Caixa de areia

Vale a pena investir na caixa de areia fechada? Veja a opinião de alguns tutores!

A caixa de areia fechada é uma opção mais reservada para o bichano fazer suas necessidades
A caixa de areia fechada é uma opção mais reservada para o bichano fazer suas necessidades

Você já ouviu falar na caixa de areia fechada? Menos usual que o modelo tradicional aberto, a caixa de areia para gatos fechada é uma das opções que existem desse item essencial para a higiene dos felinos. Ela possui uma portinha e funciona como um banheiro para seu animal de estimação. Se você quer saber quais as vantagens e desvantagens da caixa de areia fechada para gatos, confira as dicas do Patas da Casa, além da opinião de tutores que optaram por utilizá-la no dia a dia.

Caixa de areia para gatos fechada: um banheiro privativo para seu pet

A caixa de areia fechada para gatos lembra uma caixa de transporte, mas sem as alças para segurar. Ela possui uma tampa na parte de cima e uma portinha que permite a entrada e saída do gato com facilidade. Por ser tão protegida, é basicamente um banheirinho privativo para o bichano. A caixa de areia para gato fechada pode ter diferentes tamanhos, portanto fique atento para escolher o ideal para o porte do seu pet. Ela precisa ser grande o suficiente para que ele consiga dar uma volta completa com tranquilidade. O cuidado deve ser ainda maior na hora de escolher uma caixa de areia fechada para gatos grandes, que precisam de espaço maior ainda. Caso seu gato seja filhote, lembre-se que ele vai crescer. Então, não precisa ver uma caixa de areia fechada tão pequena, pois logo ele crescerá e você precisará comprar outra.

Caixa de areia fechada: gato espalha menos areia e diminui a sujeira pela casa

A caixa de areia para gato fechada traz mais privacidade ao animal, que consegue simplesmente entrar, fazer suas necessidades e sair tranquilamente, sem estresse e ninguém por perto. Além disso, a caixa de areia fechada para gato tem a grande vantagem de evitar sujeira pela casa. É comum que o gatinho dê voltas dentro da caixinha até decidir o melhor lugar para fazer xixi ou cocô. Esse comportamento instintivo muitas vezes acaba fazendo bagunça, pois a areia pode ser jogada para fora da caixinha. Mas como a caixa de areia fechada fica protegida por uma tampa, isso evita que a areia se espalhe. Por isso, principalmente se você tem um gato que costuma bagunçar muito ao entrar na caixinha, a caixa de areia fechada é a melhor opção. Além disso, a maioria dos modelos possuem filtro de carvão ativado, cuja função é reter o cheiro do xixi e do cocô. Por isso, outra vantagem da caixa de areia fechada é que o odor dos dejetos do gato não se espalha pelo ambiente.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
     A caixa de areia fechada para gatos dá privacidade ao animal e ainda evita sujeira pela casa
    A caixa de areia fechada para gatos dá privacidade ao animal e ainda evita sujeira pela casa

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    A caixa de areia fechada é mais difícil para limpar

    Apesar de deixar a casa mais arrumada, é preciso pensar também na higiene dos gatinhos. A caixa de areia para gatos fechada é mais difícil de limpar e precisa desse cuidado constante para evitar que se torne um ambiente desagradável para o pet. Como fica tampada e o cheiro é filtrado, o tutor pode esquecer de limpá-la, mas isso não deve acontecer. Primeiro por uma questão de higiene, já que não é bom para o gato entrar em um lugar cheio de fezes e urina, né? Segundo porque, como os gatos são muito higiênicos, eles não vão querer realizar suas necessidades dentro de uma caixa de areia fechada que esteja suja. Com isso, podem escolher outro lugar da casa para fazer. 

    Caixa de areia fechada X caixa de areia aberta: qual a diferença? 

    Na hora de escolher a caixa de areia para gato ideal para seu pet, muitas pessoas ficam em dúvida entre as opções fechada e aberta. A principal diferença está na limpeza. Enquanto a caixa de areia fechada evita a sujeira do lado de fora por conta da tampa protetora, a aberta deixa a casa mais bagunçada, pois a areia é jogada para fora com mais facilidade. Por outro lado, a caixa aberta é mais fácil de limpar do que a caixa de areia fechada. Lembre-se sempre que em qualquer modelo a limpeza deve ser frequente para evitar problemas ao seu pet. No caso da caixa de areia fechada o cuidado deve ser redobrado, pois é mais comum que o tutor esqueça de higienizar.

    Além disso, a caixa de areia fechada costuma ser mais cara que a aberta, entre R$100 e R$150. Para escolher, o tutor precisa pensar no melhor custo-benefício para seu gatinho. A caixa de areia fechada para gatos, no geral, é mais recomendada para apartamentos e casas pequenas e para quem quer evitar sujeira de gatos bagunceiros.

    Confira a opinião de tutoras sobre a adaptação da caixa de areia para gatos fechada!

    Um dos grandes medos ao trocar a caixa de areia para gatos é a adaptação. Stefany Lima, do Rio de Janeiro, se mudou para uma casa sem varanda e sem um bom lugar para colocar a caixa aberta que costumava usar. Então, ela optou por uma caixa de areia fechada para gatos. Para ajudar seus felinos a se adaptarem, Stefany usou uma estratégia: “No início deixei a caixa três dias aberta. Depois, dois dias fechada sem a portinha, e, depois, coloquei a portinha. Eles se adaptaram super bem e usam até hoje”, conta Stefany. Com essa adaptação, uma de suas gatinhas, que sempre realizava as necessidades do lado de fora, passou a fazer dentro da caixa “Eu tinha uma gatinha que só fazia as necessidades fora da caixa, bem do lado. Depois que mudei para essa caixa fechada ela nunca mais fez isso.”

    Outra tutora que também percebeu vantagens no uso da caixa de areia fechada para gatos foi Luiza Colombo, de São Paulo. Ela diz que a maior mudança foi realmente na limpeza, pois seus gatos tinham o costume de jogar muita areia para fora da caixa. “Tem o fator que ajudou na limpeza do ambiente! Quando eles a usam e enterram a areia, não transborda ou vai para fora, como ia na caixa aberta”, conta Luiza. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Próxima matéria

    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Ração de cachorro específica para raças: como funciona? Tem alguma diferença nutricional? Vale a pena?
    Ração

    Ração de cachorro específica para raças: como funciona? Tem alguma diferença nutricional? Vale a pena?

    Não importa se é um cachorro grande ou pequeno: todos os animais precisam se alimentar adequadamente, e é para isso que existem as rações. Fonte de nutrientes essenciais para manter a saúde do seu pet em dia, a ração de cachorro pode ser encontrada em diferentes versões (Standard, Premium e Super Premium) e normalmente é indicada para portes e fases da vida específicos. Contudo, ao longo dos últimos anos, a comercialização de produtos voltados para determinadas raças foi se tornando popular. 

    Cachorro pode usar caixa de areia?
    xixi

    Cachorro pode usar caixa de areia?

    Uma das maiores facilidades de ter um gatinho como pet é que ele pode fazer suas necessidades dentro de casa sem muita bagunça, mas você já se perguntou se cachorro pode usar caixa de areia também? A verdade é que muitos cãezinhos, principalmente quando ainda são filhotes, têm dificuldade em acertar o lugar certo para fazer xixi e cocô, o que pode gerar alguns problemas para os tutores. A caixa de areia usada com os felinos acaba sendo uma ferramenta que evita a sujeira e mau cheiro pela casa e facilita o recolhimento dos dejetos do seu pet.

    Banho seco para cachorro vale a pena? Saiba em que situações pode ser útil
    Higiene

    Banho seco para cachorro vale a pena? Saiba em que situações pode ser útil

    Dar banhos regularmente no seu cachorro é algo necessário para a manutenção da higiene do animal. Não tem nada melhor do que dar um abraço no seu amigo e sentir aquele cheirinho bom, não é mesmo? O problema é que quando chegam os dias de temperaturas mais baixas manter essa frequência em dia acaba sendo difícil porque, assim como os humanos, o cachorro também pode sentir frio. Nesses e em outros casos, muita gente tem apostado no banho a seco para cachorro. Você conhece essa opção? Dá uma olhada aqui embaixo e descubra como pode ser útil no dia a dia!

    Caixa de areia para gatos: como fazer o descarte sustentável dos resíduos
    Caixa de areia

    Caixa de areia para gatos: como fazer o descarte sustentável dos resíduos

    A rotina é uma das coisas que mais influenciam no bem estar de um gatinho que é criado em casa e isso sempre vai incluir a limpeza da caixa de areia — um dos objetos mais importantes no dia a dia do animal. Dependendo do tipo de preenchimento usado, a rotina de retirada do xixi e do cocô varia mas, em todos os casos, é necessário estabelecer um momento para trocar completamente a areia,

    Ver Todas >

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?
    Cuidados dos animais

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?

    Ver um cachorro de rua precisando de ajuda sempre é uma situação bem delicada. No caso de um cachorro machucado ou em situação de maus-tratos, por exemplo, pode ser necessário fazer o resgate do animal. Mas qual o manejo correto de um cachorro que está sentindo dor ou que tem medo? E se o cachorro aparentar ter dono e está perdido? Como cuidar de um cachorro abandonado após o resgate? 

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?
    Cuidados dos animais

    Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?

    Todo mundo que tem um pet provavelmente já ouviu falar da fralda para cachorro em algum momento. O acessório costuma ser recomendado para animais que precisam de cuidados especiais e que não conseguem ter total controle sobre as suas necessidades fisiológicas, como é o caso de cães idosos. Por conta disso, a fralda de cachorro é um acessório bastante atípico e que só é indicado em situações muito específicas. 

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?
    Cuidados dos animais

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?

    Você sabe quantos dias um gato pode ficar sozinho? Por seu comportamento independente e inteligência, muitas pessoas acreditam que os felinos podem ser deixados sozinhos em casa por um longo período de tempo. A verdade é que esse é um verdadeiro mito sobre a criação dos felinos domésticos. Um gatinho não pode ser deixado sozinho por muito tempo e existem vários fatores que podem interferir nisso. 

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro
    Cuidados dos animais

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro

    O cortador de unha para cachorro é um item indispensável na rotina do pet. Aparar as unhas do doguinho está além de uma questão estética: o cuidado é muito importante para o bem-estar do animal. O momento ideal para cortar unha de cachorro é quando elas estão mais aparentes ou fazendo barulho ao caminhar pela casa. Mas apesar de cortar unha de cachorro ser essencial, muitos tutores ainda possuem receio de fazer a prática sozinhos em casa. 

    Ver Todas >