De todas as raças, o cachorro Schnauzer é, com certeza, uma das que têm a pelagem mais marcante. Suas sobrancelhas grossas e barba peluda são as responsáveis pela feição fofa e única do animal. O cãozinho carinhoso e protetor é uma ótima companhia para qualquer pessoa. Mas, se você quer ter um Schnauzer pra chamar de seu, é preciso saber como cuidar dele. Além de todos os cuidados básicos que se deve ter com um cachorro (como boa alimentação, saúde e atividades físicas) é preciso ter atenção à sua pelagem. A tosa Schnauzer é o tipo de tosa mais indicado para a raça, mas você sabe como ela é feita? O Patas da Casa te explica a seguir!

Pelos de raças de cachorro: Schnauzer tem pelagem dupla e áspera

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Dentre todos os tipos de pelo de cachorro existentes, o Schnauzer se encontra no grupo das que têm pelagem dupla. Ele possui uma camada externa de pelos mais duros e ásperos e uma camada interna mais macia. A dupla camada funciona como isolante térmico e evita o acúmulo de sujeiras na pelagem. O Schnauzer tem pelos mais longos na sobrancelha, barba e bigode. Assim, o cãozinho ganha uma aparência única que faz com que qualquer pessoa reconheça a raça com facilidade.

O que é a tosa Schnauzer? Entenda mais sobre o padrão exclusivo para a raça

Se for fazer uma competição de quais os cortes mais tradicionais  entre todas as raças de cachorro, o Schnauzer ganha! Inclusive, uma tosa específica é reconhecida oficialmente por causa disso: a chamada tosa Schnauzer. O American Miniature Schnauzer Club especificou essa tosa como um padrão a ser seguido na hora de realizar o corte. A tosa Schnauzer deixa o cachorro com aquela cara de Schnauzer que conhecemos bem: sobrancelha, barba e bigode bem ressaltados com os pelos do resto do corpo mais aparados. Assim, na tosa Schnauzer, o rosto mantém sua aparência típica, com o pelo do animal fica praticamente intacto e apenas os excessos são aparados. Um dos grandes benefícios dessa tosa é o fato de evitar a formação de nós sem precisar cortar totalmente os fios e deixar o pet desprotegido.

Para fazer a tosa de Schnauzer, é necessário usar máquina de tosar e tesoura

Antes de realizar a tosa do Schnauzer, é preciso conhecer os equipamentos. Para fazê-la, deve-se utilizar uma máquina de tosar cachorro com lâminas #10 e #40, além de uma tesoura para cortar o pelo. Por ter esses equipamentos específicos, os tutores normalmente preferem levar o cão para cortar em um pet shop. Mas, caso você tenha a máquina e a tesoura adequadas (e experiência nisso, principalmente), pode tentar cortar você mesmo. Para isso, é importante seguir o passo a passo.


Depois de fazer a tosa Schnauzer, a sobrancelha e a barbinha do cão ficam bem ressaltadas
Depois de fazer a tosa Schnauzer, a sobrancelha e a barbinha do cão ficam bem ressaltadas

Aprenda como a tosa Schnauzer é feita em cada região do corpo

Fazer a tosa Schnauzer requer muita atenção. Quando feita errada, pode acabar deixando os pelos irregulares. Por isso, preste bastante atenção e, se não tiver confiança, deixe o corte com um especialista. Confira como a tosa de Schnauzer é feita em cada parte do corpo:

Olhos: Na tosa Schnauzer, o rosto é o primeiro lugar a ser aparado. Comece com uma máquina de tosa de lâmina #10 e corte o pelo indo no sentido de cima para baixo. Na parte da face que fica entre os olhos, apare fazendo um formato de diamante. Já na parte de fora dos olhos, não use a máquina. Use uma tesoura para ir aparando.

Focinho: Quando chegar a parte do focinho, vá com calma. Evite cortar os pelos dessa região pois eles demoram muito para crescer. 

Sobrancelha:  As sobrancelhas da raça são muito marcantes. Então, ao fazer a tosa Schnauzer, não corte-as demais. Basta usar uma tesoura e cortar na diagonal, deixando cerca de um dedo de comprimento. 

Barba e bigode: Outros locais que precisam de cuidados na tosa do Schnauzer são a barba e o bigode do cachorro. Esses pelos são bem volumosos, mas demoram a crescer. Por isso, basta aparar com uma tesoura, mantendo um bom comprimento. 

Corpo: Na tosa Schnauzer, a "saia" do animal deve ser aparada apenas com uma tesoura fazendo cortes na diagonal. A região do peito e da garganta devem ser tosadas com a máquina com lâmina #10. Já A barriga e as patas devem ser aparadas com máquina de lâmina #40. Lembre-se de sempre tosar no sentido cabeça-rabo. 

Pelagem de Schnauzer: tosa de outros tipos também podem ser usadas na raça

Apesar de a tosa Schnauzer ser a preferida de muitos tutores, podemos ver que dá um certo trabalho (por isso, normalmente é realizada em pet shops). Caso você precise de mais praticidade ou apenas queira outros cortes para seu Schnauzer, a tosa pode ser feita de outras maneiras. A tosa bebê é uma das mais comuns em qualquer raça de cachorro. Ela garante um formato fofo ao animal, pois todos os pelos passam a ter o mesmo comprimento. A tosa carneirinho corta quase toda a pelagem, deixando apenas a cauda e a cabeça bem peludas. Já a tosa verão recebe esse nome porque normalmente é feita durante essa estação do ano, uma vez que os pelinhos ficam bem curtinhos e rentes ao corpo, deixando o pet com menos pelos.

Mesmo fazendo a tosa, Schnauzer precisa de cuidados especiais com a pelagem

Não pense que realizar a tosa Schnauzer é o suficiente para manter os famosos pelos da raça bem cuidados. A escovação é fundamental para combater a queda de pelos e a formação de nós. O recomendado é que, além da tosa de Schnauzer, o tutor escove os pelos do animal com certa frequência: ao menos duas vezes por semana. Já o banho do cachorro pode ser dado uma vez por mês, pois a dupla camada já ajuda bastante a evitar o acúmulo de sujeiras no dia a dia. Lembre-se sempre de secar bem os pelos após o banho para evitar a proliferação de fungos no local. Por fim, fique de olho no tamanho dos pelos da sobrancelha do Schnauzer. Tosa é essencial para evitar que eles fiquem atrapalhando a visão do animal. Por isso, se vir que a sobrancelha está caindo nos olhos e fazendo com que o cão não esteja enxergando bem, é hora de levar para a tosa Schnauzer novamente.

Redação: Maria Luísa Pimenta