Assim como as pessoas, os cachorros também precisam de um esquema de vacinação completo, fundamental na prevenção de diversas doenças. Afinal, os anticorpos adquiridos durante a amamentação não vão durar para sempre. A vacina v10 é uma das principais formas de prevenção e pode ser considerada uma das grandes aliadas dos doguinhos! Você sabe para que ela serve e como ela funciona? Tire todas as suas dúvidas a seguir e confira mais detalhes sobre a v10!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é a v10? Entenda como a vacina de cachorro funciona!

Também conhecida como décupla, a vacina v10 é uma das principais formas de imunização necessárias para garantir a saúde do seu cachorro. Embora previna apenas sete doenças, a vacina recebe esse nome porque conta com 10 antígenos vacinais de 10 vírus distintos em sua composição. O grande diferencial da v10 é a possibilidade de preservar ao máximo o seu bichinho. Afinal, em vez de encarar dez picadas diferentes, o cão pode amenizar esse momento de estresse e se proteger contra diversas enfermidades de uma vez só. Os bichinhos agradecem!

cão tomando vacina para cachorro

Confira as doenças prevenidas pela vacina v10 e saiba as particularidades de cada uma 

 

- Cinomose: é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus e, inicialmente, pode provocar diarreia, vômito e falta de apetite. Em casos mais graves, a cinomose pode acarretar pneumonia e atingir o sistema neurológico, causando convulsões, tiques e espasmos no animal.  

- Parvovirose: gerada por um vírus muito resistente chamado parvovírus canino, a parvovirose é o terror dos filhotinhos não vacinados. A doença causa sintomas como crises de diarreia e vômito intenso, às vezes com perda de sangue. Além disso, a parvovirose destrói a camada interna do intestino e faz com que os animais sofram desidratação.  

- Coronavirose: conhecida por ocasionar uma diarreia com coloração alaranjada e sem odor fétido. Além disso, a doença também causa vômito, perda de apetite, lacrimejamento, febre e letargia.  

- Adenovirose: a doença causada pelo adenovírus tipo 1 é responsável por provocar um quadro de hepatite infeccioso no cachorro. Já a enfermidade gerada pelo vírus do tipo 2 costuma causar infecções respiratórias no animal.  

- Parainfluenza: essa doença é altamente contagiosa e acontece com mais frequência em animais que vivem em grupo. A parainfluenza canina causa problemas respiratórios e pode ser ainda mais cruel em filhotes ou cachorros debilitados.  

- Hepatite infecciosa canina: causada pelo adenovírus canino tipo 1, a hepatite infecciosa canina pode ser transmitida até mesmo pela saliva e mucosa nasal do cachorro. A doença conta com sintomas como vômito, diarreia, aspecto amarelado na pele, na mucosa da boca e nos olhos.  

- 4 tipos de leptospirose: a doença, que é facilmente disseminada entre animais e pessoas, causa diarreia, vômito, emagrecimento excessivo e urina escura. A enfermidade ataca o fígado e os rins e pode provocar lesões bastante sérias no cachorro infectado.  

 

cachorro filhote tomando vacina para cachorro

Vacina para cachorro filhote: quando aplicar a vacina v10? 

 

Os filhotinhos de cachorro recebem uma boa carga de anticorpos prontos durante a amamentação. Porém, como nem tudo são flores, essa ajuda da natureza vai perdendo a eficácia com o passar das semanas. Para que o bichinho não fique exposto a doenças, a melhor coisa a se fazer é dar início à vacinação. 

A partir dos 42 dias de idade, o pet já pode receber a primeira aplicação da v10. A vacina é composta por três doses, com um intervalo de 21 dias entre uma e outra. O reforço da prevenção deve ser feito uma vez por ano em cães adultos. É muito importante estar atento a esses prazos, viu? A imunização completa deve ser feita dentro do período recomendado para que não haja riscos à saúde do seu dog.  

Uma boa dica é, se possível, vacinar o animal em casa mesmo. Os cachorros se sentem mais seguros quando estão no próprio território e, de quebra, pertinho dos tutores. Fora que, para um cão que ainda não passou pela vacinação, sair de um ambiente controlado pode ser perigoso. A vacina deve ser aplicada por um veterinário somente após um cuidadoso exame clínico. Desta forma, o profissional poderá garantir que o cachorro está sadio e já vermifugado.

A vacina v10 tem efeitos colaterais?

A competência imunológica do cachorro pode influenciar a resposta à vacinação. Os efeitos colaterais não são muito comuns, mas podem se manifestar. Os mais frequentes são: febre, inchaço na região da aplicação e sensação de desânimo. Não se desespere se o bichinho sentir dor no local durante 24 horas (ou um pouquinho mais), ardência, polidipsia (sede excessiva) e letargia. Isso é normal e pode ocorrer!  

 

Redação: Doris Marinho