Todo pai ou mãe de pet quer ver seu cãozinho saudável e a vacina de cachorro é a principal forma de manter seu animal de estimação protegido de várias doenças bem graves. O dia da vacinação de cachorro é muito especial, pois significa que seu pet ficará livre para sair de casa sem risco de contrair as doenças mais comuns. Mas afinal, quanto tempo depois da vacina pode passear com o cachorro? É preciso esperar ou já pode sair no mesmo dia? O protocolo é o mesmo no caso de filhotes e adultos? O Patas da Casa te responde essa e outras dúvidas sobre os cuidados necessários para passear com cachorro depois das vacinas.

Vacina de cachorro: Saiba quando tomar e qual é o período entre as doses

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A primeira vacina de cachorro que deve ser tomada é a V8 ou a V10. Elas previnem contra as seguintes doenças: Adenovirose, Cinomose, Coronavirose, Hepatite Infecciosa Canina, Leptospirose e Parvovirose. A diferença entre elas é que enquanto a V8 protege contra dois tipos de leptospirose, a V10 protege contra quatro. O veterinário vai indicar qual é a mais adequada para seu pet, de acordo com a região onde vocês vivem.

A primeira dose da vacina V8 ou V10 deve ser aplicada aos 45 dias de vida do animal. Após 21 dias, deve ser aplicada a segunda dose, e após mais 21 dias será aplicada a terceira. Outra vacina fundamental e obrigatória é a antirrábica, que protege contra a raiva canina. Ela deve ser tomada apenas depois do fim da aplicação da V8 ou V10, aos 4 meses de vida. Tanto a V8/V10 quanto a antirrábica precisam de reforço anual. Existem ainda outras vacinas como a da gripe, leishmaniose e giardíase, que não são obrigatórias, mas recomendadas - principalmente em algumas regiões do Brasil. Elas possuem mais de uma dose e também precisam de reforço anual.

Vacinação de cachorro e socialização: entenda a relação entre esses dois fatores muito importantes na infância do pet

Passear com o cachorro é muito divertido e saudável, tanto para o animal quanto para o tutor. Mas quando o cãozinho sai na rua, pode contrair doenças por meio do contato com animais, pessoas e objetos contaminados. Por isso, é preciso esperar que ele esteja completamente protegido com a vacina de cachorro antes de passear por aí. Quando o cachorro é filhote, não pode sair de casa antes de tomar todas as vacina. A exposição ao ambiente externo quando ainda não possui uma defesa potente é perigosa. Porém, é nessa fase que o animal mais precisa de socialização. Quanto mais cedo ele aprende a ter contato com animais e pessoas, melhor será sua relação com eles no futuro. Por isso, é tão importante que a vacina para filhote de cachorro seja aplicada assim que permitido (aos 45 dias de vida). Dessa forma, o processo de socialização pode ser iniciado o quanto antes.

Quanto tempo depois da vacina o cachorro pode passear?

Não é à toa que as vacinas de cachorro precisam ser tomadas em mais de uma dose. A primeira começa a produção de anticorpos no bichinho, mas as outras reforçam e potencializam essa ação. Se tomar a primeira dose e não tomar a segunda, seu pet não estará protegido - a segurança total surge apenas após tomar todas as doses. Mas quantos dias depois da última vacina o cachorro pode passear? Depois da última dose da vacina, o cachorro pode passear após 7 ou 10 dias. É recomendado aguardar esse período para que a vacina atinja seu efeito total e o animal fique completamente protegido. Por isso, espere que a vacina para cachorro filhote faça efeito para então iniciar os passeios na rua.


A vacina de cachorro precisa ser reforçada anualmente para garantir a proteção. Não deixe atrasar!
A vacina de cachorro precisa ser reforçada anualmente para garantir a proteção. Não deixe atrasar!

Reforço anual: quanto tempo depois da última vacina o cachorro pode passear?

Além de tomar as vacinas para cachorro filhotes, é necessário aplicar o reforço anual. Sem ele, a vacina perde sua eficiência e o animal volta a ficar desprotegido. No caso do reforço, quanto tempo depois da vacina pode passear? O reforço anual é aplicado apenas em uma dose, então basta tomá-lo e esperar de 7 a 10 dias também. Após esse período, o cão já estará seguro novamente para passear e brincar com outros cachorros.

Vacinação de cachorro adulto: qual protocolo seguir?

Grande parte dos cachorros resgatado são adultos e nunca receberam vacina (ou não tem como saber o histórico de imunização do pet). Nesses casos, como proceder com a vacinação? A vacina V8 ou V10 precisam ser aplicadas o mais rápido possível. As três doses costumam ser aplicadas, mas alguns veterinários recomendam apenas duas. Por isso, converse com um veterinário de confiança para que ele indique o melhor procedimento para o seu novo cachorrinho. Mas lembre-se que antes de vacinar é preciso fazer exames para checar a saúde do animal. Se ele estiver doente, a vacina de cachorro não pode ser aplicada. Primeiro a doença deve ser tratada para então iniciar o protocolo de vacinação. 

Atenção ao calendário de vacinação: a aplicação da vacina de cachorro não pode atrasar

Se a sua dúvida é se tem problema atrasar a vacina do cachorro, é importante ficar atento. Ela tem um período de validade, então se acabar esse tempo, acaba a proteção. É perigoso sair com seu cachorro se ele não está protegido. Por isso, evite ao máximo atrasar a vacinação de cachorro. É claro que imprevistos podem acontecer e caso você precise atrasar, deixe seu cão dentro de casa. O mesmo vale para o intervalo entre doses das primeiras vacinas. Caso seja aplicada a primeira dose e o tutor só leve o cão para tomar a segunda após os 21 dias necessários, a contagem se iniciará novamente. Essa dose, que seria a segunda, passará a ser a primeira de um novo protocolo de imunização.

Redação: Maria Luísa Pimenta