Uma das primeiras coisas que se deve fazer ao adotar um filhote é aplicar as vacinas de cachorro. A vacinação é fundamental para proteger seu cachorro de doenças que podem fazer muito mal à saúde e deve ser aplicada desde cedo. Porém, é comum que surjam algumas questões sobre a vacina para cachorro filhote: qual tomar primeiro? Quando devo aplicar a primeira vacina para cachorro filhote? Como ela age no corpo do bichinho? Existem efeitos colaterais? O Patas da Casa conversou com a veterinária Amanda Carloni, de Salvador, para tirar essas outras dúvidas sobre a imunização do cão. Confira a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Qual vacina para cachorro filhote deve ser tomada primeiro?

A vacina para filhote de cachorro é a melhor maneira de fornecer uma vida saudável e protegida das doenças mais comuns que podem afetar seu cão. Segundo a veterinária Amanda Carloni, o protocolo vacinal deve se iniciar com a aplicação da primeira vacina para cachorro filhote: a vacina múltipla canina. “Existem diferentes vacinas múltiplas disponíveis no mercado, popularmente conhecidas como V6, V8 e vacina V10; com o número indicando a quantidade de doenças que, em teoria, a vacina protege”, explica a especialista. Essas vacinas protegem contra Parvovirose, Cinomose canina, Leptospirose, Adenovírus tipo 2, Coronavirose, Parainfluenza e Hepatite Infecciosa Canina. A diferença entre elas é a quantidade de subtipos das doenças que protegem. A segunda vacina para cachorro filhote a ser tomada é a antirrábica, contra a raiva.

Quando deve começar a aplicação da vacina em cachorro filhote?

A primeira vacina para cachorro filhote deve ser aplicada a partir das 6 semanas de vida. Após a primeira dose, ainda é preciso tomar outras: “O filhote deve iniciar o protocolo vacinal com a vacina múltipla canina entre 06 e 08 semanas de idade (42 a 56 dias), repetindo a dose a cada 14 a 28 dias até completar 16 semanas de idade (112 dias) ou mais. É preconizada a administração de uma dose complementar aos 06 meses de idade”, indica Amanda. Já a vacina de cachorro filhote antirrábica deve ser administrada em dose única a partir de 12 semanas de vida.

Como a vacina de cachorro funciona no organismo do animal?

O papel da vacina de cachorro filhote é estimular a produção de anticorpos contra algumas doenças no corpo do cachorro. “Dessa forma, se o cachorro entrar em contato com esses microrganismos, o corpo já saberá como enfrentar o problema, evitando que a enfermidade se instale”, explica a veterinária. Mas então, por que são necessárias mais de uma dose da vacina? Filhotes de cachorro nascem com um sistema imunológico mais fraco, mas recebem alguns anticorpos presentes no leite materno. O problema é que esses anticorpos maternos podem, de certa forma, atrapalhar o processo de vacinação: “Aplica-se mais de uma dose da vacina múltipla canina na esperança de pegar o momento em que os anticorpos maternos não mais vão interferir com a vacinação e, então, o filhote conseguirá produzir os seus próprios anticorpos”, explica Amanda.

O calendário de aplicação da vacina em cachorro filhote é igual para todos os cães?

Apesar de haver um calendário de vacina para cachorro filhote, Amanda explica que cada cão possui necessidades únicas: “Para montar um protocolo vacinal individual, é preciso considerar: meio em que vive, estilo de vida, histórico de vacinações prévias (se houver), tipo de vacina utilizada e idade”. Por isso, existem alguns tipos de vacinas de cachorro não obrigatórias mas que devem ser aplicadas em alguns grupos específicos, como a vacina da leishmaniose e contra gripe canina.

 

Aplicar a vacina em filhote de cachorro faz com que o organismo produza anticorpos contra as principais doenças

Aplicar a vacina em filhote de cachorro faz com que o organismo produza anticorpos contra as principais doenças

 

 

A vacina de cachorro filhote pode causar efeitos colaterais?

 

Após a aplicação da vacina, filhote de cachorro pode apresentar alguns efeitos colaterais. Toda vacina pode apresentar efeitos adversos. Caso o seu filhote apresente, leve-o imediatamente a uma clínica ou a um hospital veterinário”, informa Amanda. Dentre os efeitos mais comuns após a aplicação da vacina em cachorro filhote estão febre, inchaço no local da vacina de cachorro e letargia. 

Quando aplicar a vacina em cachorro filhote resgatados com saúde fragilizada?

Se você adotou um filhote que estava na rua e com a saúde debilitada, não se deve aplicar a vacina de cachorro. O ideal é primeiro tratar o bichinho. “As vacinas não devem ser administradas em animais doentes, sendo muito importante que o médico veterinário avalie o animal para atestar que está apto a ser vacinado”, explica a especialista. Portanto, se você adotou um pet que está com a saúde fragilizada, é necessário que primeiro ele fique saudável para que, depois, a vacina para cachorro filhote seja aplicada.

O que fazer se atrasar a vacina de cachorro filhote? 

Ter o controle da vacina para cachorro filhote é fundamental para que o animal esteja sempre saudável e longe de riscos. Atrasar a vacina do cachorro pode ser bem perigoso. O reforço vacinal deve ser realizado para que o sistema imune se lembre de que precisa produzir anticorpos. Quando ocorre atraso, o cachorro fica desprotegido e vulnerável às doenças”, explica a veterinária. Nesse caso, o ideal é levar o cão para tomar a vacina de cachorro o mais rápido possível. Quando acontece na fase adulta, basta tomar uma dose, mas quando se trata da vacina em cachorro filhote, talvez seja necessário reiniciar o processo: “Atrasos na primovacinação são mais complicados, sendo preciso adicionar 01 dose ao protocolo ou refazê-lo por completo”, explica a veterinária.

Vacina para cachorro filhote: quanto custa?

É difícil determinar exatamente quanto custa a vacina para cachorro filhote. Preço costuma variar entre uma cidade e outra, sendo assim complicado determinar um valor exato. Em alguns lugares o valor pode ser mais alto que em outros. Portanto, é importante pesquisar os preços na sua cidade, além de procurar saber se existem mutirões de vacina de cachorro por perto. De qualquer forma, o valor que você gastará na aplicação da vacina em filhote de cachorro com certeza será menor que os gastos no tratamento de uma possível doença. A vacina para cachorro filhote salva a vida do seu melhor amigo, então não deixe de aplicá-la!

Redação: Maria Luísa Pimenta