Os cachorros braquicefálicos são animais com características marcantes e fofas, como os focinhos achatados e os olhos mais expostos. Apesar da fofura, a braquicefalia pode influenciar em alguns problemas de saúde, o que acaba demandando alguns cuidados específicos. É importante que as informações sobre pets com essa anatomia sejam divulgadas, pois muitos cães braquicefálicos fazem parte da lista de raças mais populares do país. O Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre braquicefalia em cachorro, cuidados, saúde e muito mais. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é um cachorro braquicefálico?

É chamado de braquicefálico aquele cão que possui uma conformação diferente nos ossos do crânio, fazendo com que o focinho fique achatado e a cabeça seja mais curta que o normal. A origem dessa característica anatômica se deu a partir do cruzamento entre diversas raças com focinhos menores. Com o objetivo de adquirir padrões estéticos e melhoramento genético, muitos criadores acabaram tentando evidenciar as características a partir de cruzamentos sem levar em conta como isso os afetaria. Mesmo com as adversidades adquiridas, o focinho curto virou um charme e os cachorros braquicefálicos passaram a ser cada vez mais desejados.

Quais são as raças braquicefálicas?

Os cachorros braquicefálicos são populares no mundo todo. Mas você sabe quais são as raças braquicefálicas? Apesar das características marcantes, muita gente ainda tem dúvida se o Buldogue ou o Shih Tzu é braquicefálico, por exemplo. Reconhecer um cachorro com essa fisionomia não é difícil, mas é normal que surjam dúvidas. O cachorro Shih Tzu é braquicefálico, assim como o Lhasa Apso e muita gente acaba confundindo as duas raças. Outro fato curioso é que dependendo do cruzamento, cães Sem Raça Definida, também podem ser braquicefálicos. Para não esquecer, veja a lista de todas as raças braquicefálicas:

 

Braquicefalia: problemas respiratórios estão associados à anatomiaO Boxer faz parte da lista de raças braquicefálicasEm dias muito quentes, é indicado que o passeio com o cachorro braquicefálico seja feito ao anoitecerO cachorro Shih Tzu é braquicefálico e muito popular nos lares brasileirosO Pug é uma das raças braquicefálicas mais popularesOs cachorros braquicefálicos costumam ser muito amorososTodo cachorro braquicefálico precisa de cuidados específicos com a saúdeÉ sempre importante levar água nos passeios com cães braquicefálicosCachorros braquicefálicos podem apresentar problemas respiratórios ao longo da vidaTutor deve estar atento ao cachorro braquicefálico no verãoEm dias muito quentes é recomendado que as brincadeiras e atividades com os cães braquicefálicos sejam moderadas

 

Braquicefalia causa consequências na saúde do cachorro?

 

A anatomia da braquicefalia pode trazer consequências graves para a saúde animal. A síndrome do cachorro braquicefálico pode ser uma delas e é caracterizada pelo comprometimento total ou parcial das vias aéreas superiores. Esse problema de saúde de cachorro pode causar tosse, espirros reversos, engasgos, alterações vocais, intolerância à atividade física, desconforto respiratório, falta de ar, palidez nas mucosas e respiração ruidosa. O tratamento para esse problema pode consistir em uma intervenção cirúrgica nos casos onde é necessário a estenose das narinas. Em outras situações, menos graves, a perda de peso pode ser eficiente para evitar os problemas. Além da síndrome braquicefálica, os cães com essa anatomia podem sofrer com outros problemas como:

  • Doenças dentárias: o maxilar do cachorro braquicefálico é recuado, portanto a dentição fica irregular. Essa realidade pode deixar a dentição sem espaço e crescendo em ângulos diferentes, o que pode contribuir para doenças dentárias como a hiperplasia de gengiva.

     

  • Problemas oculares: os olhos desses cães costumam ser mais arregalados e por conta disso as pálpebras podem não ser capazes de envolvê-los completamente. O pet com essa anatomia pode ficar com o olho seco, baixa produção de lágrima e entupimento do canal lacrimal.

     

  • Sobrepeso: a obesidade canina nesses animais pode ser muito prejudicial, prejudicando ainda mais o quadro respiratório do animal. A mobilidade também pode ser desfavorecida em relação a isso.

De quais cuidados os animais braquicefálicos precisam?

Por conta da característica anatômica, é necessário que os tutores dos cães braquicefálicos possuam uma rotina de cuidados para que a saúde desses animais não seja comprometida. As principais recomendações são para os dias muito quentes. O calor pode ser muito complicado para os animais braquicefálicos: por conta das vias aéreas estreitas, a regulação de temperatura do corpo acaba não ocorrendo de maneira regular. Por isso, é necessário que o tutor esteja sempre atento para aliviar o aumento de temperatura corporal do cachorro. Nos dias de muito calor, o ideal é levar o cachorro para passear apenas a noite. Dê preferência às brincadeiras leves dentro de casa durante o dia. Levar água é essencial para passear com o cachorro braquicefálico. Se você notou que seu cachorro está muito ofegante, é importante parar o esforço físico e deixar o animal em uma sombra, caso a respiração continue comprometida umedeça o animal com água corrente com cuidado para não causar choque térmico.

O ideal é que a alimentação de cachorro braquicefálico seja monitorada por um médico veterinário para evitar sobrepeso. Existem algumas rações para cães específicas para as raças, elas podem ser as mais indicadas para uma nutrição saudável. No entanto, a consulta e conversa com um profissional faz muita diferença na escolha certa.

Cachorros braquicefálicos podem viajar de avião?

viagem de avião para cães braquicefálicos não é recomendada. A dificuldade para respirar em ambientes frios, secos e quentes pode comprometer o bem-estar do cão durante a viagem. Quando é de extrema necessidade que o cão seja transportado no avião, é imprescindível que o médico veterinário de confiança seja consultado antes da viagem para a segurança do animal. Além disso, as regras e exigências das companhias aéreas costumam ser diferentes para esse tipo de animal. Os animais braquicefálicos não são aceitos em todas as rotas e algumas empresas podem se recusar a fazer o transporte.

Redação: Hyago Bandeira