todas >