close
Higiene

Vale a pena comprar uma máquina de tosar cachorro? Entenda as vantagens e desvantagens

Atualizado · 01 de novembro de 2021 · 16h52

Publicado · 01/11/2021 · 16h52

Ter uma máquina para tosar cachorro pode ser vantajoso para alguns cães, mas em outros não é tão necessário
Ter uma máquina para tosar cachorro pode ser vantajoso para alguns cães, mas em outros não é tão necessário

A máquina de tosar cachorro é uma das ferramentas mais utilizadas na hora de aparar a pelagem do seu pet. Existem diversos tipos de tosa, como a tosa higiênica, tosa bebê ou tosa com tesoura. Porém, a máquina para tosar cachorro tem praticidade, rapidez e ainda pode ter lâminas variadas de acordo com o pelo de cada cão. Por isso, muitos tutores pensam em investir em uma máquina de tosar cachorro e realizar o processo ele mesmo, sem precisar levar sempre ao pet shop. Mas será que vale mesmo a pena comprar máquina de cortar pelo de cachorro? O Patas da Casa te explica quais são as vantagens e desvantagens do produto para que você entenda se ela é ou não necessária no seu caso.

A máquina de tosar cachorro economiza as idas ao pet shop de cães que precisam ser tosados com frequência

Ter uma máquina de tosar cachorro pode ser uma mão na roda para quem tem pets que necessitam ser tosados com frequência. Geralmente, raças de cachorro de pelo longo ou aqueles com grande quantidade de pelos volumosos precisam ser tosadas ao menos uma vez por mês para evitar o aparecimento de nós. Além disso, uma grande quantidade de pelos pode se tornar o local perfeito para a presença de pulgas e  carrapatos. Algumas raças que necessitam de tosa frequente são Poodle, Shih Tzu, Yorkshire, Lhasa Apso, entre outras. Para quem é mãe ou pai desses pets, comprar uma máquina para tosar cachorro pode ser vantajoso, pois vai economizar a ida ao pet shop todo mês. A máquina de tosar cachorro pode ter um preço mais elevado (no mínimo R$100), mas você gastará apenas uma vez e depois não terá mais o gasto mensal da tosa em pet shop.

Ter uma máquina para tosar cachorro não é muito vantajoso caso seu pet não precise de tosa regularmente

Comprar uma máquina de cortar pelo de cachorro quando se tem cachorros de pelo curto ou que não precisam de tosa frequente (Golden Retriever, Pastor Alemão, Bulldog Francês, por exemplo) não é um bom investimento. Você não precisará usar máquina para tosar cães com tanta frequência, então seu gasto com o produto não vai ser menor que o que você gastará nas idas ao pet shop. Além disso, por ter menos pelos, o cuidado ao tosar deve ser maior. Ao usar errado a máquina de tosa, cachorro pode acabar tendo a pele machucada com facilidade, já que fica mais exposta.

A máquina de cortar pelo de cachorro pode ser uma boa opção para cães com pelos que crescem rápido

Alguns cãezinhos têm pelos que crescem muito rapidamente. Você acabou de tosar e alguns dias depois você já consegue ver os fios longos novamente. Nesse caso, a máquina de tosar cachorro pode ser bem vantajosa. Deixar os fios em excesso é ruim para o animal, mas levá-lo para tosar toda vez que ele crescer no pet shop pode gerar um gasto excessivo. Por isso, a máquina de tosar cachorro é um bom investimento. Assim como no caso dos cães que precisam de tosa frequente por ter pelos longos e/ou volumosos, quem tem cão com pelos que crescem com rapidez vai se beneficiar muito com a máquina de tosar cachorro.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    A máquina de tosar cachorro é um ótimo investimento para quem tem cães com pelos longos e volumosos
    A máquina de tosar cachorro é um ótimo investimento para quem tem cães com pelos longos e volumosos

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Para ter uma máquina de tosar cachorro profissional, você precisa saber como usar corretamente

    Usar a máquina de tosar cachorro profissional não é uma tarefa que qualquer um consegue fazer. Cada raça precisa de tosa específica. Além disso, todo tipo de pelo requer uma lâmina especial que deve ser colocada na máquina de tosar cachorro. Caso você não tenha habilidade com a máquina de cortar pelo de cachorro, pode cortar demais, deixando a pele do cão exposta. Isso pode levar ao desenvolvimento de alergias e outros problemas de pele. O pelo do cachorro tem função de isolante térmico, o que significa que se cortar demais o animal também perde essa proteção.

    Além disso, não pense que você sabe usar a máquina de cortar pelo de cachorro porque sabe usar a versão para humanos: são produtos diferentes, com lâminas e maneiras de usar distintas. Portanto, se você não tem experiência, é melhor deixar o uso da máquina de tosa cachorro para um profissional qualificado em pets. Mas, se tiver vontade de aprender, converse com um profissional em tosa para pedir dicas importantes e o tipo de tosa para o seu pet. 

    É preciso escolher o modelo certo de máquina para tosar cachorro

    Se no seu caso a máquina para tosar cães é vantajosa, é importante se atentar na hora de escolher o modelo ideal. Antes de tudo, você deve usar uma lâmina adaptada para o tipo de pelo do seu pet. Lembre-se também que a audição canina é bem sensível a barulhos. Portanto, a máquina para tosar cachorro que faz muito barulho deve ser evitada. O som alto pode deixar o cãozinho estressado e agitado, o que dificulta demais a tosa do cachorro. Além disso, existem modelos que podem ser usados na tomada ou com bateria recarregável. As duas são ótimas opções de máquina de tosa. Cachorros que ficam muito agitados, porém, pode se beneficiar mais com o modelo de bateria, já que evita que o pet mexa demais no fio e acabe se enroscando ou tirando da tomada. Por fim, mantenha sempre as lâminas bem limpas para evitar infecções. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Granulado de madeira para gatos: como funciona?

    Próxima matéria

    Granulado de madeira para gatos: como funciona?

    Ração de cachorro específica para raças: como funciona? Tem alguma diferença nutricional? Vale a pena?
    Ração

    Ração de cachorro específica para raças: como funciona? Tem alguma diferença nutricional? Vale a pena?

    Não importa se é um cachorro grande ou pequeno: todos os animais precisam se alimentar adequadamente, e é para isso que existem as rações. Fonte de nutrientes essenciais para manter a saúde do seu pet em dia, a ração de cachorro pode ser encontrada em diferentes versões (Standard, Premium e Super Premium) e normalmente é indicada para portes e fases da vida específicos. Contudo, ao longo dos últimos anos, a comercialização de produtos voltados para determinadas raças foi se tornando popular. 

    Banho seco para cachorro vale a pena? Saiba em que situações pode ser útil
    Higiene

    Banho seco para cachorro vale a pena? Saiba em que situações pode ser útil

    Dar banhos regularmente no seu cachorro é algo necessário para a manutenção da higiene do animal. Não tem nada melhor do que dar um abraço no seu amigo e sentir aquele cheirinho bom, não é mesmo? O problema é que quando chegam os dias de temperaturas mais baixas manter essa frequência em dia acaba sendo difícil porque, assim como os humanos, o cachorro também pode sentir frio. Nesses e em outros casos, muita gente tem apostado no banho a seco para cachorro. Você conhece essa opção? Dá uma olhada aqui embaixo e descubra como pode ser útil no dia a dia!

    Máquina de tosar cachorro: vale a pena ter em casa ou levar para tosar no petshop?
    Higiene

    Máquina de tosar cachorro: vale a pena ter em casa ou levar para tosar no petshop?

    O cuidado com os pelos do cachorro é algo que precisa ser incluído na categoria de saúde e bem estar dos animais. Eles são a proteção natural do seu bichinho tanto nos dias mais quentes, quanto no frio e, em algumas raças, a escovação frequente é suficiente para uma rotina saudável, mas em outras, a tosa é inevitável. Aparar os pelos ajuda a evitar que eles embolem,

    Adotar ou comprar um cachorro? Saiba as vantagens e desvantagens!
    Adoção

    Adotar ou comprar um cachorro? Saiba as vantagens e desvantagens!

    Quem sonha em ter um cachorro em casa e decidiu colocar o plano em prática geralmente se depara com uma dúvida comum: adotar ou comprar um cachorro? Cada escolha tem suas vantagens e desvantagens, mas antes de tudo é preciso entender que, além de trazer muito amor e alegria, um pet também demanda responsabilidades. Por isso, antes de tomar a decisão final,

    Ver Todas >

    Como fazer um comedouro para cachorro de rua?
    Cuidados dos animais

    Como fazer um comedouro para cachorro de rua?

    Não existe nada que corte mais o coração do que ver um cachorro de rua perto de casa. O pior de tudo é quando não podemos fazer o resgate do animal e não sabemos como ajudar. Mas até as pequenas atitudes podem mudar a vida de um cãozinho abandonado, como fazer um comedouro para animais de rua. Os animais de rua sobrevivem dos restos de comida que encontram e raramente consomem água limpa. 

    Qual o melhor bebedouro para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Qual o melhor bebedouro para cachorro?

    Escolher um bom bebedouro de água para cachorro não é uma tarefa muito complicada, mas requer certo cuidado. Além de se atentar ao porte do seu pet, é preciso levar em consideração também outros fatores como a rotina e estilo de vida de cada animal para não errar no bebedouro. Cães precisam ingerir uma certa quantidade de água por dia, e saber qual é o melhor modelo para o seu amigo com certeza vai facilitar a ingestão do líquido.

    Como funciona o cortador de unha para cachorro? É bom ter um em casa?
    Cuidados dos animais

    Como funciona o cortador de unha para cachorro? É bom ter um em casa?

    Apesar de muitos tutores saberem o que é o cortador de unha de cachorro, muitos não sabem como usá-lo. É muito comum que os pais e mães de pet deixem que as unhas do animal sejam cortadas no pet shop, quando o cão já vai fazer outros serviços como a tosa higiênica. Assim, não possuem o acessório em casa e nem fazem ideia de como usar um cortador de unha. Cachorros precisam ter as unhas aparadas com frequência para ter até mesmo mais qualidade de vida. 

    Como tratar feridas na pele do gato?
    Cuidados dos animais

    Como tratar feridas na pele do gato?

    Existem muitas situações que podem causar feridas na pele do gato. Os felinos costumam ter um comportamento ativo, gostando de subir em locais altos e saltar de um canto para o outro. Todas essas atividades do dia a dia podem deixar o gato com feridas na pele. No entanto, existem outros motivos que podem causar essa complicação. Saber as principais causas desse quadro é uma informação importante para aprender como cuidar do seu felino machucado. 

    Ver Todas >