Quem convive com um felino certamente já ouviu falar da areia sílica para gatos. Esse é um dos vários tipos de substratos que ajudam a preencher a caixinha de areia e auxiliam nas necessidades fisiológicas dos nossos amigos de quatro patas. Mas se antes as pessoas preferiam opções mais econômicas, como a areia de argila, hoje em dia outras opções têm se popularizado entre os gateiros, como o granulado de madeira e a própria areia sílica. Mas o que será que esse material tem de diferente e especial?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você ainda não conhece a areia para gato sílica, mas tem curiosidade em saber como funciona esse substrato, é só acompanhar a matéria abaixo. Separamos tudo que você precisa saber, desde as vantagens e desvantagens do produto até a melhor forma de adaptar seu gatinho com a areia sílica. Dá só uma olhada!

O que é areia sílica?

Um dos itens mais importantes que o tutor deve comprar antes de levar um bichano para casa é a caixa de areia para gatos. Junto dela, também cabe ao dono escolher o melhor tipo de preenchimento para o acessório - e é aí que entra a areia sílica, além de outras possibilidades.

Cada tipo de areia para gato tem características particulares que ajudam a transformar o banheirinho do pet em um lugar mais agradável para fazer xixi e cocô. Mas se por um lado algumas opções não são consideradas tão “higiênicas”; por outro, materiais como a areia sílica e os granulados biodegradáveis têm se mostrado alternativas bastante interessantes para cuidar da necessidade dos animais.

A sílica em si é uma composição de dióxido de silício que pode ser produzida de diferentes formas, e a areia sílica para gatos é uma delas. Normalmente essa versão da sílica é comercializada em formatos de bolinhas ou cristais de gel. Apesar de ser um material bastante utilizado na indústria de vidro e cerâmica, a areia sílica é um dos materiais mais apropriados e vantajosos para se pôr na caixa de areia para gatos - e mais adiante você vai entender o porquê.

Como funciona a areia para gato sílica?

A areia para gato sílica é muito prática de usar e facilita muito a vida de quem tem uma vida mais corrida. Ela é conhecida por ter ótimas propriedades absorventes, de forma que o xixi de gato é facilmente absorvido pelo material e deixa de ser um problema - tanto para o animal, quanto para a família. Isso acontece porque os cristais de sílica são constituídos por microporos que agem como se fossem uma esponja, aumentando a capacidade de absorção do líquido. Ou seja, mesmo depois que o animal usa o banheiro, ele continua limpo e evita que qualquer sujeira seja levada para o resto da casa!

Além de evitar os resquícios de xixi, a areia sílica consegue camuflar bem o cheiro da urina do pet e pode ser utilizada por bastante tempo sem a necessidade de troca. Dessa forma, nem mesmo o felino consegue perceber que a areia da caixinha não foi substituída e você não precisa lidar com aquela situação incômoda de um gato fazendo xixi e cocô no lugar errado.

Mas lembre-se: apesar de não exigir uma limpeza ou substituição tão frequente quanto outros tipos de areia para gatos, o tutor deve ter um cuidado especial para remover os dejetos (cocô de gato) diariamente. Também é importante lavar bem a caixinha de tempos em tempos para manter tudo em ordem para o seu bichinho de estimação.


A areia sílica é feita de pequenas bolinhas e cristais em gel com alto poder de absorção
A areia sílica é feita de pequenas bolinhas e cristais em gel com alto poder de absorção

Quais são os tipos de areia sílica para gatos?

Areia sílica em gel - Esse tipo de areia para gato sílica é feito com cristais em gel que não grudam na pata do animal e absorvem bem a urina. Já quando se trata do cocô de gato, o material forma pequenos torrões que facilitam a retirada dos dejetos com uma pá sem a necessidade de colocar uma areia nova no lugar. É o tipo mais comum de areia sílica e é indicado para felinos de todas as idades, de filhotes a idosos.

Areia sílica com grânulos coloridos - Como o próprio nome sugere, esse tipo consiste em bolinhas coloridas de areia sílica. Geralmente, são encontrados na cor azul, e a grande vantagem dessa versão é que conforme o gato usa a caixa de areia, os grânulos vão perdendo a cor. Ou seja, é uma ótima forma de saber qual é a hora certa de trocar a areia por uma nova, proporcionando uma facilidade e comodidade ainda maior para o tutor.

Areia micro sílica para gatos - Também conhecida como areia sílica fina para gatos, essa areia não é muito diferente da areia sílica tradicional em gel. O que difere uma da outra é o tamanho dos grânulos, que é menor e mais fino na versão “micro”. Na prática, isso ajuda ainda mais na absorção dos líquidos, inibindo a proliferação de bactérias e deixando os torrões de fezes mais compactos e ressecados, o que torna tudo mais fácil de limpar.

A areia sílica realmente dura mais tempo?

Essa é uma dúvida bastante comum quando falamos da sílica para gatos. Muitos argumentam que a durabilidade do produto é o ponto alto do produto, mas será que isso realmente condiz com a realidade? A resposta é sim! A areia sílica, de fato, tem uma resistência maior do que outros materiais e por isso não precisa ser trocada com tanta frequência. Ela aguenta bem até duas semanas (ou mais) sem troca, e o melhor de tudo é que, mesmo sem substituir os grãos diariamente, o gatinho não se sente incomodado porque ela absorve bem todo o líquido e não deixa o cheiro de xixi “dominar” a caixinha (nem a casa!).

5 vantagens de usar a sílica para gatos

1) Alto poder de absorção. A sílica para gatos tem uma forma de aspiração rápida e potente. Isso quer dizer que o material consegue absorver inteiramente líquidos, sem deixar qualquer rastro do xixi de gato. É como se o animal sequer tivesse usado a caixinha.

2) Durabilidade. Como já foi dito, outra grande vantagem da areia sílica é que é possível utilizar o mesmo substrato por um intervalo de tempo de até duas semanas sem qualquer substituição.

3) Neutraliza maus odores. O cheiro de xixi de gato pode ser bem incômodo, mas com a areia de sílica para gatos você nem sente! Ela é capaz de inibir aquele aroma desagradável e torna tudo muito mais prático.

4) Praticidade. Quem leva uma vida mais corrida e não tem tempo de limpar e trocar a areia de gato com constância geralmente adora a areia para gato sílica. Por durar bastante tempo, o tutor não tem a preocupação de verificar a caixinha todos os dias e pode fazer isso a cada duas ou três semanas.

5) Bom custo-benefício. Mesmo sendo um pouco mais cara do que outros tipos de areia, a sílica para gatos é um excelente investimento. Ela rende muito mais do que uma areia comum, e tem um tempo de conservação que é indiscutível.


Areia de sílica para gatos não precisa ser trocada sempre, mas deve-se retirar os dejetos todos os dias
Areia de sílica para gatos não precisa ser trocada sempre, mas deve-se retirar os dejetos todos os dias

E quais são as desvantagens da areia sílica?

Apesar de tantas vantagens, a areia de sílica para gatos não é isenta de defeitos. Esse tipo de areia tem alguns pontos negativos. Um em especial precisa de bastante atenção por parte dos tutores: a sílica para gatos não pode ser engolida de jeito nenhum pelos animais. As substâncias presentes no substrato são consideradas tóxicas para pets, então é bom ficar de olho no comportamento do gato para corrigi-lo se a curiosidade falar mais alto. Além disso, se houver qualquer suspeita de um gato intoxicado, é fundamental buscar a ajuda de um profissional veterinário.

Outra desvantagem da areia para gato sílica é justamente o preço. Por durar mais tempo e trazer vários benefícios para o tutor e o pet, a sílica tem um custo mais elevado e pode não ser uma opção tão viável para a família. É importante avaliar os recursos financeiros e pôr na balança se realmente valeria a pena tentar investir nesse tipo de material.

De quanto em quanto tempo é necessário trocar a areia sílica?

No geral, a areia sílica para gatos é capaz de segurar bem as necessidades do seu pet por cerca de duas semanas. Porém, há casos em que o material tem uma qualidade tão boa que chega a aguentar de 20 a 30 dias sem trocas. Isso quer dizer que você pode ficar completamente despreocupado com a limpeza e substituição da areia? Não! É importante que, mesmo sem precisar ser trocada integralmente todos os dias ou semanalmente, você faça verificações frequentes da caixinha para saber se está tudo certo com o organismo do seu pet. Tanto o xixi quanto o cocô de gato podem revelar bastante sobre a saúde do animal!

Além disso, os excrementos deixados pelo animal em forma de torrões também devem ser retirados todos os dias - mas isso não significa que você precisa colocar novos grânulos nem tirar os antigos. Um outro cuidado importante é limpar a caixa de areia regularmente, pois ela também pode acumular certa sujeira e bactérias. Por isso, a sugestão é fazer isso sempre que você for trocar os grãos.

Como acostumar o gato com a areia sílica?

A sílica para gatos é um material bem diferente do que os bichanos estão habituados, mas a verdade é que eles não têm qualquer dificuldade em se acostumar com essa areia. Você pode até pensar que os grânulos são desconfortáveis para o pet, já que têm a forma de bolinha e cristais, mas isso não gera qualquer incômodo aos bichanos. No processo de adaptação, observe bem a reação do seu amigo de quatro patas. Caso ele não goste tanto do novo material por algum motivo, é importante considerar voltar para a areia de gato antiga. Mesmo que a areia sílica valha muito a pena, o bem-estar do seu pet sempre deve vir em primeiro lugar!

Redação: Juliana Melo