close
Higiene

Tosa Schnauzer: entenda como é feito o clássico corte da raça de cachorro

Atualizado · 13 de maio de 2022 · 18h59

Publicado · 13/05/2022 · 18h59

A tosa Schnauzer é uma das preferidas entre tutores porque mantém a aparência única da raça de maniera higiênica
A tosa Schnauzer é uma das preferidas entre tutores porque mantém a aparência única da raça de maniera higiênica

De todas as raças, o cachorro Schnauzer é, com certeza, uma das que têm a pelagem mais marcante. Suas sobrancelhas grossas e barba peluda são as responsáveis pela feição fofa e única do animal. O cãozinho carinhoso e protetor é uma ótima companhia para qualquer pessoa. Mas, se você quer ter um Schnauzer pra chamar de seu, é preciso saber como cuidar dele. Além de todos os cuidados básicos que se deve ter com um cachorro (como boa alimentação, saúde e atividades físicas) é preciso ter atenção à sua pelagem. A tosa Schnauzer é o tipo de tosa mais indicado para a raça, mas você sabe como ela é feita? O Patas da Casa te explica a seguir!

Pelos de raças de cachorro: Schnauzer tem pelagem dupla e áspera

Dentre todos os tipos de pelo de cachorro existentes, o Schnauzer se encontra no grupo das que têm pelagem dupla. Ele possui uma camada externa de pelos mais duros e ásperos e uma camada interna mais macia. A dupla camada funciona como isolante térmico e evita o acúmulo de sujeiras na pelagem. O Schnauzer tem pelos mais longos na sobrancelha, barba e bigode. Assim, o cãozinho ganha uma aparência única que faz com que qualquer pessoa reconheça a raça com facilidade.

O que é a tosa Schnauzer? Entenda mais sobre o padrão exclusivo para a raça

Se for fazer uma competição de quais os cortes mais tradicionais  entre todas as raças de cachorro, o Schnauzer ganha! Inclusive, uma tosa específica é reconhecida oficialmente por causa disso: a chamada tosa Schnauzer. O American Miniature Schnauzer Club especificou essa tosa como um padrão a ser seguido na hora de realizar o corte. A tosa Schnauzer deixa o cachorro com aquela cara de Schnauzer que conhecemos bem: sobrancelha, barba e bigode bem ressaltados com os pelos do resto do corpo mais aparados. Assim, na tosa Schnauzer, o rosto mantém sua aparência típica, com o pelo do animal fica praticamente intacto e apenas os excessos são aparados. Um dos grandes benefícios dessa tosa é o fato de evitar a formação de nós sem precisar cortar totalmente os fios e deixar o pet desprotegido.

Para fazer a tosa de Schnauzer, é necessário usar máquina de tosar e tesoura

Antes de realizar a tosa do Schnauzer, é preciso conhecer os equipamentos. Para fazê-la, deve-se utilizar uma máquina de tosar cachorro com lâminas #10 e #40, além de uma tesoura para cortar o pelo. Por ter esses equipamentos específicos, os tutores normalmente preferem levar o cão para cortar em um pet shop. Mas, caso você tenha a máquina e a tesoura adequadas (e experiência nisso, principalmente), pode tentar cortar você mesmo. Para isso, é importante seguir o passo a passo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Depois de fazer a tosa Schnauzer, a sobrancelha e a barbinha do cão ficam bem ressaltadas
    Depois de fazer a tosa Schnauzer, a sobrancelha e a barbinha do cão ficam bem ressaltadas

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Aprenda como a tosa Schnauzer é feita em cada região do corpo

    Fazer a tosa Schnauzer requer muita atenção. Quando feita errada, pode acabar deixando os pelos irregulares. Por isso, preste bastante atenção e, se não tiver confiança, deixe o corte com um especialista. Confira como a tosa de Schnauzer é feita em cada parte do corpo:

    Olhos: Na tosa Schnauzer, o rosto é o primeiro lugar a ser aparado. Comece com uma máquina de tosa de lâmina #10 e corte o pelo indo no sentido de cima para baixo. Na parte da face que fica entre os olhos, apare fazendo um formato de diamante. Já na parte de fora dos olhos, não use a máquina. Use uma tesoura para ir aparando.

    Focinho: Quando chegar a parte do focinho, vá com calma. Evite cortar os pelos dessa região pois eles demoram muito para crescer. 

    Sobrancelha:  As sobrancelhas da raça são muito marcantes. Então, ao fazer a tosa Schnauzer, não corte-as demais. Basta usar uma tesoura e cortar na diagonal, deixando cerca de um dedo de comprimento. 

    Barba e bigode: Outros locais que precisam de cuidados na tosa do Schnauzer são a barba e o bigode do cachorro. Esses pelos são bem volumosos, mas demoram a crescer. Por isso, basta aparar com uma tesoura, mantendo um bom comprimento. 

    Corpo: Na tosa Schnauzer, a "saia" do animal deve ser aparada apenas com uma tesoura fazendo cortes na diagonal. A região do peito e da garganta devem ser tosadas com a máquina com lâmina #10. Já A barriga e as patas devem ser aparadas com máquina de lâmina #40. Lembre-se de sempre tosar no sentido cabeça-rabo. 

    Pelagem de Schnauzer: tosa de outros tipos também podem ser usadas na raça

    Apesar de a tosa Schnauzer ser a preferida de muitos tutores, podemos ver que dá um certo trabalho (por isso, normalmente é realizada em pet shops). Caso você precise de mais praticidade ou apenas queira outros cortes para seu Schnauzer, a tosa pode ser feita de outras maneiras. A tosa bebê é uma das mais comuns em qualquer raça de cachorro. Ela garante um formato fofo ao animal, pois todos os pelos passam a ter o mesmo comprimento. A tosa carneirinho corta quase toda a pelagem, deixando apenas a cauda e a cabeça bem peludas. Já a tosa verão recebe esse nome porque normalmente é feita durante essa estação do ano, uma vez que os pelinhos ficam bem curtinhos e rentes ao corpo, deixando o pet com menos pelos.

    Mesmo fazendo a tosa, Schnauzer precisa de cuidados especiais com a pelagem

    Não pense que realizar a tosa Schnauzer é o suficiente para manter os famosos pelos da raça bem cuidados. A escovação é fundamental para combater a queda de pelos e a formação de nós. O recomendado é que, além da tosa de Schnauzer, o tutor escove os pelos do animal com certa frequência: ao menos duas vezes por semana. Já o banho do cachorro pode ser dado uma vez por mês, pois a dupla camada já ajuda bastante a evitar o acúmulo de sujeiras no dia a dia. Lembre-se sempre de secar bem os pelos após o banho para evitar a proliferação de fungos no local. Por fim, fique de olho no tamanho dos pelos da sobrancelha do Schnauzer. Tosa é essencial para evitar que eles fiquem atrapalhando a visão do animal. Por isso, se vir que a sobrancelha está caindo nos olhos e fazendo com que o cão não esteja enxergando bem, é hora de levar para a tosa Schnauzer novamente.

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Próxima matéria

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Ver Todas >

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?
    Cuidados dos animais

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?

    Gatos são animais super limpinhos. A maioria deles se adapta bem à caixa de areia para fazerem suas necessidades e gostam desse ritual. Porém, por causa de questões relacionadas à saúde, como incontinência urinária, gatos acabam precisando usar fralda. Imagine o ta

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!
    Cuidados dos animais

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!

    Os gateiros devem ter um cuidado enorme com a escolha de flores para decorar a casa, principalmente porque existem várias plantas tóxicas para gatos, como é o caso da hera, lírio e espada-de-são-jorge. Mas, ao contrário destas espécies “perigosas”, também existem plantas que gatos podem comer e que são completamente seguras, sem chances de provocar mal estar ou intoxicar os felinos.

    Como construir um canil para cachorro adequado?
    Cuidados dos animais

    Como construir um canil para cachorro adequado?

    Quando falamos de canil para cachorro, o primeiro lugar que nos vem à mente são os abrigos para animais. Porém, canil para cachorro também é o nome dado a um cantinho feito especialmente para seu pet se divertir em uma área externa. Essa é a melhor solução para quem não pode deixar o doguinho dentro de casa ou quer oferecer um cantinho para ele no quintal. Qualquer cão se beneficia desse modelo de casinha para cachorro - grande, pequeno, de raça ou vira-lata. 

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de
    Cuidados dos animais

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

    Existem diferentes causas para o chulé em cachorro mas, seja qual for o motivo, o cheiro de “salgadinho” na pata de cachorro pode incomodar bastante quem vive com o pet. Muitos tutores não sabem o que fazer quando o cachorro tem chulé, mas a verdade é que o problema pode ser amenizado de maneiras mais simples do que você imagina. O Patas da Casa te explica como limpar pata de cachorro corretamente e dá dicas de produtos (como o hidratante para patas de cachorro) que vão ajudar - e muito - a acabar com o odor. Confira!

    Ver Todas >