O cachorro gripado é algo que pode ocorrer, principalmente quando a temperatura esfria com a chegada do outono e inverno. Os problemas respiratórios resultam no cachorro espirrando ou tossindo. Apesar de não ser transmissível para humanos, a Doença Respiratória Infecciosa Canina (DRIC), também conhecida como gripe canina ou tosse dos canis, é uma infecção viral altamente contagiosa que atinge cães domésticos e afeta principalmente o trato respiratório superior. A principal forma de prevenção contra a doença é a vacina de gripe para cachorro e existem 3 variações do fármaco que oferecem proteção contra os vírus causadores da doença. Já vacinou seu doguinho? Reunimos tudo o que você precisa saber sobre a vacina para cachorro contra a gripe canina!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como a gripe canina é transmitida?

A gripe em cachorro é comumente causada pelo vírus da gripe Influenza A, mas também pode ser ocasionada por outros dois agentes: Vírus da parainfluenza canina, Adenovírus canino tipo 2 e Herpesvírus canino. A patologia é transmitida por gotículas aerossóis contendo secreções respiratórias da tosse do cachorro, espirros e até latidos. Cachorros saudáveis em contato próximo com outros animais infectados em locais públicos, como o parque de cachorro, correm maior risco de serem infectados.

A gripe canina também pode ser transmitida indiretamente por meio de objetos (brinquedos, potes de comida e água e coleiras, por exemplo) ou pessoas que estiveram em contato com cães infectados. É importante limpar e desinfetar objetos que estiveram em contato com um cão infectado para evitar a exposição de outros cães ao vírus. Da mesma forma, a pessoa que esteve em contato com um cão infectado deve lavar as mãos e limpar as roupas para evitar a propagação do vírus.

Como sei se preciso vacinar meu cachorro com a vacina de gripe canina?

A gripe canina é uma doença transmissível pelo contato de um animal contaminado com outro saudável. Se o seu cachorro tem contato frequente com outros doguinhos, ele provavelmente está vulnerável à contaminação pelos vírus causadores da doença e, consequentemente, necessita ser imunizado para evitar ser infectado. Se você costuma levar seu cãozinho para passear em parques para doguinhos, deixa que ele passeie com um passeador de cachorros que leva vários animais juntos, hospedar ele em hotéis para cachorros ou até tem o costume de levá-lo ao pet shop para tomar banho com frequência, é indicado vacinar seu peludo.

Cachorros que são muito expostos ao convívio de outros cães precisam de mais cuidados com relação à prevenção contra a gripe, e a vacina de cachorro é a forma mais eficiente de proteger os peludos.

Como a vacina contra gripe canina funciona?

A vacina contra a gripe canina tem o objetivo de estimular o organismo do cãozinho a produzir anticorpos sem ele ter sido contaminado pelo vírus, para fortalecer o mecanismo de defesa do sistema imunológico contra o agente infeccioso. No caso específico das vacinas contra a gripe canina, que são feitas com o vírus inativo, o objetivo delas é fazer com que o organismo do cãozinho esteja preparado para combater os vírus causadores da doença. Com a aplicação da vacina, o corpo cria uma memória imunológica, que é a produção antecipada de anticorpos específicos para o antígeno viral, que irão reconhecer o agente rapidamente em caso de infecção e combatê-la de forma muito mais rápida e eficiente.

cachorro tomando vacina contra tosse cos canis

 

Conheça os tipos de vacina de gripe para cachorro

 

Atualmente, existem três tipos de vacina de cachorro contra a gripe canina: a injetável, a intranasal e a vacina oral. Todas as variedades do fármaco são bastante eficazes e podem ser administradas em cachorros de todas as idades dentro da faixa etária vacinal, mas quem deve indicar a melhor opção é o veterinário. Veja como cada uma funciona:

Vacina contra gripe canina injetável

A vacina injetável é o tipo mais comum, sendo injetada diretamente no tecido do animal. À princípio, ela possui duas doses no primeiro ano de vacinação,  intervalo de 15 a 21 dias entre as doses, e deve ter reforços anuais ao longo da vida do cãozinho. Os doguinhos devem receber a primeira vacina da gripe enquanto ainda são filhotes, com cerca de 3 meses de idade. 

Vacina de gripe canina intranasal

A versão intranasal da vacina é aplicada diretamente no nariz dos doguinhos. Ela pode prevenir até três tipos de agentes respiratórios e conta com apenas uma dose e, assim como a injetável, necessita de reforço anual.

Vacina oral contra gripe em cachorros

A vacina oral contra a gripe canina foi lançada recentemente e ainda é uma novidade da medicina veterinária. Por ser administrada via oral, ela é de fácil aplicação e muito eficaz pois reduz a  ocorrência, intensidade, frequência e duração dos sintomas da gripe em cachorros.A primeira dose é aplicada uma vez só e requer reforços anuais. A idade mínima para a vacinação é de 8 semanas de vida.

A vacina contra a gripe canina é eficaz?

A vacina da gripe canina é eficiente, mas, assim como qualquer imunizante, não garante que o seu cachorro vai estar completamente imune à doença. Ela reduz as chances de contágio e evita que o doguinho desenvolva sintomas graves da gripe. Além disso, fique atento a um detalhe sobre a vacinação de cachorro: pode demorar de 7 a 15 dias para fazer efeito. Esse é o tempo que o organismo do animal leva para reconhecer as substâncias e produzir anticorpos contra o vírus causador da doença. Nesse meio tempo, o animal ainda está suscetível a ser infectado e desenvolver a doença, mesmo que de forma branda. Por isso, é importante mantê-lo afastado dos outros cães durante esse período, evitando inclusive os passeios na rua.

Em quais casos o cachorro não pode receber a vacina contra gripe canina?

A  vacina de gripe canina é segura para a maioria dos cachorros, mas, em alguns casos, ela pode ser contraindicada. Geralmente, essa contraindicação é momentânea, como em casos de vacinar cachorro filhote abaixo da faixa etária de imunização, cães que estão com a imunidade muito baixa ou que possuam alergia a algum componente da fórmula, cachorros gripados ou que tiveram a doença recentemente ou que apresentem alguma condição específica, como doenças crônicas ou um quadro de imunossupressão grave. O veterinário deverá indicar a recomendação específica para o caso de cada animal e decidir se a imunização deve ser realizada ou não.  

 

Efeitos colaterais da vacina de gripe canina

 

Assim como qualquer medicamento, a vacina para gripe canina pode causar efeitos colaterais dos doguinhos. Na maioria das vezes, os cachorros não demonstram sentir nenhum tipo de sintoma após receberem a vacina, mas pode acontecer em alguns casos. Os sintomas mais comuns entre os peludos são o inchaço no local da aplicação da injeção, porque o líquido do fármaco ainda está presente na região, causando irritação na área. Além disso, os cãezinhos também podem ficar mais sonolentos e molinhos por algumas horas. A perda de apetite, aumento da temperatura corporal e dores no corpo também podem ocorrer após a aplicação da vacina e são considerados comuns.

Caso estes sintomas persistam ou o animal tenha outras reações mais graves e incomuns, como coceira intensa, edema, vômito, diarreia, salivação excessiva, tremores e falta de ar, procure a orientação do veterinário com urgência. 

Estes sintomas agudos podem indicar que algo não está bem com o cachorrinho e ele pode estar apresentando uma reação alérgica grave aos componentes da vacina. Para garantir que seu cachorro não tenha nenhum problema em relação à vacina, é importante realizar um hemograma completo antes de receber o imunizante. Desta forma, o veterinário poderá avaliar o estado de saúde do animal e verificar se o peludo está com a imunidade alta e preparado para combater o agente infeccioso. 

Como cuidar do seu cãozinho após a vacinação contra gripe canina?

Os sintomas leves podem ser comuns logo após a vacinação, mas devem receber alguns cuidados para aliviar o incômodo do animal. Caso o seu doguinho demonstre alguma reação após receber a vacina, é importante tomar alguns cuidados:

- Evite tocar o local da aplicação, que pode estar dolorido e o manuseamento pode piorar a dor do bichinho;

- Evite pegar seu cachorro no colo, deixe-o quietinho no canto dele; 

- Caso o veterinário tenha liberado, dê analgésicos e antitérmicos em caso de dor e febre;

- Deixe o cãozinho descansar e dormir para se recuperar;

- Ofereça água fresca e deixe comida à disposição;

- Fique atento aos sintomas e, em caso de dúvidas, contate seu veterinário de confiança.

Ainda é preciso ter cuidados de prevenção contra a gripe canina mesmo após a vacinação?

O imunizante contra a tosse dos canis faz parte da lista de vacinas não obrigatórias. Como a vacina não garante que o seu cachorro está completamente imune ao vírus, isso significa que ele ainda corre o risco, mesmo que pequeno, de ser infectado. Por isso, é preciso ainda seguir os protocolos de cuidado para evitar que o seu cãozinho pegue a doença: mantenha-o sempre bem nutrido e hidratado para fortalecer o sistema imunológico, leve-o regularmente ao veterinário, evite o compartilhamento de pote de água e comida com cachorros desconhecidos, tenha cautela ao levar o doguinho a lugares com muitos cachorros e, durante o inverno, proteja-o do frio. Lembre-se que a vacina é essencial mas, ainda assim, é preciso prevenir a infecção no dia a dia.

Redação: Fernanda Orrico

Edição: Luana Lopes