Vacina

Vacina para cachorro filhote: veterinária tira todas as dúvidas sobre imunizações

A vacina para cachorro filhote garante uma vida saudável e protegida para o seu pet
A vacina para cachorro filhote garante uma vida saudável e protegida para o seu pet

Uma das primeiras coisas que se deve fazer ao adotar um filhote é aplicar as vacinas de cachorro. A vacinação é fundamental para proteger seu cachorro de doenças que podem fazer muito mal à saúde e deve ser aplicada desde cedo. Porém, é comum que surjam algumas questões sobre a vacina para cachorro filhote: qual tomar primeiro? Quando devo aplicar a primeira vacina para cachorro filhote? Como ela age no corpo do bichinho? Existem efeitos colaterais? O Patas da Casa conversou com a veterinária Amanda Carloni, de Salvador, para tirar essas outras dúvidas sobre a imunização do cão. Confira a seguir!

Qual vacina para cachorro filhote deve ser tomada primeiro?

A vacina para filhote de cachorro é a melhor maneira de fornecer uma vida saudável e protegida das doenças mais comuns que podem afetar seu cão. Segundo a veterinária Amanda Carloni, o protocolo vacinal deve se iniciar com a aplicação da primeira vacina para cachorro filhote: a vacina múltipla canina. “Existem diferentes vacinas múltiplas disponíveis no mercado, popularmente conhecidas como V6, V8 e vacina V10; com o número indicando a quantidade de doenças que, em teoria, a vacina protege”, explica a especialista. Essas vacinas protegem contra Parvovirose, Cinomose canina, Leptospirose, Adenovírus tipo 2, Coronavirose, Parainfluenza e Hepatite Infecciosa Canina. A diferença entre elas é a quantidade de subtipos das doenças que protegem. A segunda vacina para cachorro filhote a ser tomada é a antirrábica, contra a raiva.

Quando deve começar a aplicação da vacina em cachorro filhote?

A primeira vacina para cachorro filhote deve ser aplicada a partir das 6 semanas de vida. Após a primeira dose, ainda é preciso tomar outras: “O filhote deve iniciar o protocolo vacinal com a vacina múltipla canina entre 06 e 08 semanas de idade (42 a 56 dias), repetindo a dose a cada 14 a 28 dias até completar 16 semanas de idade (112 dias) ou mais. É preconizada a administração de uma dose complementar aos 06 meses de idade”, indica Amanda. Já a vacina de cachorro filhote antirrábica deve ser administrada em dose única a partir de 12 semanas de vida.

Como a vacina de cachorro funciona no organismo do animal?

O papel da vacina de cachorro filhote é estimular a produção de anticorpos contra algumas doenças no corpo do cachorro. “Dessa forma, se o cachorro entrar em contato com esses microrganismos, o corpo já saberá como enfrentar o problema, evitando que a enfermidade se instale”, explica a veterinária. Mas então, por que são necessárias mais de uma dose da vacina? Filhotes de cachorro nascem com um sistema imunológico mais fraco, mas recebem alguns anticorpos presentes no leite materno. O problema é que esses anticorpos maternos podem, de certa forma, atrapalhar o processo de vacinação: “Aplica-se mais de uma dose da vacina múltipla canina na esperança de pegar o momento em que os anticorpos maternos não mais vão interferir com a vacinação e, então, o filhote conseguirá produzir os seus próprios anticorpos”, explica Amanda.

O calendário de aplicação da vacina em cachorro filhote é igual para todos os cães?

Apesar de haver um calendário de vacina para cachorro filhote, Amanda explica que cada cão possui necessidades únicas: “Para montar um protocolo vacinal individual, é preciso considerar: meio em que vive, estilo de vida, histórico de vacinações prévias (se houver), tipo de vacina utilizada e idade”. Por isso, existem alguns tipos de vacinas de cachorro não obrigatórias mas que devem ser aplicadas em alguns grupos específicos, como a vacina da leishmaniose e contra gripe canina.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Aplicar a vacina em filhote de cachorro faz com que o organismo produza anticorpos contra as principais doenças
    Aplicar a vacina em filhote de cachorro faz com que o organismo produza anticorpos contra as principais doenças

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    A vacina de cachorro filhote pode causar efeitos colaterais?

    Após a aplicação da vacina, filhote de cachorro pode apresentar alguns efeitos colaterais. Toda vacina pode apresentar efeitos adversos. Caso o seu filhote apresente, leve-o imediatamente a uma clínica ou a um hospital veterinário”, informa Amanda. Dentre os efeitos mais comuns após a aplicação da vacina em cachorro filhote estão febre, inchaço no local da vacina de cachorro e letargia. 

    Quando aplicar a vacina em cachorro filhote resgatados com saúde fragilizada?

    Se você adotou um filhote que estava na rua e com a saúde debilitada, não se deve aplicar a vacina de cachorro. O ideal é primeiro tratar o bichinho. “As vacinas não devem ser administradas em animais doentes, sendo muito importante que o médico veterinário avalie o animal para atestar que está apto a ser vacinado”, explica a especialista. Portanto, se você adotou um pet que está com a saúde fragilizada, é necessário que primeiro ele fique saudável para que, depois, a vacina para cachorro filhote seja aplicada.

    O que fazer se atrasar a vacina de cachorro filhote? 

    Ter o controle da vacina para cachorro filhote é fundamental para que o animal esteja sempre saudável e longe de riscos. Atrasar a vacina do cachorro pode ser bem perigoso. O reforço vacinal deve ser realizado para que o sistema imune se lembre de que precisa produzir anticorpos. Quando ocorre atraso, o cachorro fica desprotegido e vulnerável às doenças”, explica a veterinária. Nesse caso, o ideal é levar o cão para tomar a vacina de cachorro o mais rápido possível. Quando acontece na fase adulta, basta tomar uma dose, mas quando se trata da vacina em cachorro filhote, talvez seja necessário reiniciar o processo: “Atrasos na primovacinação são mais complicados, sendo preciso adicionar 01 dose ao protocolo ou refazê-lo por completo”, explica a veterinária.

    Vacina para cachorro filhote: quanto custa?

    É difícil determinar exatamente quanto custa a vacina para cachorro filhote. Preço costuma variar entre uma cidade e outra, sendo assim complicado determinar um valor exato. Em alguns lugares o valor pode ser mais alto que em outros. Portanto, é importante pesquisar os preços na sua cidade, além de procurar saber se existem mutirões de vacina de cachorro por perto. De qualquer forma, o valor que você gastará na aplicação da vacina em filhote de cachorro com certeza será menor que os gastos no tratamento de uma possível doença. A vacina para cachorro filhote salva a vida do seu melhor amigo, então não deixe de aplicá-la!

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    5 coisas que você pode fazer para evitar a pancreatite canina

    Próxima matéria

    5 coisas que você pode fazer para evitar a pancreatite canina

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

    O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

    Neoplasia testicular canina: veterinária tira todas as dúvidas sobre o câncer de testículo em cachorros
    Sênior

    Neoplasia testicular canina: veterinária tira todas as dúvidas sobre o câncer de testículo em cachorros

    O câncer em cachorro é a principal causa de morte em cães acima dos dez anos de idade. No caso da neoplasia testicular canina – popularmente conhecida como câncer de testículo –, a doença afeta principalmente cachorros machos idosos não castrados. Além da idade avançada, a presença de testículos não descidos (criptorquidismo) é outro fator que contribui para a formação de tumor de cachorro no sistema genital.

    Fralda para cachorro: como e quando usar? Tire todas as dúvidas sobre o produto
    Cuidados

    Fralda para cachorro: como e quando usar? Tire todas as dúvidas sobre o produto

    Quem possui um cãozinho idoso ou com complicações urinárias, certamente já deve ter ouvido falar sobre a fralda para cachorro. Parecida com as fraldas para bebês, o acessório traz mais conforto para o animal e também pode ser usado em outras situações. Ainda assim, é preciso considerar algumas coisas e saber dosar o uso da peça para que ela não prejudique a saúde do seu amigo de quatro patas. Para entender melhor sobre o assunto, esclarecemos as principais dúvidas sobre fralda de cachorro. Dá uma olhada!

    Quanto custa uma castração de cachorro? Tire todas as dúvidas sobre valores do procedimento!
    Castração

    Quanto custa uma castração de cachorro? Tire todas as dúvidas sobre valores do procedimento!

    A castração de cachorro é um procedimento cirúrgico muito importante para a saúde e bem-estar de animais domésticos. Machos, fêmeas, adultos e filhotes podem passar pela cirurgia. Castrar um animal é sinônimo de cuidado e amor, pois é possível prevenir diversas doenças graves e ainda impacta no comportamento dos animais - evita fugas, reduz a agressividade e acaba com a marcação de território. Isso sem contar que a castração é a única forma de diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas.

    Ver Todas >

    Dia do veterinário: 8 curiosidades sobre a profissão que é fundamental para saúde e bem-estar do seu pet
    Saúde animal

    Dia do veterinário: 8 curiosidades sobre a profissão que é fundamental para saúde e bem-estar do seu pet

    No dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Veterinário. Quem é pai ou mãe de pet sabe a importância que esse profissional tem no cuidado dos nossos tão queridos animais de estimação. Por isso, nada mais justo que um dia do veterinário especial para eles! Apesar de a profissão ser muitas vezes vista apenas como o atendimento de animais, o veterinário pode atuar em diferentes áreas, ajudando até mesmo no cuidado da saúde humana! 

    FIV: gatos diagnosticados com a doença vivem quanto tempo?
    Saúde animal

    FIV: gatos diagnosticados com a doença vivem quanto tempo?

    A FIV em gatos é uma das doenças mais temidas pelos tutores. Por afetar principalmente o sistema imunológico, a doença deixa o felino mais suscetível a adquirir diversas complicações ao longo da vida. Como não tem cura, o gato com FIV precisa de tratamento a vida inteira. Mas, afinal, por quanto tempo o bichano diagnosticado consegue viver? O gato com FIV pode conviver com outros gatos? 

    Giárdia em cães: 10 perguntas e respostas sobre a doença de cachorro
    Saúde animal

    Giárdia em cães: 10 perguntas e respostas sobre a doença de cachorro

    A giardíase canina é uma doença que deixa muitos tutores de cachorro preocupados. Além de causar sintomas desagradáveis, a giárdia em cães pode até mesmo levar o animal à morte se não for tratada a tempo. Quais são os sintomas de giárdia em cães, o que ela causa no corpo do pet e como preveni-la são algumas das dúvidas que muitos pais e mães de pet têm sobre a doença. 

    Dermatite atópica canina: tudo que você precisa saber sobre a doença de pele em cachorro
    Saúde animal

    Dermatite atópica canina: tudo que você precisa saber sobre a doença de pele em cachorro

    A dermatite atópica canina é uma doença de pele em cachorro mais comum do que se imagina e pode afetar cães de diferentes raças. Uma das principais características desse quadro é a coceira intensa, que pode ou não vir acompanhada de vermelhidão no local. Ou seja, é basicamente como se fosse um tipo de alergia em cachorro. Apesar de não ser uma doença de pele muito grave, a dermatite atópica canina precisa de atenção porque pode interferir consideravelmente na qualidade de vida dos animais.

    Ver Todas >