A cama para cachorro é um acessório indispensável na rotina dos doguinhos. Afinal, assim como nós, os nossos amigos de quatro patas também precisam de um lugar para dormir, certo? No entanto, antes de decidir comprar a cama do cachorro, muitos tutores se sentem inseguros ou com dúvidas sobre qual é a melhor opção para acomodar os cães. São tantos modelos diferentes e inovadores no mercado que realmente fica difícil saber qual vai agradar mais o pet. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu algumas informações essenciais para te ajudar nessa escolha: desde o que considerar na hora de comprar uma cama para cachorro, até algumas dicas de como fazer uma em casa!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro: cama precisa atender às necessidades de cada animal

Cama, cachorro e conforto são palavras que precisam andar sempre juntas. Como os cães têm um horário de sono um pouco diferente dos humanos (eles tiram vários cochilos durante o dia), é fundamental escolher uma caminha para cachorro que seja bastante confortável e aconchegante para o pet, já que ele vai passar uma parte considerável do dia deitado ou dormindo - especialmente no caso de filhotes e cães idosos.

Existem vários modelos, formatos e tamanhos do acessório, mas a única maneira de escolher a melhor cama de cachorro é levando em consideração as características físicas e comportamentais do seu amigo, além da idade dele. Algumas perguntas que podem te ajudar a desvendar esse mistério são: qual é o porte do seu cãozinho? Quantos anos ele tem? Ele é mais comportado ou tem mania de destruir as coisas? Gosta de ficar esparramado pela cama ou dorme mais encolhidinho? Depois de responder a essas perguntas fica muito mais fácil saber que tipo de cama de cachorro é a mais adequada.

Material, forma e tamanho da cama para cachorros são fatores que fazem muita diferença

O tipo de material influencia bastante no nível de conforto do pet e na durabilidade do produto. O ideal é procurar por opções resistentes, fáceis de lavar e que não contenham substâncias que possam causar alergias no cachorro. Dentre os materiais disponíveis, as camas para cachorro com espuma são as que fazem mais sucesso, mas também é possível optar pelo acessório sem enchimento. Tem caminha de tecido impermeável, madeira, plástico, lona ou couro sintético. Para deixá-las ainda mais confortáveis, você pode acrescentar um cobertor e algumas almofadas.

Já a forma e tamanho da caminha precisam atender ao porte do cachorro. Costuma ser mais fácil encontrar uma cama para cachorro pequeno porque eles se adaptam com mais facilidade a diferentes lugares. No caso de um cachorro maior, é importante procurar por um modelo que seja grande o suficiente para acomodá-lo. Os cães precisam conseguir dormir na cama confortavelmente, sem precisarem se espremer para caber no espaço e sem acordar com dores no dia seguinte. Por isso, tenha muita atenção com esses aspectos da cama de cachorro!

 

Cachorro: cama do tipo toca (ou iglu) é bem aconchegante e acolheadoraCachorro: cama estilo ninho faz o maior sucesso entre os doguinhosCama para cachorroA cama de cachorro de pneu é resistente e bastante acessívelCama de cachorro suspensa é ótima para animais de grande porte ou idososA cama box para cachorro é igualzinha a cama dos humanos, só que em tamanho reduzido

 

Quais são os tipos de camas para cachorro?

 

• Cama box para cachorro:

Esse modelo é bem parecido com a cama dos humanos, e é super confortável. Não tem nenhum tipo de borda para limitar os movimentos do animal, tem uma altura elevada e é possível encontrar algumas versões que vem com a cabeceira incluída. O único problema é que o colchão fica exposto o tempo todo, mas o tutor pode comprar uma capinha impermeável para facilitar a lavagem e limpeza da cama box para cachorro.

• Cama toca para cachorro:

A toca para cachorro - também chamada de iglu - é semelhante a uma casinha e tem tudo para ser o esconderijo perfeito para o seu pet tirar uns cochilos. É um modelo mais fechado, mas que traz uma sensação de aconchego inigualável para o cãozinho - especialmente os filhotes e cachorros pequenos. Também é bem quentinho, e uma ótima opção para lugares mais frios, pois o cachorro consegue se aquecer com maior facilidade dentro da toca ou iglu.

• Cama almofadão para cachorro:

O estilo almofadão é uma cama de cachorro super espaçosa e que comporta muito bem cachorros grandes e/ou que se movimentam bastante durante o sono. É um dos acessórios mais clássicos e baratos, já que não é tão elaborado. No entanto, é importante ter atenção com o material do produto. Cães destruidores, por exemplo, precisam de um tecido reforçado e, de preferência, impermeável para durar mais. Não esqueça também de comprar uma capinha removível para esse tipo de cama, porque é algo que ajuda no processo de limpeza. 

• Cama para cachorro suspensa:

Esse é um modelo super indicado para cães idosos, de grande porte ou que sofrem com algum problema de articulação. Como essa cama de cachorro tem uma altura diferenciada das demais, isso facilita o movimento que o cãozinho realiza ao deitar e levantar, reduzindo possíveis dores e desconfortos. Existem vários modelos diferentes, e é possível aprender como fazer uma cama de cachorro com PVC, ferro ou madeira.

• Cama para cachorro de pneu:

A principal vantagem da cama de cachorro de pneu é que o modelo é sustentável e bastante acessível, além de ser indicado para basicamente todos os tipos de cães, independentemente do porte. Esse tipo de cama é feita de um material bastante resistente e que certamente vai durar bastante. Então mesmo que o seu cãozinho seja mais travesso e tenha o hábito de morder as coisas, essa acaba sendo uma excelente escolha. Só é importante ter certa atenção caso o animal seja muito grande e destruidor, porque nesse caso a cama de cachorro de pneu não vai durar muito tempo. 

• Cama para cachorro estilo divã:

Esse tipo de cama de cachorro vem ganhando cada vez mais espaço no coração dos tutores, porque além de ser bem aconchegante para o cãozinho, ele dá um toque diferenciado na decoração da casa. O modelo tem um design mais moderno e elegante que é bastante parecido com os divãs utilizados em consultórios - basicamente um sofá, só que com as laterais abertas. No entanto, não é tão recomendado para cachorros muito pequenos e/ou idosos, que podem ter certa dificuldade para acessar a cama.

• Cama para cachorro estilo ninho:

Considerado um dos modelos mais populares, a cama de cachorro estilo ninho lembra os clássicos almofadões, mas tem uma diferença, que são as laterais mais altas. No geral, é um acessório muito aconchegante para os pets, e que geralmente faz muito sucesso, principalmente pela sensação de proteção que esse tipo de cama traz. A facilidade para limpar é um outro ponto positivo do produto.

cão na cama para cachorros

Cama para cachorro grande ou pequeno: como escolher a melhor opção?

 

Existe várias possibilidades para atender a cada cãozinho. Às vezes um modelo de cama pode ser indicado tanto para o cachorro grande quanto para o cachorro pequeno, como é o caso do estilo almofadão, do ninho e da cama de pneu.

Contudo, também existem modelos mais específicos para cada situação. Se você está a procura de uma cama para cachorro pequeno, por exemplo, pode optar pela toquinha ou iglu. Já se for uma cama para cachorro grande, o formato suspenso é o mais indicado para atender às necessidades do seu pet.

Como fazer cama para cachorro? Veja algumas ideias para colocar em prática!

1) Cama para cachorro grande suspensa com PVC

Lista de materiais:

• 8 canos de PVC cortados nas medidas certas

• 4 tubos de conexão de PVC com 3 saídas

• 16 parafusos

• 1 lona com forro, tela ou camisa velha que vai servir como a base da cama

• furadeira

Passo a passo:

Passo 1: Com os canos de PVC que vão formar o comprimento e largura da cama, forme um retângulo e, com os tubos de conexão, encaixe todas as partes que servirão como base.  

Passo 2: Em seguida, encaixe também os canos menores (pés da cama) próximos às extremidades do retângulo.

Passo 3: Para dar mais suporte à cama de cachorro, parafuse bem todos os encaixes. Use a furadeira para isso.

Passo 4: Por fim, pegue o tecido ou lona e corte no tamanho ideal para forrar a cama. Na hora de prendê-lo, você pode parafusar ou costurar o material no suporte. A maneira mais prática é parafusando, mas usar a máquina de costura também é uma boa opção.

Dica: A melhor forma de garantir que o parafuso foi instalado corretamente é verificando se ele está bem na borda da lona, não deixando sobrar tecido. O ideal é que não fique nada para fora, pois o animal pode tentar roer e acabar estragando a cama suspensa.

2) Aprenda como fazer cama para cachorro com um caixote de madeira

Lista de materiais:

• 1 caixote de madeira médio

• 4 tampinhas plásticas para os pés

• martelo

• lixa para madeira e ferro

• tinta

• verniz

• travesseiro

Passo a passo:

Passo 1: Limpe e lixe o caixote de madeira por dentro e por fora. Isso ajuda a retirar as farpas.

Passo 2: Para os pés da cama de cachorro, parafuse as tampinhas plásticas em cada uma das extremidades da caixa com o auxílio de um parafuso ou de cola específica para madeiras.

Passo 3: Para dar um toque final, basta pintar e envernizar a cama. Use a sua criatividade para deixá-la bem colorida e com a cara do seu amigo! 

Passo 4: Como essa é uma cama para cachorrinha ou cachorrinho mais durinha, vale a pena colocar um travesseiro ou almofada para deixá-la mais confortável.

3) A cama para cachorro de pneu também é super simples de fazer

Lista de materiais:

• 1 pneu antigo e usado

• 2 varetas de madeira para dar suporte ao pneu

• pistola e cola quente

• tesoura

• feltro

• tinta spray

• pincel pequeno ou médio

• jornal, papelão ou plástico para forrar o chão

Passo a passo:

Passo 1: Lave muito bem o pneu com água e sabão e depois deixe secar.

Passo 2: Utilize as varetas de madeira como suporte para começar a pintar a nova cama de cachorro. Para isso, você pode usar a tinta spray ou um pincel mergulhado em tinta.

Passo 3: Cole o feltro na parte inferior do pneu com cola quente para não riscar o chão.

Passo 4: A cama de cachorro está pronta para receber seu bichinho de estimação! Para finalizar, é só colocar um cobertorzinho ou um travesseiro dentro do acessório.

Redação: Juliana Melo