Você já ouviu falar na caixa de areia fechada? Menos usual que o modelo tradicional aberto, a caixa de areia para gatos fechada é uma das opções que existem desse item essencial para a higiene dos felinos. Ela possui uma portinha e funciona como um banheiro para seu animal de estimação. Se você quer saber quais as vantagens e desvantagens da caixa de areia fechada para gatos, confira as dicas do Patas da Casa, além da opinião de tutores que optaram por utilizá-la no dia a dia.

Caixa de areia para gatos fechada: um banheiro privativo para seu pet

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A caixa de areia fechada para gatos lembra uma caixa de transporte, mas sem as alças para segurar. Ela possui uma tampa na parte de cima e uma portinha que permite a entrada e saída do gato com facilidade. Por ser tão protegida, é basicamente um banheirinho privativo para o bichano. A caixa de areia para gato fechada pode ter diferentes tamanhos, portanto fique atento para escolher o ideal para o porte do seu pet. Ela precisa ser grande o suficiente para que ele consiga dar uma volta completa com tranquilidade. O cuidado deve ser ainda maior na hora de escolher uma caixa de areia fechada para gatos grandes, que precisam de espaço maior ainda. Caso seu gato seja filhote, lembre-se que ele vai crescer. Então, não precisa ver uma caixa de areia fechada tão pequena, pois logo ele crescerá e você precisará comprar outra.

Caixa de areia fechada: gato espalha menos areia e diminui a sujeira pela casa

A caixa de areia para gato fechada traz mais privacidade ao animal, que consegue simplesmente entrar, fazer suas necessidades e sair tranquilamente, sem estresse e ninguém por perto. Além disso, a caixa de areia fechada para gato tem a grande vantagem de evitar sujeira pela casa. É comum que o gatinho dê voltas dentro da caixinha até decidir o melhor lugar para fazer xixi ou cocô. Esse comportamento instintivo muitas vezes acaba fazendo bagunça, pois a areia pode ser jogada para fora da caixinha. Mas como a caixa de areia fechada fica protegida por uma tampa, isso evita que a areia se espalhe. Por isso, principalmente se você tem um gato que costuma bagunçar muito ao entrar na caixinha, a caixa de areia fechada é a melhor opção. Além disso, a maioria dos modelos possuem filtro de carvão ativado, cuja função é reter o cheiro do xixi e do cocô. Por isso, outra vantagem da caixa de areia fechada é que o odor dos dejetos do gato não se espalha pelo ambiente.


A caixa de areia fechada para gatos dá privacidade ao animal e ainda evita sujeira pela casa
A caixa de areia fechada para gatos dá privacidade ao animal e ainda evita sujeira pela casa

A caixa de areia fechada é mais difícil para limpar

Apesar de deixar a casa mais arrumada, é preciso pensar também na higiene dos gatinhos. A caixa de areia para gatos fechada é mais difícil de limpar e precisa desse cuidado constante para evitar que se torne um ambiente desagradável para o pet. Como fica tampada e o cheiro é filtrado, o tutor pode esquecer de limpá-la, mas isso não deve acontecer. Primeiro por uma questão de higiene, já que não é bom para o gato entrar em um lugar cheio de fezes e urina, né? Segundo porque, como os gatos são muito higiênicos, eles não vão querer realizar suas necessidades dentro de uma caixa de areia fechada que esteja suja. Com isso, podem escolher outro lugar da casa para fazer. 

Caixa de areia fechada X caixa de areia aberta: qual a diferença? 

Na hora de escolher a caixa de areia para gato ideal para seu pet, muitas pessoas ficam em dúvida entre as opções fechada e aberta. A principal diferença está na limpeza. Enquanto a caixa de areia fechada evita a sujeira do lado de fora por conta da tampa protetora, a aberta deixa a casa mais bagunçada, pois a areia é jogada para fora com mais facilidade. Por outro lado, a caixa aberta é mais fácil de limpar do que a caixa de areia fechada. Lembre-se sempre que em qualquer modelo a limpeza deve ser frequente para evitar problemas ao seu pet. No caso da caixa de areia fechada o cuidado deve ser redobrado, pois é mais comum que o tutor esqueça de higienizar.

Além disso, a caixa de areia fechada costuma ser mais cara que a aberta, entre R$100 e R$150. Para escolher, o tutor precisa pensar no melhor custo-benefício para seu gatinho. A caixa de areia fechada para gatos, no geral, é mais recomendada para apartamentos e casas pequenas e para quem quer evitar sujeira de gatos bagunceiros.

Confira a opinião de tutoras sobre a adaptação da caixa de areia para gatos fechada!

Um dos grandes medos ao trocar a caixa de areia para gatos é a adaptação. Stefany Lima, do Rio de Janeiro, se mudou para uma casa sem varanda e sem um bom lugar para colocar a caixa aberta que costumava usar. Então, ela optou por uma caixa de areia fechada para gatos. Para ajudar seus felinos a se adaptarem, Stefany usou uma estratégia: “No início deixei a caixa três dias aberta. Depois, dois dias fechada sem a portinha, e, depois, coloquei a portinha. Eles se adaptaram super bem e usam até hoje”, conta Stefany. Com essa adaptação, uma de suas gatinhas, que sempre realizava as necessidades do lado de fora, passou a fazer dentro da caixa “Eu tinha uma gatinha que só fazia as necessidades fora da caixa, bem do lado. Depois que mudei para essa caixa fechada ela nunca mais fez isso.”

Outra tutora que também percebeu vantagens no uso da caixa de areia fechada para gatos foi Luiza Colombo, de São Paulo. Ela diz que a maior mudança foi realmente na limpeza, pois seus gatos tinham o costume de jogar muita areia para fora da caixa. “Tem o fator que ajudou na limpeza do ambiente! Quando eles a usam e enterram a areia, não transborda ou vai para fora, como ia na caixa aberta”, conta Luiza. 

Redação: Maria Luísa Pimenta